Página em atualização. Aguarde!

 

Definição

 

O que é Dependência Química?

Critérios Diagnósticos da Dependência Química

A dependência química possui sinais e sintomas específicos que revelam um padrão disfuncional de consumo de uma determinada substância por um indivíduo.

Griffith Edwards e sua equipe formularam os seguintes elementos que compõem os critérios diagnósticos para dependência química:

1 - Compulsão ou Perda do Controle (um desejo irresistível de consumir a droga);

2 - Tolerância (doses maiores da droga em busca de seu efeito prazeroso inicial);

3 - Síndrome de Abstinência (sinais de desconforto pela ausência da droga);

4 - Evitação ou Alívio dos Sintomas de Abstinência (comportamentos antecipatórios de consumo da substância para evitar os sinais de desconforto pela ausência da droga);

4 - Saliência do Consumo (consumir a droga vai aos poucos se tornando mais importante do que coisas valorizadas pelo indivíduo anteriormente ao aparecimento da dependência);

5 - Estreitamento do Repertório (não importa mais onde e quando usar a substância, o que vale é evitar a abstinência);

6 - Reinstalação da Síndrome de Dependência (após um período de abstinência, um breve retorno ao consumo, pode fazer o indivíduo rapidamente voltar ao seu padrão de consumo antigo).

 

 

 

 

 

O conteúdo deste site é de domínio público, os textos aqui contidos podem ser reproduzidos desde que as informações não sejam alteradas e a fonte seja citada adequadamente. Para citar a fonte, copie a linha abaixo:

Site Roda Vida - Programa da Universidade Federal de São João del Rei para Prevenção, Tratamento e Pesquisa em Dependência Química (www.ufsj.edu.br/rodavida)