PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA

Ano:2022

Semestre do oferecimento: 2º ERE

EMENTA

Introdução ao grupo de mamíferos. Avaliação do status de conservação de mamíferos e ações de manejo com este grupo. Avaliação dos principais estudos de Ecologia de Comunidades e Populações de mamíferos. Atributos populacionais de mamíferos. Estimativas de densidade populacional de mamíferos.

OBJETIVOS

Esta disciplina tem como objetivo avaliar e discutir algumas das principais questões atuais de importância ecológica envolvendo o grupo dos mamíferos. Serão avaliadas e utilizadas metodologias apropriadas que têm se tornado ferramentas importantes em trabalhos de ecologia e manejo de mamíferos silvestres para a resolução das questões propostas durante a disciplina. A disciplina visa aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o grupo de mamíferos silvestres e práticos através do uso das metodologias apresentadas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: O conteúdo e as atividades serão distribuídos em 5 aulas consensadas. Cada aula e suas atividades a serem cumpridas de forma remota (práticas) totalizarão 6 horas. Portanto, o total de aulas teóricas e as atividades práticas totalizarão 30 horas. As aulas serão realizadas de 07 a 11 de março de 2022.

Aula 1 -Introdução ao Introdução ao grupo de mamíferos;

Aula 2 -Conservação e Manejo de mamíferos;

Aula 3 -Ecologia de Populações de mamíferos;

Aula 4 -Atributos populacionais de mamíferos;

Aula 5 - Estimativas de densidade populacional de mamíferos;

METODOLOGIA DE ENSINO

• A UC será ministrada através de aulas presenciais a serem ministradas no campus Dom Bosco, UFSJ, em sala a combinar.
  • As atividades remotas (práticas) serão realizadas através da discussão de artigos científicos pertinentes aos conteúdos da disciplina.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

• Um total de 10 pontos serão distribuídos da seguinte maneira:

- Cada discente deverá apresentar individualmente ou em grupo, três seminários pertinentes aos temas apresentados, no valor de 2,5 pontos cada seminário. Além dos seminários, uma atividade teórico/prática deverá ser realizada, no valor de 2,5 pontos.

• As apresentações dos seminários serão realizadas durante os encontros presenciais ao longo da semana de aulas. A atividade prática será entregue em data a ser combinada posterior ao término da disciplina.
  • A frequência será computada pela presença nas aulas presenciais e realização das atividades avaliativas.
  • Não serão oferecidas atividades avaliativas substitutivas, sendo que a não realização das atividades no horário previsto resultará negativamente na nota do aluno e sua frequência.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Bibliografia:

Básica:

Begon, M., Harper, J. L., & Townsend, C. R. (1986). Ecology. Individuals, populations and communities. Blackwell scientific publications.

Buckland, S. T., Anderson, D., Burnham, K., Laake, J., Thomas, L., & Borchers, D. (2001). Introduction to distance sampling: estimating abundance of biological populations.

Cullen, L., Rudran, R., & Valladares-Padua, C. (2004). Métodos de estudos em biologia da conservação e manejo da vida silvestre(Vol. 88). Editora UFPR.

Krebs, C.J. Ecology, 5ª ed. Pearson; Benjamin-Cummings. 2001.

Complementar:

Krebs, C.J. Ecological Methodology, 2a ed., 2001.

O'Connell, A. F., Nichols, J. D., & Karanth, K. U. (Eds.). (2010). Camera traps in animal ecology: methods and analyses. Springer Science & Business Media.

Sutherland, W. J. (Ed.). (2006). Ecological census techniques: a handbook. Cambridge University Press.

* Artigos científicos pertinentes à área de Ecologia de Mamíferos Silvestres publicados em revistas internacionais.

Prof.Fernando Cesar Cascelli de Azevedo

Docente Responsável

Aprovado pelo Colegiado em           /     /      .

_____________________________________

Coordenador do Curso