Adilson Siqueira
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0140391284870531
E-mail : negrados@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO: Ecopoéticas urbanas, performativas e artivistas: narrativas, práticas e ações urbanas sustentáveis sobre o antropoceno e a mudança climática desde o Sul

 

Vinculado ao(s) Grupo(s) de Pesquisa:

  • GTRANS (Grupo Transidisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade

  • GLAD- Grupo de Pesquisa em Artes, Alfabetizacao Territorial

  • Grupo de Estudos em Artes Digitais

  • Grupo de Arte Colaborativa Orchidea (Orchestra of Ideas)

  • Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj),

 

RESUMO:

Projeto transdisciplinar de pesquisa e ação desenvolvido no contexto do ECOLAB -Laboratório de Ecopoéticas do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade (GTRANS) que visa desenvolver um arcabouço teórico-prático formado a partir de estudos, publicação de artigos, dissertações, teses desenvolvidos em práticas e pesquisas que configurem uma estratégia transdisciplinar multifacetada, a qual denomino “ecopoética urbana”, de ação sócio-comunitária que tenha a performatividade e o artivismo como propulsores e implementadores de práticas coletivas  contra-hegemônicas, para o desenvolvimento de outras possibilidades epistemológicas, criativas e artísticas, seja em termos espaciais e urbanos, de memórias e de tecnologias que contribuam para uma mudança de atitude sobre a mudança climática, as transformações territoriais e as ações insustentáveis ainda em curso, que resultaram no Antropoceno. Mais especificamente, este projeto visa investigar as possibilidades de ação performática e de intervenção urbana ecopoética existentes nos conflitos espaciais e urbanos, éticos, emocionais, profissionais, psicológicos e legais que envolvem os humanos nas relações interespécies e com a presente cultura de insustentabilidade, de modo a produzir conhecimentos que configurem uma plataforma de lançamento de teorias, ações e práticas transformadoras elaboradas a partir da inter-relação de saberes, técnicas e ações artísticas, ativistas, culturais, sociocomunitárias, ecológicas, urbanas e ambientais, de modo a explorar as possibilidades subjetivas e estéticas de transformação do real para, com isso, propor poéticas (ecopoéticas) do fazer que estejam diretamente relacionadas com a criação de um mundo sustentável mental, climática, ecológica e socialmente tanto em seu processo criativo quanto em relação aos produtos dele advindos, seja nas artes ou nos espaços urbanos e educomunicativos. Para a estruturação dessa plataforma, a proposta é articular e incentivar distintos projetos de pesquisa e ação coletiva numa abordagem que tenha a subversão como tática e que seja simultaneamente somática, cartográfica, performativa, artivista e em prol de um mundo ambiental e socialmente mais justo e sustentável, desde a perspectiva das artes e dos seus componentes simbólicos prenhes de urbanidades e comunicações. No contexto do Programa, tais ações são abordadas no âmbito de duas linhas de pesquisa inter-relacionadas, a saber: linha 1, Processos Criativos, na qual investiga-se a produção de conhecimentos e saberes que levem a poéticas de criação, propondo modos e abordagens estético-operacionais de criar, compreender e agir artivista, cênico, performativo e somático desde a perspectiva urbana, ecosófica e sustentável e; Linha 2, Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade, na qual busca-se desenvolver métodos e metodologias práticas de intervenção no real, conectando transdisciplinarmente propostas de novas formas de agir e de proceder no mundo e no cotidiano das práticas artísticas e de educação transversal, formal e não-formal, tendo o jogo e a performance como fundamentos da ação artivista, coletiva e comunitária.

 

PALAVRAS-CHAVE: Antropoceno. Artivismo. Análise Institucional. Cartografia. Ecopoética. Intervenção Urbana. Performatividade. Pesquisa Somática.  Mudança Climática. Tática.

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos

Linha 2 - Processos de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Adriana Gomes do Nascimento
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8228784095279939
E-mail : adrianan@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Intervenções efêmeras em contextos urbanos: A ação cultural e artística na transformação da imagem da cidade (IECU).

 

Vinculado ao(s) Grupo(s) de Pesquisa:

1 - Grupo: A.T.A.-UFSJ

1.1 Subgrupo: Maloca - UNILA

 

RESUMO:

Este projeto de pesquisa tem origem nas pesquisas da tese (arte) e (cidade): Ação Cultural e Intervenção Efêmera e no I Seminário Internacional de Intervenções Efêmeras em Contextos Urbanos (2006). Trata-se de projeto que procura articular-se ao ensino e à extensão e às linhas de pesquisa do grupo A.T.A.- UFSJ, às linhas de pesquisa Processos Criativos e Recepção, crítica e experiência: Narrativas Contemporâneas do PIPAUS-UFSJ e às dos grupos de pesquisa LAUS- UFSJ e Maloca-UNILA. Com foco nas intervenções e suas temporalidades, temporariedades, permanências, transitoriedades e efemeridades, investigando modos, tipos e campos da ação e de interação no e com o espaço urbano. Os atores e agentes que podem orientar e sustentar tal debate podem ser localizados tanto em diferentes campos do conhecimento, quanto em saberes populares que estruturam suas bases, tanto em teorias, quanto em práticas. Sua premissa está na e para além da Pesquisa, apoiando-se na programação e discussão de textos, na criação de inter-textos; na organização de seminários/ colóquios e de publicaçöes acerca de temas e debates de interesse do grupo de pesquisa e com a participação em e a organização de eventos.

 

PALAVRAS-CHAVE: ação; contexto; arte; urbanidade; imagem; sustentabilidade.

 

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Processos Criativos

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Carlos Frederico Bustamante Pontes
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0812423080775083
E-mail : fredericobustamante@ufsj.edu.br 

 

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Davi de Oliveira Pinto
Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5661114112130354
E-mail : ddolpi@ufsj.edu.br 

 

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos


Eduardo Bento Pereira

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1543642490490793
E-mail: ebento@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Sustentabilidade criativa: inter-transdisciplinaridades em artes e urbanidades por meio das tecnologias e promoção humana no contexto da aprendizagem criativa e do empoderamento social

 

RESUMO

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral o estudo, a compreensão e o desenvolvimento de metodologias, processos e produtos Inter-transdisciplinaridades no contexto educacional e de divulgação do conhecimento para a promoção da sustentabilidade criativa e do empoderamento social. O projeto se baseia no uso das tecnologias e de metodologias ativas, em especial, a aprendizagem criativa e avalia suas implicações na economia colaborativa, empreendedorismo e inovação, bem como sua potencialização como impulsionadora de transformação social focando-se em aspectos da integração das artes, urbanidades e sustentabilidade. Serão investigados, também, os métodos de construção artísticas e científicas dentro do conceito de arte-ciência e sua interação com a cultura e saberes populares, senso comum, conhecimento acadêmico e técnico-científico de modo a se aprimorar metodologias educacionais para o ambiente escolar e em ambientes não convencionais de aprendizado, incluindo-se espaços urbanos como museus, praças, centros comunitários, espaços de cultura popular e ambiente virtuais. A partir destes conceitos, serão analisadas as relações entre o conhecimento gerado, divulgado e compartilhado no fomento de iniciativas de empreendedorismo e inovação como formas de promoção de renda, autonomia e empoderamento de pessoas e comunidades. A interação dialógica entre os diversos atores da sociedade como artistas, artesãos, acadêmicos, gestores e também instituições de ensino, poder público, iniciativas privadas, organizações sociais são a base na qual se apoia o projeto e o conceito de sustentabilidade criativa. Serão explorados cenários, envolvendo problemas complexos, os quais se pretende avaliar a influência dos aspectos urbanos na educação e como o empoderamento social pode ser promovido tendo como base o projeto inter-transdisciplinar e o uso de tecnologias integradas à promoção humana por meio da aprendizagem e da sustentabilidade criativa.

 

PALAVRAS-CHAVE: sustentabilidade criativa, aprendizagem criativa, sustentabilidade social.

 

Linhas de Pesquisa

Linha 1 – Processos Criativos

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Fabiana Nunes Merhy-Silva
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0116551673586075
E-mail : merhy_silva2005@yahoo.com.br 

 

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Fernanda Nascimento Corghi

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5823994983399863
E-mail : corgho@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

PLE- Planejador- educador

 

RESUMO:

O objetivo do projeto de pesquisa e extensão docente é ampliar o escopo da discussão e das práticas sobre o território atrelando-o ao debate amplo por meio de linguagens diversas à promoção da diversidade cultural, do debate ambiental, da justiça social (autodeterminação dos sujeitos e coletividades) e da compreensão das singularidades e de seus atravessamentos, tais como afetividade, memória pertença, criatividade e papéis, assuntos estes que permeiam o universo do pensamento crítico e da tomada de decisão consciente e autônoma. Desenvolvido no contexto dos grupos GLAD- Grupo de Pesquisa em artes, alfabetizacao territorial e dinamica que vê o planejador-educador é um educador dinâmico a serviço da população. Busca no modus operandi do indivíduo a compreensão dos processos que o envolvem, sejam estes de ordem legal, física, social, singular, administrativa ou de outra natureza. Visa compreender como os indivíduos se conectam ao seu território de materialização e atuação, e potencializa de forma dialógica essas relações de pertencimento. O papel do planejador-educador é dinâmico frente à construção da autonomia do indivíduo. Ele não é meramente um planejador que educa... ele é plural, é agitador... pode ser pouco planejador e mais agitador, e sendo desta forma ele não é apenas um educador que planeja ou um planejador que educa. O território nesta perspectiva abrange as mais diferentes escalas e formas (bio-psico-socio-ambiental). Há produção de conhecimento a partir das intensidades dos encontros, das influências mútuas entre os seres e o meio, relacionadas às conexões do corpo e de estímulos de visão sistêmica para a sustentabilidade do indivíduo no meio. Nesse âmbito, o corpo é também visto como território existencial de afetos dentro das práticas de observação e vivências no campo, sobretudo através de pesquisa cartográfica. Um processo orgânico e epistemológico que ressalta a dinâmica do ser individual e no coletivo. E, GRAAU- Grupo de Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística que  tem suas ações atreladas ao Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho – NACE - e ao Setor de Inclusão e Assuntos Comunitários - SINAC. Objetiva ampliar o debate e a promoção do desenho universal, com ênfase à questão do quadro educacional e à importância que este tem efetivamente dado às questões pertinente ao desenho universal na formação dos diversos profissionais, responsáveis não só por executar normas de acessibilidade, mas também pela transformação da cultura de uso e ocupação dos espaços, inclusive nas competências artísticas. A promoção do desenho universal para a valorização do ser humano inclui os que possuem diferença funcional (deficientes) e mobilidade reduzida e amplia a visão do homem padrão vitruviano para a inclusão do não-padrão de corpos, respeitando diferenças e modos de experiências plurais.

 

PALAVRAS-CHAVE: território-  interdisciplinaridade – desenho universal - planejador-educador – diversidade – autonomia – autogestão – dinâmica – linguagem - educação

 

Linhas de Pesquisa:  

Linha 1 – Processos Criativos

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Filomena Maria Avelina Bomfim
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9944918766869732
E-mail: myosha@gmail.com

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Educomunicação em; redes: uma proposta de sustentabilidade a partir dos media, das artes e da cultura.

 

RESUMO

Estudo e realização de práticas do pensamento e da ação inter e transdisciplinar, a fim de conceituar a Educomunicação como processo, metodologia de pesquisa e comopolítica pública a serviço das Artes e da Sustentabilidade no espaço urbano, entendido como campo de mediações. O intuito dessa iniciativa de investigação científica é provocar o amadurecimento do aparato crítico-apreciativo nas audiências, para que se desenvolva o exercício da análise, apreciação e avaliação das práticas comunicativas contemporâneas. Espera-se dessa forma motivar o público envolvido na valorização das práticas comunicativas regionais e/ou expansão de meios de comunicação alternativos, comprometidos com o contexto regional em que serão utilizados, considerando a cultura e a identidade locais. Tendo em vista a articulação pesquisa, ensino e extensão, somadas à articulação teoria e prática direcionadas para a sustentabilidade, que caracterizam o PIPAUS, o objetivo geral deste projeto de pesquisa é preservar as práticas comunicativas comprometidas com a promoção do desenvolvimento urbano regional por meio do fortalecimento de redes educomunicativas. Assim sendo, pretende-se identificar e investigar práticas e teorias socioculturais sustentáveis nas áreas das Artes, Urbanidades e Comunicação Social que contribuam para a ampliação das possibilidades humanas de interação no mundo, pelos sujeitos interpretantes. No contexto do Programa, tais ações são abordadas no âmbito da linha de pesquisa 2, (Processos de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade) e da linha de pesquisa 3 (Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas), nas quais busca-se desenvolver abordagens crítico-experimentais relativas à criação e prospecção de técnicas e metodologias práticas de intervenção no real, conectando transdisciplinarmente propostas de novas formas de agir e de proceder no cotidiano das intervenções sociais comprometidas com a sustentabilidade. Essas propostas acadêmicas podem se desenvolver dentro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educomunicação (GEPEducomufsj), liderado pela coordenadora desta pesquisa.

 

PALAVRAS-CHAVE: educomunicação, ecossistema comunicativo, sustentabilidade, cidadania; desenvolvimento regional.

 

Linhas de pesquisa :

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Flávio Luiz Schiavoni
Lattes: http://lattes.cnpq.br/1259591090948385

E-mail: fls@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Processos Criativos e Arte Digital

 

RESUMO

O projeto traz a pesquisa e investigação em Arte Digital e a integração das áreas de Artes, Ciências e Tecnologia com o ambiente Mosaicode, um ambiente de programação Visual que permite que não-programadores desenvolvam aplicações artísticas digitais. Além do desenvolvimento tecnológico, a pesquisa busca entender as práticas e processos criativos individuais e coletivos e as experimentações destas práticas em um grupo de criação artística denominado Orchidea - uma orquestra de ideias, utilizando para isto dispositivos computacionais. Por meio deste grupo e  apoiado pelo desenvolvimento tecnológico, pretendemos investigar o ensino e aprendizagem de Artes Digitais assim como os processos criativos deste formato de arte envolvendo questões de colaboração, urbanidade e sustentabilidade. Esta pesquisa envolve colaborações com estudantes de mestrado do programa de Pós Graduação em Ciência da Computação e do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade da Universidade Federal de São João Del Rei bem como com pesquisadores de outras instituições com as quais o autor mantém vínculos de pesquisa e colaborações.

 

PALAVRAS-CHAVE: processos criativos , arte digital, colaboração , cooperação.

 

Linha de pesquisa :

Linha 1 – Processos Criativos


Frederico Oliveira Alfaix Assis
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8269679761526660
E-mail : editorabrasilhateimosa@gmail.com 

 

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Iara Freitas Lopes

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7443566037095858
E-mail : iaraflopes@ufsj.edu.br 

 

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Jose Rodrigues de Alvarenga Filho

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9721567711989004
E-mail: joserodrigues@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO: 

Cartografar, ensaiar, resistir: entrelaces entre cidade, política e subjetividade.

 

RESUMO

Nosso trabalho parte de um plano de experimentação coletivo e faz uso de estratégias político-metodológicas que nos aliam àqueles que fazem do exercício da experimentação do pensamento um ato de insubordinação, bem como, da escrita uma prática engajada de invenção de si e do mundo. Não temos por meta encontrar verdades, mas interrogar as evidências que tornam o mundo um lugar acabado, ao invés de uma polifonia de processualidades inconclusas e caóticas. O que nos move é o desejo de transformação. Todavia, entendemos que toda transformação social é, antes de mais nada, uma transformação micropolítica de si. Por este viés, nosso trabalho não fala a partir de uma cômoda - e ficcional - neutralidade. Nossa fala é situada, mas não sitiada. Em tempos de golpe, de instauração de estados de exceção planetários, entendemos que o ato de pesquisar/intervir jamais pode se fazer enquanto supostamente desimplicado. Quais mundos queremos produzir ou afirmar em nossas micropolíticas práticas cotidianas? Damos passagem a quais relações de poder? Nosso trabalho é uma provocação/experimentação que se agencia com a obra de diferentes pensadores nômades. Por outro lado, interessa-nos, em nosso agenciamento com o PIPAUS, desenvolver e acompanhar pesquisas que busquem questionar as forças instituídas no contemporâneo, bem como, trabalhar com temas como: cidade, território, experiência, produção de subjetividades, práticas de resistência e a construção da vida enquanto obra de arte. Para tanto, utilizamos a cartografia como estratégia metodológica e o ensaio como política narrativa. A cartografia implica em estar imerso num território/experiência tendo por alvo colocar em análise a dinâmica de funcionamento do mesmo. Ou seja, cartografar envolve a construção de um exercício de interrogação das linhas de força que atravessam e compõe determinado território/experiência.   Por este viés, mais do que enunciar verdades, a cartografia “interroga evidências” (Gross, 2016, p.22) e tenta reverter os métodos tradicionais ao afirmar que o caminho é que determina o processo de pesquisar e não metas definidas a priori (Alvarez; Passos, 2009). Ao invés de regras fixas, trabalhamos com pistas provisórias, parciais e fragmentadas. Como afirmarmos em recente trabalho (Lima, Alvarenga Filho, 2019). No que concerne ao ensaio enquanto política narrativa, entendemos o mesmo como um “gênero impuro”. Ou seja, uma forma de escrita transdisciplinar que nos faz habitar “entre” fronteiras, fazendo confundir e tensionar as disciplinaridades. Estas são estratégias de controle do pensamento no âmbito científico. Como afirma Larrosa (2003, p. 104). Por outro lado, agenciamos a cartografia e o ensaio com a ideia da metodologia enquanto “canteiro-de-obras” (Lima, Alvarenga Filho, 2019), onde o pensamento se potencializa no exercício cotidiano da pesquisa.  Pois o mesmo “é feito de retalhos, de fragmentos, de pequenos trechos, de hipóteses, de pistas seguidas ou abandonadas, de empréstimos, de contatos, de discussões - em resumo, que ele é um canteiro, um trabalho" (Artières et al 2011, p. 4). Desta forma, adotando uma perspectiva transdisciplinar de trabalho, apostando na cartografia como estratégia metodológica e no ensaio como narrativa, pretendemos fazer um “diagnóstico do presente” que consiste em, a partir de alguns pontos que o “olhar designou”, bem como, da nossa relação com as experiências da atualidade, “diagnosticar as forças que constituem nossa realidade e que ainda a movimentam (Artières, 2004, p. 16). Entendemos tal diagnóstico como exercício crítico diante de si e do mundo afim de potencializarmos a construção de outros mundos possíveis e, ao mesmo tempo, reinventarmos a vida enquanto obra de arte.

 

PALAVRAS-CHAVE: cartografia, cidade, produção de subjetividades, política, ensaio.

 

Linhas de pesquisa:     

Linha 1- Processos Criativos

Linha 3 - Recepção, crítica e experiência: narrativas contemporâneas


Leandro Garcez Targa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6820035631009823

E-mail: leandro.g.targa@gmail.com

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:“Quem manda na cidade?” Sociologia Política das disputas pela construção social das ideias na cidade de São João del-Rei: análise da relação entre o campo político e o campo do poder local

 

Vinculado ao(s) Grupo(s) de Pesquisa:

            - Núcleo de Estudos em Sociologia Economica e das Finanças (NESEFi) – UFSCar.

 

RESUMO:

De que maneira a cidade e suas urbanidades podem ser mais sustentáveis através do fomento a práticas culturais, como as artes? Responder a perguntas como esta nos demanda partirmos do princípio que conceitos como os de “sustentabilidade”, “artes”, “urbanidades” e seus efeitos na prática da vida social necessitam ser compreendidos a partir das lógicas que permeiam as relações de poder presentes em determinado tempo/espaço. Ou seja, “sustentabilidade”, “artes”, “urbanidades”, sendo conceitos socialmente construídos, precisam ser pensados a partir do contexto sócio histórico geral que permitem com que sejam forjados, disputados e que ganhem uma forma hegemônica de serem compreendidos, tendo então efeito na ação social. O objeto de estudo desta pesquisa são as relações de poder que determinam as dinâmicas pelas quais ideias como as de “sustentabilidade”, “artes”, “urbanidades” e suas disputas de significado terão ou não efeito prático na vida social. Elemento chave para a compreensão destas relações de poder é a ação do Estado, compreendido a partir das disputas entre agentes que compõem principalmente os campos político e o campo do poder em uma sociedade de características capitalistas. Disputas de correlação de forças como estas se dão de forma permanente, portanto, são construídas historicamente e renovadas contemporaneamente. Desta forma, a pesquisa se propõe a lançar um olhar sócio histórico relacional sobre os processos de tomada de decisões políticas da cidade de São João del-Rei utilizando as ferramentas de análise sociológicas da teoria do Sociólogo Pierre Bourdieu. Ao analisar as relações entre o campo político e o campo do poder na cidade, suas disputas e correlações de força, procuramos desnaturalizar os processos de tomada de decisões políticas da cidade. Desta forma, vamos contribuir para que as atuais disputas de poder sejam passiveis de serem enxergadas de maneira mais evidente para a população em geral, podendo então construir coletivamente as respostas para perguntas como a do começo desde texto.

PALAVRAS-CHAVE:construção social das ideias, campo político, campo do poder, Estado em Pierre Bourdieu, cidade de São João del-Rei.

 

Linhas de pesquisa:

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade.

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Márcia Saeko Hirata

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7305281540802533
E-mail: marciasaekohirata@gmail.com

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Resistência e dinâmicas socioespaciais na produção do urbano: perspectivas artísticas e culturais.

 

RESUMO

Há uma questão ampla nos estudos urbanos quanto às contradições da produção do urbano contemporâneo em relação aos seus impactos sobre a natureza, que refletem uma contradição maior entre sociedade e natureza, em que se coloca em questão os termos da sustentabilidade e de uma visão humanista de sociedade na atual realidade social. Revelador deste processo são os conflitos sociais expressos nas diferenças entre as diversas formas de apropriação do espaço urbano, às quais correspondem um cotidiano onde se produz e reproduz práticas sociais que sintetizam a unidade contraditória entre práticas dominantes e práticas de contraposição a este domínio. E nestas práticas é que se definem os termos do que de fato seria sustentável, nos termos de uma justiça social e ambiental. Entendemos que as manifestações culturais compõem tais práticas ao mesmo tempo que são por excelência um campo de manifestação da condição humana por seu caráter artístico criativo. Por outro lado há um campo cego de entendimento quanto à relação destas manifestações com a produção do espaço urbano, que exige a interação do conjunto do fazer e pensar, das práticas e de diversas áreas do conhecimento. Há assim um campo de estudos aberto cuja elucidação muito contribui para o entendimento da atual sociedade, e em especial da produção do espaço urbano, ao mesmo tempo que se abre a possibilidades de transformação do urbano e do humano. Desta maneira, com base nas práticas sociais conflituosas em torno de questões sociais, ambientais e urbanas das manifestações artísticas e culturais, sem os dissociar, definimos enfoques para cada linha de pesquisa. Na linha de pesquisa 1, Processos Criativos, o foco se dará em investigações, sistematizações e análises sobre práticas. A linha de pesquisa 2, Processos de Difusão, dá relevância ao fazer simultâneo ao processo investigativo, de caráter reflexivo experimental dialógico entre conhecimentos técnico-científicos

e populares.

 

PALAVRAS-CHAVE: urbano e natureza, resistência, arte e cultura, cotidiano

 

Linhas de Pesquisa :

Linha 1 – Processos Criativos

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Mateus de Carvalho Martins
Lattes: http://lattes.cnpq.br/4714325705400318
E-mail : mtcvmt@yahoo.com.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

MATTAS – Materiais, Técnicas e Tecnologias Alternativas e Sustentáveis

 

RESUMO:

O projeto visa auxiliar na organização e ampliação das pesquisas e extensões que o professor proponente vem realizando há anos, principalmente desde 2009, na Universidade Federal de São João del-Rei. A pesquisa tem foco na questão alternativa, criativa e sustentável, destacando os materiais, técnicas e tecnologias, além de auxiliar nas áreas de construção, cidade, patrimônio, arte, cultura popular, bioconstrução, entre outras, tanto na parte teórica como na prática. Além disso, busca-se também, nesse projeto de pesquisa, interagir com demais campos do conhecimento através de autores e orientadores que se relacionam com o tema, criando e estruturando bases de ação fundamentadas por diversas áreas, enriquecendo os trabalhos, como: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Geografia, Engenharias, Ecologia, Patrimônio, Políticas Sócio-Culturais, Música, Solos, Administração, Jornalismo, Bioconstrução, Cultura Popular, Construção Popular, Arqueologia, Comunicação, Permacultura, Agrofloresta, entre outros, buscando na dimensão regional e local, materiais e técnicas para serem apropriadas, pesquisadas e trabalhadas. Como produto, busca também um processo como prática comunicativa dos trabalhos realizados e os contatos com as diversas áreas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Materiais Alternativos, Técnicas e Tecnologias Alternativas, Sustentabilidade, Patrimônio, Cidade, Arte, Cultura Popular, Música, Meio Ambiente, Bioconstrução, Permacultura.

 

Linhas de pesquisa :

Linha 1 – Processos Criativos

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Múcio Tosta Gonçalves

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2997749006036392
E-mail : mucio@ufsj.edu.br 

 

 

Linhas de pesquisa

 

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Paulo Henrique Caetano

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5327791050378940
E-mail : phcaetano@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:  

Práticas discursivas, sociais e culturais: devires do design da sociedade e da sociedade do design

 

RESUMO:

O presente projeto descreve a nossa proposta de atuação docente para o próximo quadriênio junto ao Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade e ao Curso de Comunicação Social - Jornalismo, apontando os principais conceitos e elementos que serão utilizados no ensino na graduação e pós-graduação, na pesquisa e na extensão neste período. Também serão elencadas as Unidades Curriculares que comporão o primeiro momento da execução do projeto, bem como seus desdobramentos em forma de Programa de Extensão e Projetos de Iniciação Científica e de dissertação de Mestrado e outros produtos. A base teórica para a execução do projeto tem seu ponto de partida nos estudos da linguagem e discurso, com viés socioantropológico (cf. FAIRCLOUGH, 2001, 2003, 2006), estendendo-se a estudos da relação entre manifestações culturais e suas vinculações territoriais. O conceito de design e seus desdobramentos instrumentais para a análise social serão acionados como maneiras de fomentar projetos críticos e sustentáveis de futuro (cf. FLUSSER, KRESS e VAN LEEUWEEN, 1996, 2001).

 

PALAVRAS-CHAVE: práticas discursivas, sociais e culturais; discurso e mídia; design social; conceitos de design; cultura e território; direito à cidade.

 

Linhas de pesquisa

Linha 2 - Processos de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade

Linha 3 - Recepção, crítica e experiência: narrativas contemporâneas


Rafael Siqueira de Guimarães
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2789271398653060
E-mail : rafaorlando@ufsj.edu.br 

 

 

Linhas de pesquisa

Linha 1- Processos Criativos

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas


Renata de Souza Reis

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3667529119321771
E-mail: renatareis@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Uniterra: Tecnologia, arte e sustentabilidade como meios de desenvolvimento rural e urbano

 

RESUMO:

A ocorrência de condições desfavoráveis de vida no campo tem ocasionado a manutenção de uma significativa parcela dos territórios rurais próximos a centros urbanos  à margem do processo de desenvolvimento. Observa-se que as populações buscam reinserção econômica, social, política e até tecnológica, pela sua reafirmação, redefinição e atualização de seus modos de vida e construção de alternativas. Como forma de auxiliar na melhoria da condição de vida dessas populações, e o desenvolvimento local, busca-se criar alternativas viáveis voltados para tal problemática, que visam propiciar soluções eficazes para que este quadro seja revertido. Por meio de históricos antropológico cultural vislumbra-se a diversificação da produção agropecuária tendo como base a agroecologia; a recuperação e a promoção de saberes e fazeres culinários e artesanato típicos de cada região, com vias à melhoria da qualidade de vida, desenvolvimento local e regional, estímulo à ideologia alimentar e valorização da cultura e identidade camponesa. Nesse contexto a adoção de agroecossistemas sustentáveis, visa contribuir para a conservação da agrobiodiversidade dos territórios, dos recursos naturais e demais meios de vida, possibilitando a perpetuação da agricultura familiar, numa ótica que transcende a produção de alimentos e abriga anseios maiores, como a perpetuação social das famílias, a qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações. Dessa maneira, a interdependência entre os elementos naturais, tecnologia e meios socioeconômicos devem ser estudados em conjunto afim de se obter êxito em modelos de produção sustentáveis. Ademais, busca-se por meio do saber ambiental o desenvolvimento de todas as vidas permitindo outro olhar ao conhecimento e transformando as condições do saber pelas relações entre o ser com o pensar e o saber, e com o conhecer e atuar no mundo. Para isso, esse projeto de pesquisa visa por meio da interação com diversos campos do conhecimento a construção de um novo saber, através de autores e orientadores que possam se relacionar com o tema, criando e estruturando bases de ação fundamentadas por áreas como: Agronomia, Zootecnia, Ecologia, Pedagogia, Geografia, Engenharia Florestal, Arquitetura e Urbanismo, Artes, Engenharias, Administração, Jornalismo, Informática entre outros. Como produto, busca também um processo como prática comunicativa dos trabalhos realizados e os contatos com as diversas áreas. Em relação ao processo metodológico, parte-se do princípio da experimentação, divisão de etapas, orientações, estudos orientados e descritivos, sensibilização, oficinas, planos, entre outros, direcionados para a diversidade de projetos que estarão inseridos no Projeto de Pesquisa “ENITERRA”. Tais trabalhos serão de pesquisas diversas, bem como também podendo contar com projetos de extensão e ensino.

 

PALAVRAS-CHAVE: agroecologia, agrobiodiversidade, saber ambiental,sustentabilidade

 

Linha pesquisa

Linha 2 - Processos de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade


Sérgio Gualberto Martins
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2477743442719896
E-mail: sergiogualberto@ufsj.edu.br

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Manejo, recuperação e gestão de recursos naturais em áreas urbana e rural na região do Campo das Vertentes, MG.

 

RESUMO:

O histórico do Brasil registra um avanço econômico, que levou as florestas a sofrerem um desmatamento acelerado e ao surgimento de áreas degradadas. Após o desmatamento, dentre outros, um dos recursos naturais atingidos é o solo. As áreas de florestas acabam dando lugar à agropecuária e às áreas minerárias, causando uma série de degradação. De acordo com a EMBRAPA (2013), são mais de 165 milhões de hectares plantados por pastagens no Brasil. Deste total estima-se que 70% passam por algum tipo de degradação. Esta degradação causa uma série de prejuízos ambientais, econômicos e sociais, podendo destacar as perdas da camada arável, nutrientes e matéria orgânica, impactos negativos na qualidade de água e na harmonia da paisagem. Além disso, o que se verifica em muitas destas áreas é o não atendimento às leis ambientais, como por exemplo, ao código florestal e a invasão de áreas já denominadas unidades de conservação. Já em áreas urbanas, ocorrem as expansões desordenadas gerando também uma série de prejuízos ambientais, dentre eles, processo de erosão acelerada, ocupações irregulares, enchentes, prejuízos na mobilidade urbana, dentro outros. Em sua quase totalidade os municípios brasileiros possuem e continuam gerando passivo ambiental seja na área rural ou urbana. Assim, o crescente aumento das demandas por alimento, energia e moradia, gera um impacto ambiental sinérgico, seja ele nas áreas rurais ou no meio urbano. Surge então a necessidade de trabalhar estas questões no que diz respeito ao domínio de técnicas que consigam minimizar os danos causados pelo desenvolvimento. O termo sustentabilidade teve como base a conferência de Estocolmo na Suécia em 1972, primeiro encontro organizado pelas Nações Unidas, com objetivo de tratar assuntos relacionados à degradação ambiental. Logo depois, na década de 80, o termo sustentabilidade começa a ser utilizado em todo mundo. De uma forma bem simples, a sustentabilidade significa ter ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. A sustentabilidade se baseia em três pilares, sendo eles: social, econômico e ambiental. Assim surge uma pergunta, o que é ser sustentável? O que é uma produção sustentável? Se partirmos do princípio que a produção sustentável passa pelas questões sociais, econômica e ambiental, ser sustentável, é atender as questões sociais, ambientais e econômicas, quando estamos tratando do uso de recursos naturais para os mais variados fins. Assim, para alcançar objetivo de produzir de forma sustentável e estar alinhado aos preceitos internacionais no que diz respeito às questões ambientais, o Brasil instituiu em 1981, a Política Nacional de Meio Ambiente. Surge então o licenciamento ambiental, obrigando a todos os empreendimentos ou sistemas de produção a passarem pelo licenciamento ambiental. Na década de 90, surgem os diferentes selos, dentre eles o da ISO 14000, International Organization for Standardization, ONG com sede na Suiça, que trata de uma série de normas e diretrizes que garantem que uma empresa está produzindo em bases sustentáveis. Este selo é aceito no mundo inteiro e no Brasil, é traduzido pela ABNT. Desde então o sistema de licenciamento ambiental no Brasil e mundo, vêm passando por uma série de mudanças, seja para atender realmente as questões ambientais, ou atender aos interesses econômicos. No Brasil, as últimas alterações significativas com relação às questões ambientais, foram realizadas no código florestal em 2012, lei n° 12651 de 25 de maio de 2012 e no licenciamento ambiental em 2017, deliberação normativa COPAM N° 217 de 06 de dezembro de 2017. A preocupação com o crescente uso desordenado dos recursos naturais gera uma demanda de estudos integrados e interdisciplinares que possibilitem a análise e tomada de decisões assertivas em relação ás questões ambientais e que deve ser levado em consideração os vários atores da sociedade. Desta forma, esta proposta objetiva direcionar esforços para atuação no programa interdepartamental de pós-graduação interdisciplinar em artes, urbanismos e sustentabilidade (PIPAUS), que envolva: a) uso sustentável de recursos naturais b) gestão ambiental em áreas rurais e urbanas, c) educação ambiental, d) integração da área de solos e gestão ambiental com outras práticas já existentes do PIPAUS e que possuem em seu eixo norteador, a sustentabilidade, tais como agroecologia e tinta de terra, além de outras, como, por exemplo, áreas sociais, econômicas e artísticas. Metodologias de Neto et al (2001), Gonçalves et al (2002), Resende et al (2002), Embrapa (2006), Trindade et al (2007), Kageyama (2008), Martins (2010) e Prusk (2011), serão utilizadas. Esta proposta a ser realizada visa contribuir para a melhoria das condições ambientais na região do Campo das Vertentes e seu entorno.

 

PALAVRAS-CHAVE: Erosão Hídrica, Sustentabilidade, Gestão Ambiental.

 

Linha de Pesquisa

Linha 2 - Processos de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade.


Zandra Coelho de Miranda
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6788268070484615
E-mail: zandra.coelho@gmail.com

 

PROJETO DE PESQUISA DOCENTE (SÍNTESE)

TÍTULO:

Poéticas da terra e suas interfaces.

 

RESUMO:

Este projeto propõe investigações sobre a cerâmica e a pintura como materialidade, linguagem artística e processo, além de suas possibilidades de aplicação social. Se propõe a estudar os processos de criação artística, desde a concepção e projeto até a materialidade dos resultados finais, no caso da cerâmica envolvendo processos de preparação dos materiais, conformação, construção de fornos, processos de queima,  sempre com vistas à sustentabilidade socio-ambiental.  Propõe também o estudo da história e dos diversos contextos em que a cerâmica é produzida através dos tempos, considerando-se os aspectos sociais, etnológicos e antropológicos. Outro ponto de estudo, que tem suas raízes fincadas na extensão inclui as possibilidades de desenvolvimento de produtos cerâmicos  para inclusão social e geração de renda em comunidades que se encontram em risco social e em contextos da educação formal e não formal, incluindo-se ainda o contexto terapêutico, visando a sustentabilidade econômica e socioambiental.

 

PALAVRAS-CHAVE: Artes Visuais, Cerâmica, Arteterapia, Sustentabilidade,

Urbanidades, Geração de renda.

 

Linhas de Pesquisa:

Linha 1 – Processos Criativos

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade.


 


Última atualização: 10/10/2022