- Eventos antigos -

 

VII Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde


Comitiva da UFSJ visita Universidade Chilena

 

Um grupo de professores do curso de Enfermagem esteve presente no dia 16 de dezembro de 2013, na Universidad de Concepción, no Chile para realizar fechamento de um convênio entre as instituições visando tornar possível o intercâmbio de alunos tanto chilenos quanto brasileiros.

Os professores foram recebidos pelo decano da Faculdade de Medicina, Raúl González Ramos e outras autoridades da universidade chilena, que destacaram grande experiência que o Brasil possui na área da enfermagem. Por sua vez, o Prof. Richardson Machado, da UFSJ, ressaltou a qualidade dos programas da Universidad de Concepción.

 


Aula Inaugural - Primeira Turma - 24/03/2014

 

Confira a programação do evento, clicando aqui.

.


Professora Visitante Dra. Elucir Gir.

 

Confira a programação do evento, clicando aqui.


VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde

 

O Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde é um evento nacional, anual, itinerante, destinado a coordenadores, pesquisadores, secretários, estudantes e outros profissionais envolvidos com a Pós-Graduação na área de Ciências da Saúde no País.
O tema norteador do Encontro deste ano abrange um ampla discussão e análise sobre"Desafios da Pós-Graduação Brasileira para a Próxima Década" na busca incessante pela excelência em qualidade da Pós-Graduação na área de Ciências da Saúde no Brasil. Para este fim, o evento contará com a participação de conferencistas nacionalmente conhecidos e experts na temática do evento, bem como, sediará reuniões com coordenadores de diferentes áreas da Capes (Educação Física/Fonoaudiologia/Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Enfermagem, Farmácia, Medicina I, Medicina II, Medicina III, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva). Este é um dos mais importantes eventos da Pós-Graduação na área de Ciências da Saúde do País, devido à atualização dos temas abordados e ao alto nível dos conferencistas.
Este ano o VIII Encontro Nacional de Pós-Graduação na Área de Ciências da Saúde será organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPEX) desta Universidade.

Confira a programação aqui.

Palestra

Capacitação Prestação de Contas

Tira Dúvidas - Plataforma Sucupira - Dr. Lívio Amaral - CAPES

Coquetel de Abertura - Profa. Dra. Eliete Albano/PPGENF, Prof. Dr. Fernando Varotti/PPGCS e Jacqueline Almeida Secretária do PPGENF.


Aula Inaugural - Segunda Turma - 09/03/2015

 

Confira a programação do evento, clicando aqui.


Curso  - Terapia Comunitária

 

O Programa de Pós-graduacao Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFSJ, inovou mais uma vez ao oferecer o curso de Terapia Comunitária como disciplina optativa para os Mestrandos e vagas como alunos especiais para os alunos do Mestrado em Ciências da Saúde, Programa de Residência em Enfermagem em Saúde da Família, para Graduandos em Enfermagem e para Técnicos Administrativos do CCO/UFSJ. O curso foi promovido pelo Prof Dr Richardson Miranda Machado e ocorreu na modalidade de imersão no último final de semana do mês de marco, onde os alunos passaram todo o período em atividades de formacao e prática da Terapia Comunitária.
 
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é uma proposta nascida na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida pelo Prof. Dr. Adalberto de Paula Barreto, psiquiatra, que hoje está em prática em muitos estados brasileiros e também no exterior. Ela tem se mostrado um excelente recurso para lidar com o sofrimento decorrente da exclusão social, pobreza e violência que atingem comunidades inteiras em nosso país. É um procedimento terapêutico de fácil acesso e viável para grandes grupos. 
 
Nas palavras do próprio Prof Dr Richardson: "A Terapia Comunitária Integrativa é um instrumento que nos permite construir redes sociais solidárias de promoção da vida e mobilizar os recursos e as competências dos indivíduos, das famílias e das comunidades. Procura suscitar a dimensão terapêutica do próprio grupo valorizando a herança cultural dos nossos antepassados indígenas, africanos, europeus e orientais, bem como o saber produzido pela experiência de vida de cada um." 
 
"Enquanto muitos modelos centram suas atenções na patologia, nas relações individuais, privadas, a TCI se propõe cuidar da saúde comunitária em espaços públicos. Propõe-se a valorizar a prevenção. Prevenir é, sobretudo, estimular o grupo a usar sua criatividade e construir seu presente e seu futuro a partir de seus próprios recursos." 
 
"Quando a boca cala, o corpo fala.
Quando a boca fala, o corpo sara."
 



Última atualização: 19/02/2021