PERFIL DESEJADO DO CANDIDATO

Candidatos portadores de diploma de graduação de áreas afins a Engenharia Elétrica, tais como Engenharias, Arquitetura, Física, Matemática, Química, Ciência da Computação e Economia.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica objetiva receber alunos com os seguintes perfis:

a) Engenheiros e profissionais graduados que atuam em empresas do setor siderúrgico, metalúrgico, energético, petroquímico, automobilístico, entre outros.

b) Profissionais que atuam no setor de prestação de serviços nos diversos seguimentos da indústria, como empresas de consultoria, projetos e auditorias energéticas.

c) Profissionais graduados nas áreas de engenharia, ciências exatas e da terra (matemática, estatística, física e computação), que atuam no âmbito acadêmico ou aplicado (indústrias e empresas).

d) Alunos graduados em curso de ciências exatas, preferencialmente com formação nas engenharias elétrica, mecânica, química, produção, mecatrônica, eletrônica e civil, além de arquitetura, física, química, matemática e computação.

 
 
Pretende-se que o egresso do PPGEL seja capaz de:

a) Desenvolver pesquisas e atuar no planejamento e operação de sistemas elétricos de potências;

b) Desenvolver modelagem de fenômenos e dispositivos eletromagnéticos com o objetivo de promover soluções em problemas de aterramentos elétricos e transitórios eletromagnéticos em sistemas elétricos em um amplo espectro de freqüência, nos domínios do tempo e da freqüência.

c) Analisar sistemas por meio de ferramentas matemáticas e computacionais;

d) Modelar sistemas por meio de representações matemáticas e computacionais;

e) Desenvolver projetos de controladores otimizados, por meio de técnicas de controle robusto e inteligência computacional.


Última atualização: 19/10/2023