Desenvolvimento de um recurso educacional

*A partir da Turma 2024 é obrigatória a submissão do artigo em revista ou periódico, bem como a entrega do produto educacional previsto no art. 13 do Regimento Nacional.

Art 13º Para a obtenção do título de Mestre é necessário o desenvolvimento de um recurso educacional e de uma dissertação de mestrado, na qual estejam descritos os fundamentos teóricos empregados e os processos que culminaram neste produto e na sua aplicação em situações de ensino. Isso deve ser feito com foco em tópicos específicos relacionados ao currículo de Matemática na Educação Básica e seu impacto na prática pedagógica em sala de aula.
 
Para maiores detalhes do regimento, acessar o link:
 
Para informações sobre recurso educacional, acessar o vídeo:

 

Exigência de submissão de artigo para publicação*

* A partir dos discentes da turma 2019 à Turma 2023

Foi deliberado pelo colegiado do PROFMAT em ATA DA 34ª REUNIÃO DO COLEGIADO - PROFMAT/UFSJ que ocorreu em 10/05/2021:

Após a respectiva análise, o colegiado deliberou pela implantação dos seguintes procedimentos:

ii) Como política de indução ao aumento de produtos no âmbito do programa, a partir das orientações de discentes na Turma 2019, para fins de conclusão de curso, juntamente com o envio do TCC (versão final, após defesa) deverá ser entregue à coordenadoria do Curso a comprovação de envio de artigo completo (em que necessariamente estejam incluídos os nomes do(a) orientador(a) e orientando(a)), submetido à avaliação técnica de: revistas, congressos, workshops, encontros, fóruns, etc.

Em caso de apresentação de comprovante de envio de produtos diferentes de artigo completo, tais como: Livros, produtos técnico-tecnológico ou artístico (em que necessariamente estejam incluídos os nomes do(a) orientador(a) e orientando(a)), estes deverão estar em consonância com as orientações quanto ao registro de resultados e produções intelectuais (ANEXO 2). O aceite deste último tipo de produtos será decidido no âmbito do colegiado do curso.

 

Segue sugestões de revistas para publicações:

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1u3ie9N0j5V7MVAkVqPZvknRe7mkgJ5ZP


 

Orientações para retirada de diploma

 
Todos os alunos que concluíram mestrado ou doutorado, a partir do dia 13/02/2017, terão seus diplomas (em papel cartão) expedidos e registrados sem a necessidade de preenchimento de qualquer formulário.
 
A elaboração do diploma é feita pelo Setor de emissão e registro dos diplomas da pós-graduação - SERDI e o discente deve entrar em contato com o SERDI para verificar se o diploma está pronto.
 
Existe uma lista na qual o setor comunica/confirma esta informação.
 
Segue link da página do Setor de emissão e registro dos diplomas da pós-graduação – SERDI: https://ufsj.edu.br/dicon/solicitar_diploma.php
 
Segue link para conferir se seu diploma já está pronto: https://ufsj.edu.br/dicon/diplomas_-_consulta_publica.php

 

Seguem os contatos atualizados do Setor de emissão e registro dos diplomas da pós-graduação - SERDI:

Fone: (32) 3379-5461

E-mail: serdi@ufsj.edu.br

 

Modelo de Dissertação/TCC/Artigo

 


Última atualização: 22/10/2025