Docentes


Profa. Aline Cristina da CruzExperiência na área de Economia Aplicada, Economia Feminista e Economia do Trabalho. Sua produção abrange diversas áreas de pesquisa, entre as quais: Mercado de Trabalho, Desenvolvimento e Crescimento Econômico; Comercialização, Mercados e Preços, Mercados Futuros Agropecuários. Atua, principalmente, nos seguintes temas: economia de gênero, agronegócio, viabilidade do mercado futuro, identificação de poder de mercado, determinantes de desigualdade salarial, trabalho decente, sub e sobreeducação, políticas públicas de crescimento pró-pobre e economia feminista.

Profa. Aline Cristina da CruzCurriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7040022663980267

 

E-mail: alinecruz@ufsj.edu.br

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), Mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), com Doutorado-sanduíche na Universidade de Illinois Urbana-Champaign (2011-2012) e Pós-Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada da UFJF, pesquisador do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF) e membro do Comitê Assessor ao Conselho de Pesquisa e Pós-graduação ao Conselho dos Programas de Graduação. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Métodos e Modelos Matemáticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Modelo de Insumo-Produto, Modelo de Equilíbrio Geral Computável, Análise Multivariada e Economia dos transportes.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3620301469610793

E-mail: abetarelli@gmail.com

Graduado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1977), Mestre em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e PhD em Economia pela New School for Social Research (1991). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei, tendo se aposentado como Professor Associado da FACE/UFMG. Tem lecionado e publicado nas áreas de Método (Dialética), Economia Política, Macroeconomia, Teoria Monetária e Financeira, Economia Internacional e História Econômica, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: transformação de valores em preços de produção; método dialético; teoria do valor e da distribuição; política macroeconômica; economia internacional; organizações econômicas internacionais; política de estabilização; e evolução do sistema monetário internacional.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9998052056314401

E-mail: gontijo@ufsj.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2009), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2011) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos Quantitativos em Economia, Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de volatilidade aplicados a dados financeiros, macroeconometria e inflação.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1603224206172035

E-mail: douglasferreira@ufsj.edu.br

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1992), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é colaborador e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor do programa de Mestrado Acadêmico em Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, professor do programa de Mestrado Profissional em Administração Pública do Profiap/UFSJ e professor Associado da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: custos, arranjo produtivo local, sistema de informação, incubação e micro e pequena empresa, Logística Reversa e Gestão Pública.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9496154537888733

E-mail: fabriciomolica@ufsj.edu.br

Economista e mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa. Doutor em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor pelo Royal Institute of Technology (Kungliga Tekniska Högskolan - KTH) na Suécia. É professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Possui interesse de pesquisa na grande área de Economia Social, com foco em criminalidade, mercado de trabalho, saúde e educação.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4841704095561008

E-mail: gustavocmoreira@ufsj.edu.br

Doutor em Sociologia (2010) e mestre em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e bacharel em Administração (1997) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DECAC/UFSJ). Experiência profissional como pesquisador, executivo de organizações públicas e privadas e professor universitário. Atuou como pesquisador de ONG's (1998-1999), diretor executivo de holding brasileira (2001-2004), Chefe de Gabinete da Reitoria da UFSJ (2013-2016), coordenador local do Mestrado Profissional em Administração Pública em rede da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (PROFIAP/ANDIFES/2015-2017) e Pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFSJ (2016-2020). Atua como docente na graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior e como parecerista de periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais na área de administração e sociologia (2004-atual). Professor do Núcleo Docente Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/ANDIFES) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPLAT/UFSJ). Coordenou e participou de projetos, financiados por agências de fomento nacionais, com o objetivo de desenvolver uma agenda de pesquisa sobre desenvolvimento local e relacionamentos interorganizacionais entre o Estado e o mercado. A atuação acadêmica tem como objetivo realizar estudos sobre organizações e economia, que venham convergir para as áreas de principal interesse de pesquisa e atuação: Administração Pública, Sociologia Econômica e das Organizações, Desenvolvimento Local e Gestão Universitária.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3860918012578750

E-mail: gustavomelo@ufsj.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1994) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Atualmente é professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Bem Estar; Indicadores de Renda e Pobreza; Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, ocupação agrícola, desigualdade e pobreza, agricultura mineira e complexo soja, constant-market-share, funções de exportações, mercados relevantes. Apresentou mais de quarenta trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Líder do grupo de pesquisa: Desenvolvimento Regional e Economia Aberta: Metodos e Aplicações.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8359065224207306

E-mail: levrocha@ufsj.edu.br

Graduado em Ciências Econômicas pela PUC-MG (1983), Mestre em Economia pelo CEDEPLAR/UFMG (1993) e Doutor em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ (2006). Possui experiência nas áreas de ensino (graduação e pós-graduação, presencial e não-presencial, inclusive coordenação), pesquisa (pesquisador e coordenador), extensão (projetos junto a municípios e comunidades, envolvendo setor público, sociedade civil e instituições de ensino) e consultoria (estudos de impacto ambiental e planos de manejo de Unidades de Conservação), envolvendo temas pertinentes ao Desenvolvimento local e regional; Ciência, tecnologia e Inovação; Segurança alimentar e nutricional; Impactos ambientais das atividades econômicas e Planejamento do desenvolvimento. Atualmente é Professor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1087939231625934

E-mail: marcio.reis@ufsj.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). É docente do Curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ desde 2013. Tem experiência nas áreas de Economia e de Sociologia, com ênfase em Desenvolvimento e Agricultura (em especial no tema do trabalho assalariado rural e do sindicalismo rural), Economia Política, História do Pensamento Econômico e estratégia empresarial. Lidera o Grupo de Pesquisa "Organizações, Estratégias e Capital Social - OECS". Participa do Grupo de Trabalho ?Transformaciones agrarias y trabajadores rurales? (GT45, financiado pelo CLACSO).

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2997749006036392

E-mail: mucio@ufsj.edu.br

Economista (2013) , Mestre (2014) e Doutora (2018) em Ciências (Economia Aplicada) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). Período de pesquisa de pós-doutorado na University of California Riverside (UCR) (2019). Especialista em Agronegócios e em Gestão de Negócios pela Esalq/USP. Professora na Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) e Pesquisadora da equipe macroeconômica do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA/Esalq/USP), atuando na divisão responsável pelo cálculo e acompanhamento do PIB e do Mercado de Trabalho do Agronegócio. Atua principalmente nos seguintes temas: economia agrícola e agronegócios, economia do trabalho e rendimentos e pobreza rural, mensuração de atividade econômica e métodos quantitativos.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8917513647567357

E-mail: rennonicole@ufsj.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1993), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Atualmente é professor adjunto 1 da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Meio Ambiente e Economia Internacional e monetária atuando principalmente nos seguintes temas: Economia agrária e dos recursos naturais, investimento direto, competitividade, comportamento do consumidor e política monetária.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1792782553161360

E-mail: patyrosado@ufsj.edu.br

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestre e Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/Face/UFMG). Atualmente é professor na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). É membro do Grupo de Pesquisa URBANO - Laboratório de Estudos em Urbanização, Planejamento e Outras Economias, sediado no Cedeplar/FACE/UFMG. É pesquisador associado do INCT Observatório das Metrópoles. É membro-fundador do grupo de trabalho em 'Urban and Regional Economics' do YSI/Inet (Institute for New Economic Thinking). Tem interesse nas áreas de Economia Urbana, Dinâmica Imobiliária, Planejamento Urbano-Regional, e Saneamento.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2296006792863846

E-mail: renan@ufsj.edu.br

Possui doutorado em Economia Aplicada pela Universidade de São Paulo realizando parte da pesquisa de tese na Mc Master University, Canadá. Cursou 1 ano de doutorado em Teoria Econômica na Universidade Federal do Pernambuco. É mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará, especialista em engenharia econômica e gestão empresarial e graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, é professor adjunto do dpt de economia da Universidade Federal de São João Del Rei e atua como professor de pós graduação. Foi pesquisador e professor da Fundação Centro de Análise Pesquisa e Inovação Tecnológica - FUCAPI-AM. Foi professor substituto da Universidade Federal do Amazonas e foi autor de coluna semanal do Jornal A Crítica por 10 anos. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em elaboração e análises de projetos de investimentos, finanças corporativas e pessoais, economia regional e urbana.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925849628851994

E-mail: renilsonsilva@ufsj.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) , mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2008) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Foi pesquisadora visitante no Dipartimento di Scienze Economiche (DSE) na Universidade de Bologna (Itália). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Economia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Pesquisadora do Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais (LATES/UFJF). Pesquisa nas áreas de: Desenvolvimento Econômico e Regional, Crescimento Econômico, Inovação Ambiental, Sistemas de Inovação e Economia da Ciência e Tecnologia, com ênfase em economia aplicada principalmente nos seguintes campos: econometria espacial, métodos de análise regional e análise multivariada.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8006172334113593

E-mail: rosalivia@ufsj.edu.br

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2007). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrados, política pública, indicadores de sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e agricultura sustentável.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5610389792440437

E-mail: sfnshiki@ufsj.edu.br

Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde atua na graduação e na pós-graduação, lecionando cursos na área de Economia Regional e Urbana. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), Especialização em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e Doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Sua principal linha de pesquisa inclui-se no campo do desenvolvimento econômico, com especial interesse nos seguintes temas: Economia Regional e Urbana, Desenvolvimento Econômico Local, Economia de Serviços, Economia da Saúde, Demografia Econômica, Economia Institucional, Rede de Cidades, Arranjos Produtivos Locais, Minas Gerais, Zona da Mata e Juiz de Fora.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0945139577862255

E-mail: quinet.bastos@ufjf.edu.br

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012590771325158

E-mail: tallesgm@ufsj.edu.br


Última atualização: 20/10/2023