Troca de experiências de professores da UFSJ e o Coren-MS visando parceria para mestrado profissional

 

  

 

 

PROFESSORES DO PGENF DA UFSJ ESTÃO NO RANKING LATINO-AMERICANO


Treze professores da UFSJ são destaque no recém-publicado ranking Latin America Top 10.000 Scientists AD Scientific Index 2021. Entre eles, está a professora Valéria Conceição de Oliveira do PGENF, ocupando o 2º lugar no rankink na UFSJ.

Outros quatro professores do PGENF foram nomeados no AD Scientific Index 2021: Eliete Albano de Azevedo Guimarães; Fernanda Moura Lanza; Gilberto Fontes; Selma Maria da Fonseca Viegas.

O PGENF parabeniza os professores pelo sucesso, reconhecimento e dedicação com a pesquisa, o Programa e a sociedade.

Confira, no link https://www.adscientificindex.com/index.php?con=&tit=&q=Ufsj , a lista contendo os pesquisadores da UFSJ nomeados no AD Scientific Index 2021.

 

    

 

AULA ABERTA

 

 

I ENCONTRO MINEIRO DE ENFERMAGEM EM SAÚDE MENTAL DO COREN - MG

 

 

 

 

 

 

 

SEMINÁRIO COMEMORATIVO DOS 10 ANOS DA REVISTA DA ENFERMAGEM DO CENTRO OESTE MINEIRO (RECOM)

 

 

 3ra Escuela de Invierno Facultad de Enfermeria UdeC

 

 
 
Link da Programação
 
 
 

 

 




AULA ABERTA - DISCIPLINA PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE

 

 

 

REUNIÃO AMPLIADA COM PROFESSORES E ALUNOS

Ocorreu no dia 17 de maio a aula inaugural do ano de 2021 e a reunião ampliada com professores e alunos. Os coordenadores juntamente com os professores recepcionaram os novos alunos e logo após houve a reunião, no qual foram abordados os temas: coleta CAPES - avaliação quadrienal, autoavaliação e planejamento estratégico do PGENF.

 

 

 

AULA INAUGURAL DE 2021 

 

 

Com muita alegria que o PGENF informa que foram indicados os "Egresso de Destaque do Programa" relativo ao período 2017/2020. Esta indicação deverá compor o Relatório Quadrienal do PGENF na Capes. Parabéns a estes egressos que é motivo de orgulho para o Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Conheça os indicados clicando aqui.

 

 

 

Anais XIII Semana de Enfermagem UFSJ:

https://drive.google.com/file/d/1Ni3n2JJZoltlv5ujPvB6zKtgnv4Hg6wR/view?usp=drivesdk
 

 

As inovações tecnológicas podem tornar realidade projetos que impactam positivamente na vida das pessoas e nos processos de trabalho. Considerando os vários campos de atuação dos enfermeiros, essas inovações podem aperfeiçoar técnicas e tornar procedimentos mais seguros e melhorar a assistência prestada ao paciente.

Nesse interim, entre os dias 12 e 14 de maio será realizada XIII Semana de Enfermagem da UFSJ cujo tema refere-se a Mudança, Inovação e Tecnologia: o futuro da Enfermagem na Atenção à Saúde. Por conseguinte, o curso de Enfermagem da UFSJ buscará debater a inovação na enfermagem como um caminho possível para a conquista da prática com equidade e contará com a participação de Enfermeiros, docentes e pesquisadores renomados do Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos da América e Portugal.
Entre os convidados estão: Profa Dra Maria Cecília Gallani (Université Laval/Quebec/Canadá); Profa Dra Sandra Verónica Valenzuela Suazo (Facultad de Enfermería da Universidad de Concepción/Chile); Profa Dra Suzana Calderon (Mennonite College of Nursing/ISU/USA); Profa Dra Elisabete Maria das Neves Borges (Escola Superior de Enfermagem do Porto/ESEP/Portugal); Profa. Dra. Edlamar Kátia Adamy (Diretora de Educação da Associação Brasileira de Enfermagem); Dr. Bruno Souza Faria (Presidente do Coren-MG).
O evento está sendo organizado pelos Docentes da UFSJ/CCO, alunos da Graduação em Enfermagem, alunos do Programa de Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFSJ e Residências em Enfermagem e Multiprofissional. Tem por objetivo estimular a produção científica nacional, aproximar a Universidade de outras instituições, estabelecer parcerias entre a UFSJ e Instituições de renome internacional, assim como divulgar as pesquisas realizadas por alunos de Graduação, Pós-Graduação, professores e profissionais da área.
As informações sobre o envio de trabalhos científicos poderão ser acessadas no link a seguir. Outras informações poderão ser encontradas nas páginas do evento no Facebook e Instagram @enfufsj. Participem!!!
A inscrição do evento será gratuita e já poderá ser realizada no link abaixo, assim como poderão ser acessadas as Normas para Submissão de trabalhos científicos, acesso às nossas redes no link a seguir: https://linktr.ee/enfufsj
Participem!!!!.
 
 

O relatório do projeto de pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC)  intitulado "Analisar os efeitos do sistema de informação de imunização: Situação Vacinal e Risco de Transmissão de Doenças Imunopreveníveis", desenvolvido com a discente do curso de  enfermagem Ana Paula Ferreira foi indicado para o 18º Prêmio Destaque na Iniciação Científica do CNPq. O projeto PIBIC fez parte do projeto  "Análise espacial da cobertura vacinal em menores de um ano, Minas Gerais, Brasil", desenvolvido pelo mestrando Matheus Adriano Divino Pereira, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSJ. Os discentes envolvidos fazem parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Gestão de Serviços de Saúde (NEPAG) e foram orientados pela Professora Eliete Albano de Azevedo Guimarães. 

 

As professoras Thalyta Mansano e Vanessa Cortes, docentes do curso de pós-graduação em enfermagem, participaram no  dia 17 de fevereiro de 2021 do The Spring 2021  Illinois State University International Seminar Series, em foi apresentado a experiência com o projeto " Prevalência de Sars-Cov-2 no município de Divinópolis". 

Esta série, intitulada “COVID - 19: International Perspectives”, é uma colaboração entre o Escritório de Estudos e Programas Internacionais e a Escola de Enfermagem Menonita da Illinois State University teve uma variedade de especialistas que falaram sobre os efeitos do COVID em todo o mundo. Cada sessão também incluiu tempo para que os membros do público façam perguntas aos apresentadores.

Para mais informações consulte https://internationalstudies.illinoisstate.edu/internationalization/seminar-series/

 

CICLO DE CONFERENCIAS
Soñar - pensar - crear 

08 de Enero

17:30-18:15 (mismo horário en Chile y Brasil)
Dra. María Guadalupe Moreno
Estado del arte en la investigación del Cuidado de Enfermería Perdido
Universidad Autónoma de Nueva León. México
 
15 de Enero
 
Dra. M Lourdes de Souza
Postgrado de Enfermería, desarrollo científico y tecnológico
Universidad Federal de Santa Catarina. Brasil
 
22 de Enero
 
Dr. Richardson Miranda Machado
Nueva normalidad: impacto de la pandemia en la salud mental
Universidad Federal de São João Del Rei - Brasil
 

Última atualização: 08/12/2021