As linhas de pesquisa do programa refletem as principais atividades do corpo docente, cujas pesquisas estão diretamente relacionadas à ecologia, conservação, impactos ambientais, recuperação de áreas degradadas e avaliação e manejo dos recursos naturais.

 

Ecologia de Populações:

      Dentro dessa linha de pesquisa encontram-se estudos visando a compreensão da organização populacional de diferentes espécies, desde microrganismos até variados grupos da flora e fauna, sendo elas espécies nativas ou exóticas que demandam manejo para mitigar impactos nos sistemas naturais; espécies raras ou conspícuas; endêmicas ou de ampla distribuição geográfica, espécies ameaçadas de extinção, dentre outras. Abordagens descritivas, funcionais ou evolutivas serão utilizadas na estimativa de elementos-chave, tais como abundância, distribuição e fatores que regulam sobrevivência e reprodução dos indivíduos constituintes da população. Destacam-se: a) o uso marcadores moleculares para investigação da estrutura, organização filogeográficae fluxo gênico entre populações; b) o uso de modelos matemáticos para estimar a viabilidade populacional ou análise de exploração sustentável dos recursos naturais; c) o uso de ferramentas de monitoramento telemétrico ou marcação e recaptura para estudo do movimento dos indivíduos no ambiente; dentre outros.

 

Ecologia de Comunidades:

      Nessa linha englobam estudos de estrutura e dinâmica de comunidades terrestres e aquáticas buscando identificar padrões e processos relacionados à origem e a manutenção da diversidade biológica. Aqui serão enfocados estudos que identificam as propriedade coletivas (e.g., diversidade de espécies em dada área) bem como propriedades emergentes resultante da interação entre espécies (e.g., relação hospedeiro-parasita, predador-presa, herbívoro-planta). Os fatores determinantes da distribuição espacial das comunidades em diferentes ambientes serão analisados na escala das paisagens para sua melhor compreensão. Estudos de fragmentação de habitat, resistência e resiliência de comunidades também estarão contemplados nessa linha de pesquisa. Além disso, essa linha de pesquisa visa ainda ampliar o conhecimento da biodiversidade da região das Vertentes, através de estudos conjuntos dos docentes acerca dos padrões de ocorrência das espécies ao longo de gradientes ambientais (e.g., altitude, fragmentação, urbanização) e os fatores determinantes de sua ocorrência e estruturação.


Última atualização: 30/04/2022