26/11/2018

Apresentação de resultados da pesquisa "Análise da conservação de imunobiológicos na Região Oeste do Estado de Minas Gerais" para gestores municipais, na 26ª Reunião Conjunta da Comissão Intergestores Regionais (CIR).  Parceira institucional estabelecida entre a UFSJ e a Superintendência Regional de Saúde de Minas Gerais. 

Mestranda:  Gabriela Gonçalves Amaral

Orientadora: Prof.ª Dra. Valéria Conceição de Oliveira 

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde (NEPAG) 


13/11/2018

 

REUNIÃO DOS PESQUISADORES E COORDENADORES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

LOCAL: 70 Congresso Brasileiro de Enfermagem 2018 / Curitiba / PR
DATA: 13 de novembro de 2018
PARTICIPANTES PGENF: Eliete Albano de Azevedo Guimarães; Tarcísio Laerte Gontijo; Integrantes do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei ? UFSJ.

PROPÓSITO DA VISITA: 
-Apresentar a Comissão de Área e Comissão Assessora CAPES;
-Apresentar a síntese da avaliação quadrienal 2013-2016;
-Discutir os indicadores da nova ficha de avaliação;
-Informar sobre a auto avaliação dos programas: avaliação qualitativa e estratégias de acompanhamento de egressos;
-Discutir sobre o impacto econômico, social, acadêmico da pós-graduação em enfermagem.

A reunião foi conduzida pela Coordenadora da Área de Enfermagem, a Dra. Cristina Maria Garcia de Lima Parada. Participaram da mesa: Dra. Carmen Scochi (Coordenadora da gestão anterior da Capes); e Dra. Marta, Maria Márcia e Márcia Assunção (Comitê Assessor da Área de Enfermagem ? CNPq).

 


27/10/2018

 

Participação da Profa. Dra. Edilene Aparecida Araújo da Silveira e do mestrando Matheus Ramos Lopes no curso de gestantes do  grupo Ishitar (Divinópolis): espaço para gestantes. A participação ocorreu no dia 27/10/2018 as 14:30h e teve como temática a ser discutida: A dor do parto. Foram realizadas conversas e orientações com as gestantes sobre os aspectos psicológicos da dor do parto durante uma atividade grupal.


11/10/2018

 

I MOSTRA DE ANÁLISE DE SITUAÇÃO DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA DE DIVINÓPOLIS


Na manhã do dia 11 de outubro foi realizada no hall do Campus Centro-Oeste da Universidade Federal de São João del-Rei, a primeira mostra de Análise de Situação da Área de Abrangência da Estratégia Saúde da Família, atividade desenvolvida em parceria com equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis/MG.

Participaram do evento discentes do 1º período da graduação em enfermagem da UFSJ/CCO, professores vinculados à disciplina Prática de Integração Ensino Serviço e Comunidade, mestrandos da pós-graduação, residentes do Programa de Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família e enfermeiros dos serviços. Por meio de banners, os alunos da graduação apresentaram detalhadas análises de situações encontradas na Estratégia Saúde da Família (ESF).


05/10/2018

 

O Programa de Pós Graduação em Enfermagem parabeniza a discente Jéssica Pereira Lopes que ganhou o prêmio de melhor trabalho da modalidade pôster no XVI Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2018) realizado de 1 a 5 de outubro em Fortaleza/Ceará com apresentação do trabalho "Vacinação na Palma da Mão: aplicativo móvel para acompanhamento de situação vacinal" que é produção do mestrado da discente juntamente com sua orientadora Valéria da Conceição Oliveira.


03/10/2018

 

No dia 03/10/2018 as docentes Eliete Albano de Azevedo Guimarães e Valéria Conceição de Oliveira, professoras da graduação do curso de Enfermagem e dos Programas de Pós- Graduação Mestrado em Enfermagem e Residência em Enfermagem na Atenção Básica/Saúde da Família da Universidade Federal de São João Del Rei ? UFSJ receberam Eva Medeiros, referência técnica do Programa Nacional de Imunização da a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais para Encontro com Referência Técnica no Campus Centro Oeste - Universidade Federal de São João del Rei
(CCO/UFSJ).

PROPÓSITO DA VISITA:

  •  Ampliar a integração e cooperação institucional entre a UFSJ e a SES/MG visando o desenvolvimento de conhecimento científico e tecnológico e a sua aplicabilidade nos serviços de saúde.
  •  Fortalecer as parcerias com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de serviços de saúde (NEPAG) e o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem (PGENF).

O encontro possibilitou estabelecer uma agenda de prioridades frente as demandas da Coordenação de Imunização do Estado.
1. Participação no evento da SES/Coordenação de Imunização a ser realizado em março de 2019. Neste evento serão apresentados produtos das pesquisas avaliativas realizadas na Região Oeste de MG pelos pesquisadores do NEPAG e mestrandos do PGENF.
2. Desenvolvimento de quatro projetos em cooperação (UFSJ/SES/MG):

  • Avaliar o contexto organizacional da cadeia de frio no Estado.
  • Avaliar a implantação/descentralização da Rede de Frio nas Superintendências/Gerências regionais de saúde do Estado.
  • Analisar a ocorrência de erros de imunização nas salas de vacinação do Estado.
  • Avaliar o desempenho do Sistema de Informação em Imunização (SIPNI) no Estado de Minas Gerais.

27/09/2018

 


19/09/2018

 

Nos dias 17/09/2018 e 18/09/2018, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem realizou visita técnica à EERP/USP.
O projeto pedagógico do PGENF encontra-se em reformulação para alinhar aos critérios avaliativos da CAPES. Portanto, a visita técnica ao Programa de Pós-Graduação da EERP/USP (nota 7 Capes) permitirá conhecer a estrutura, organização e as normas do Programa; ampliar a integração e cooperação com outros grupos de pesquisa visando o desenvolvimento de pesquisa em colaboração; discutir os indicadores de avaliação da CAPES e a organização das linhas de pesquisas. Além disso, será discutido o alinhamento do PGENF com a proposta do projeto doutorado. 
Na foto: O Vice-Coordenador do PGENF/UFSJ, Prof. Dr. Tarcísio Laerte Gontijo; a docente da Linha de Pesquisa Gestão em Serviços de Saúde e Enfermagem do PGENF/UFSJ, Profa. Dra. Valéria da Conceição Oliveira; a Coordenadora do PGENF, Profa. Dra. Eliete Albano de Azevedo Guimarães; a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da EERP/USP, Profa. Dra. Ione Carvalho Pinto e a docente da Linha de Pesquisa O Cuidar em Enfermagem e em Saúde do PGENF/UFSJ, Profa. Dra. Edilene Aparecida Araújo da Silveira.


Divulgação:


04/09/2018

 

Palestra "Avaliação da Transição do cuidado por meio de método misto", uma parceira entre PGENF/UFSJ/CCO e EERP/USP.


31/08/2018

 

O Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Enfermagem - UFSJ em parceria com a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP/USP convidam a comunidade acadêmica para a palestra:

"Avaliação da Transição do cuidado por meio de método misto."

- Data : 04 Setembro de 2018 
- Horário: das 8:30 às 11:30 
- Local: sala 201C

A palestra será por vídeo conferência e será ministrada por Maria Alice da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A USP irá emitir certificado para os participantes.


28/08/2018

 

A Profa. Dra. Valéria Conceição de Oliveira ministrou a Palestra "Estudo de Viabilidade" na Disciplina ERM057723 - Avaliação da Qualidade de Serviços de Saúde: o enfoque na Atenção Primária à Saúde do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP.


24/08/2018

 

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem convida a comunidade acadêmica para as Qualificações de Dissertação, a saber:

  • "Sobrepeso e obesidade: fatores sociais entre adolescentes de escolas públicas e privadas" do(a) discente Milla Wildemberg Fiedler, no dia 29 de agosto de 2018, às 08 horas, na sala 208 do Bloco D do Campus Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis/MG, a  banca será composta pelos professores doutores: Alisson Araújo  - UFSJ, Patrícia Pinto Braga - UFSJ e Matilde Meire Miranda Catete - UFMG;
  •  "Excesso de peso em crianças de 05 a 10 anos e sua relação com o perfil nutricional e hábitos alimentares da mãe" do(a) discente Erika Barbosa Lagares, no dia 29 de agosto de 2018, às 10 horas, na sala  208 do Bloco D   do Campus Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis/MG, a banca será composta pelos professores doutores: Márcia Christina Caetano Romano - UFSJ, Joel Alves Lamounier - UFSJ e Matilde Meire Miranda Cadete - UFMG;
  • "Efeitos da intervenção multiprofissional comportamental no padrão alimentar e IMC de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade" do(a) discente Karolyne Araújo Resende, no dia 29 de agosto de 2018, às 14 horas, na sala 302 do Bloco C do Campus Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis/MG, a  banca será composta pelos professores doutores: Márcia Christina Caetano Romano - UFSJ, Joel Alves Lamounier - UFSJ e Matilde Meire Miranda Cadete - UFMG;
  • "Impacto de um software educativo para dispositivos móveis no conhecimento e comportamento dos adolescentes acerca da prevenção da obesidade" do(a) discente Jhonatan Fernando de Oliveira, no dia 29 de agosto de 2018, às 16 horas, na sala 302 do Bloco C do Campus Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis/MG, a banca será composta pelos professores doutores: Alisson Araújo - UFSJ, Patrícia Pinto Braga - UFSJ e Matilde Meire Miranda Catete - UFMG e
  • "A intersetorialidade no cotidiano da atenção básica em um município do Centro Oeste Mineiro" do(a) discente Edna Mara Mendonça, no dia 30 de agosto de 2018, às 14 horas, na sala 304 do Bloco C do Campus Centro Oeste Dona Lindu, em Divinópolis/MG,  a banca será composta pelos professores doutores: Fernanda Moura Lanza - UFSJ, Marco Akerman - USP e Heloíza Maria Siqueira Rennó - UFSJ.

Convidamos a todos para o V Simpósio do Núcleo de Estudos sobre Crianças e Adolescentes / I Encontro Regional de atenção à saúde da criança e adolescente que acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto de 2018 no Campus Centro-Oeste da UFSJ.
 

O tema do simpósio será: O fortalecimento do SUS na atenção multiprofissional à criança e adolescente com condições crônicas: uma análise política.


23/04/2018

 

Nos dias 03 e 04 de agosto de 2018 os resultados gerados da dissertação intitulada "Adaptação Cultural do Latino Students Patient Safety Questionnaire (LSPSQ) para estudantes brasileiros", da discente Aline Carrilho Menezes, sob orientação da prof. Dra. Luciana Regina Ferreira da Mata foram apresentados em poster eletrônico ao VI Fórum Internacional de Segurança do paciente: erros de medicação, promovido pelo ISMP Brasil (Instituto para Práticas seguras no uso de medicamentos).

Este evento, que tem grande magnitude para os estudiosos da temática "Segurança do Paciente", contou com participação de 25 estados brasileiros e representantes de 3 países. Dentre os diversos assuntos abordados, houve um enfoque no ensino (formação profissional) e a segurança do paciente, temática central dissertação.

Dos 10 melhores trabalhos premiados, este trabalho foi contemplado em 2º lugar, recebendo "menção honrosa", sendo o único da enfermagem agraciado.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem parabeniza discente e orientadora pelo tão merecido prêmio.


 


Última atualização: 19/02/2021