VEJA TAMBÉM A PROGRAMAÇÃO DO MINICURSO PARA ALUNOS DO 9º ANO NESSE LINK TEODOLITO: CONCEITO, CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO

 

 

Abertura

Homenagem ao Professor José do Carmo Toledo

Doutor em Educação Matemática (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, campus de Rio Claro/SP, com tese intitulada “Uma história do processo de institucionalização da área de Análise Matemática no Brasil”. Mestre em Matemática (1990) pela Universidade de Brasília - UnB, com dissertação intitulada “Condições de otimalidade e de épsilon-otimalidade em Programação Matemática”. Licenciado e Bacharel em Matemática (1987) pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Desde 12/12/1990 é professor do Departamento de Matemática e Estatística - DEMAT da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ. (Texto retirado do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8798023523817676

Local: Anfiteatro do CSA

 

Palestra - 26/10

TítuloSobre a solubilidade de equações polinomiais por meio de radicais

Local: Anfiteatro do CSA

PalestranteFábio Alexandre de Matos

Possui graduação em Matemática pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Matemática com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: Formas Quadráticas e Teoria de Galois

ResumoO problema de encontrar soluções para equações algébricas é, sem dúvida, uma das questões mais antigas na história da Matemática. Há registros de que em 1800 A.C. os babilônios já utilizavam técnicas para resolver equações polinomiais de grau 2. Entretanto, somente no século XIX, com o desenvolvimento da Teoria de Galois, é que foram obtidos resultados que nos permitem decidir se uma equação polinomial com coe cientes racionais é resolúvel por radicais, isto é, possui soluções que podem ser expressas por combinações finitas de radicais.

Nesta palestra, apresentaremos uma breve história sobre as equações polinomiais, passando pelos métodos conhecidos para encontrar soluções radicais de equações polinomiais de grau menor que ou igual a 4. Além disso, daremos uma breve justi cativa sobre a impossibilidade de se obter, em geral, soluções radicais para equações polinomiais de grau maior ou igual a 5.

 

Minicursos 

OBSERVAÇÃO: Os prerrequisitos dos minicursos são apenas informativos. O participante está livre para decidir qual minicurso quer fazer independente de ter, ou não, o prerrequisito.

 

Minicurso EDP

Título: Tópicos de Equações Diferenciais Parciais

Ministrante: Ronaldo Ribeiro Alves

Possui Doutorado em Matemática pela Universidade do Rio de Janeiro (2014), Mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2001) e Graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, atuando principalmente nos seguintes temas: semigrupos, gerador infinitesimal, estabilidade exponencial.

Resumo: O objetivo do minicurso é introduzir os problemas de valores de contorno clássicos usando séries de Fourier. Os tópicos abordados serão: Problemas de valores de contorno em coordenadas retangulares: Equação do calor, equação da onda, equação de Laplace.

PrerrequisitoCálculo 2

Número de participantes: 40 

Local: Sala 2.04 PAV

 

Minicurso 1

Título: Introdução ao LaTeX

Ministrante: Erasmo Tales Fonseca

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (2012) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Atualmente é professor na Universidade Estadual de Minas Gerais (Campus Divinópolis). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

ResumoLaTeX é um poderoso processador de texto livre de alta qualidade tipográfica, muito utilizado para comunicação e publicação em diversas áreas, como física, matemática, engenharia, estatística, ciência da computação, ciências biológicas, economia e política, sendo o padrão em publicações da Springer, Elsevier, Oxford Journals e American Physical Society, por exemplo. É também muito usado no Brasil na criação de teses e dissertações, principalmente na área das ciências exatas e naturais. Neste minicurso, faremos uma introdução à utilização do látex para a digitalização de textos matemáticos.

Prerrequisito: Não há

Número de participantes: 25 

Local: Laboratório\Sala 3.30 C

 

Minicurso 2

Título: Sobre o Teorema de Pappus

Ministrante: Viviane Pardini Valério - UFSJ

Possui licenciatura em Matemática (2002), mestrado (2006) e doutorado (2016) em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência no ensino superior e sua área de pesquisa é Sistemas Dinâmicos Anosov. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei.

ResumoNesse minicurso estudaremos o Teorema de Pappus atribuído ao conhecido matemático Pappus de Alexandria (290 d.C a 350 d.C), o último geômetra grego da antiguidade de importância. O teorema de Pappus afirma que dado um conjunto de pontos colineares A, B, C, e um outro conjunto de pontos colineares a, b, c, então os pontos de intersecção x, y, z dos pares de retas Ab e aB, Ac e aC, Bc e bC são colineares. O objetivo desse minicurso é apresentar uma demonstração algébrica desse Teorema e mostrar como esse resultado pode gerar resultados matemáticos atuais.

PrerrequisitoGeometria Analítica e Álgebra Linear

Número de participantes: 40

Local: Sala 2.04 PAV

 

Minicurso 3 

Título: A Matemática do movimento: o uso do GeoGebra nas atividades docentes.

Ministrante: Alexandre Alves Oliveira - Graduando do Curso de Matemática da UFSJ

ResumoO GeoGebra é um software matemático que conecta a Geometria e a Álgebra em uma interface simples e interativa proporcionando uma liberdade do usuário em sua manipulação e criação. Este minicurso tem por objetivo revelar algumas funções deste software e incentivar o espírito criativo dos professores, principalmente no que se refere à utilização do mesmo como ferramenta no Ensino de Matemática. Serão apresentados artifícios, como dependência de objetos em movimento, que buscam chamar a atenção do aluno almejando seu interesse no estudo da Matemática e proporcionando ao professor uma base sólida para que o mesmo se sinta confortável na utilização desta ferramenta em suas aulas.

PrerrequisitoConhecimentos básicos de funções elementares.

Número de participantes: 25

Local: Laboratório\Sala 3.25

 

Minicurso 4

TítuloAlgumas observações sobre a Característica de Euler. Uma introdução de elementos da história da matemática no ensino médio.

MinistranteMônica de Cássia Siqueira Martines - UFTM

Possui graduação em matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de História da Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: os primeiros doutorados em Matemática defendidos no Brasil e Relação de Euler.

Resumo: Este trabalho trata do problema das pontes de Königsberg resolvido por Euler em 1736, passando pela história dos polígonos e dos poliedros e terminando com o resultado sobre a propriedade geral dos poliedros, a qual Euler se interessou e tentou provar. Euler, no entanto, fez notar que estes resultados (das pontes de Königsberg e da propriedade geral dos poliedros) aparentemente faziam parte de um ramo da geometria cujas relações dependiam das posições por si só, e não das suas grandezas. Porém, somente no final do século XIX e início do século XX, que estes fatos e alguns outros foram sistematicamente estudados e, finalmente, se transformou em assunto da topologia. Este material tem o objetivo de trabalhar com estes problemas, mostrar a resolução de Euler e de trazer algumas atividades para serem utilizadas por professores do Ensino Médio em suas aulas. 

Material necessário: tesoura e cola

Número de participantes: 40

Local: Sala 2.04 PAV

 

Minicurso 5 

TítuloIntrodução aos Códigos Corretores de Erros

Ministrante: Anderson José de Oliveira- UNIFAL

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário do Sul de Minas, (2006). Pós-graduado em Matemática Empresarial, (2007) e Docência em Ead, (2008), pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Mestre em Engenharia Elétrica, com pesquisa na área de matemática aplicada, (2012), pela UNICAMP. Doutor em Engenharia Elétrica pela UNICAMP, trabalhando na área de telecomunicações e telemática, com pesquisa em matemática aplicada (equações diferenciais fuchsianas, geometria hiperbólica, uniformização de curvas algébricas), (2017). Atuou como professor de 2007 a 2009 no Centro Universitário do Sul de Minas, onde ministrou disciplinas como Matemática Fundamental, Estatística Aplicada ao RH, Cálculo Diferencial e Integral I, Geometria Analítica, Geometria Plana e Espacial, Ferramentas de Análise de Gestão, Cálculo Numérico, para os cursos de graduação: Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Gestão de RH, Automação Industrial. Matemática, Física, Gestão Comercial, Sistemas de Informação. Atuou como professor de Matemática, no Centro Integrado Sesi Senai de São Gonçalo do Sapucaí para o Ensino Médio, de 2008 a 2009. Atualmente é professor efetivo do Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG.

Resumo: O advento de novas tecnologias proporciona sistemas de comunicação cada vez mais modernos. O estudo de sistemas de comunicação digital nas mais diversas áreas tem possibilitado o estudo e desenvolvimento de teorias matemáticas que sirvam de suporte às novas tecnologias digitais. No processo de transmissão de informação desde o emissor até o receptor, podem ocorrer interferências, os chamados ruídos, os quais podem comprometer a confiabilidade e efetivo envio da informação. O objetivo deste minicurso é apresentar os principais elementos de um sistema de comunicação padrão, bem como uma introdução aos códigos corretores de erros, com importantes definições como matriz geradora, matriz verificação de paridade, capacidade de correção e detecção de erros, síndrome, padrões de erros e possíveis aplicações, como o processo de transmissão de informação genética.

PrerrequisitoÁlgebra Linear e Estruturas Algébricas. 

Número de participantes: 40

Local: Sala 2.05 PAV

 

Minicurso 6

Título: Introdução ao Software R com noções em Estatística Experimental

Ministrante:  Davi Butturi Gomes - UFSJ

Possui graduação em Ecologia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008), mestrado em Biometria pela UNESP - Universidade Estadual Paulista de Mesquita Filho (2011) e doutorado em Ciências (Estatística e Experimentação Agronômica) pela USP - Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) em Minas Gerais. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística Aplicadas, com ênfase em bioestatística e ecologia quantitativa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de dados categóricos, modelos lineares generalizados vetoriais, estatística experimental, ecologia estatística e ecotoxicologia.

ResumoTendo em vista sua popularidade, livre acesso e flexibilidade, o programa R é uma das plataformas mais recomendadas para realizar análises estatísticas de dados oriundos das mais diversas áreas da ciência. Assim, este curso tem como objetivo fornecer ao participante conhecimentos iniciais da linguagem programação R, com foco em Estatística Experimental. O curso está dividido em duas partes, a saber, (i) panorama em linguagens orientadas a objetos e operações simples (leitura de dados, estatística descritiva, gráficos, operações com matrizes e vetores); (ii) conceitos em planejamento de experimentos e delineamentos notáveis, análise de variância, regressão linear simples e múltipla.

Pré-requisitoTer cursado disciplina de Estatística e Probabilidade, Estatística Básica ou outra disciplina elementar de estatística.

Número de participantes: 25

Local: Laboratório\Sala 3.33

 

Mesas Redondas

Mesa Redonda 1

Perspectivas da Educação Inclusiva

Local: Anfieatro do CSA

Participantes:

Anderson Geraldo Rodrigues

Atualmente mestrando em Literatura da UFSJ(2016-2 a 2018-1) e Professor de Libras efetivo do Setor de Ensino Geral no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia na região sudeste de Minas Gerais(IFSUDESTEMG,). Foi Professor de Libras Substituto do Departamento de Letras, Artes e Cultura (Delac) da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)Junho/2014. Especialista em Libras e Educação para Surdos pelo Centro Universitário Internacional Uninter (2013). Licenciado em Letras/ Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Professor de Libras, certificado pelo Prolibras-MEC/ UFSC (2007). Tradutor-Intérprete do par linguístico Libras Português, certificado pelo Prolibras-MEC/ UFSC (2010). Instrutor de Libras pelo Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez - CASBH/ DESP/ SEEMG (2004). Foi, durante anos (2004-2013) instrutor de Libras, formador de instrutores de Libras, formador de intérpretes de Libras Português e professor de ensino de Português como Segunda Língua (L2) do CASBH/ DESP/ SEEMG. Tem experiência na área de Língua Brasileira de Sinais (Libras), atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de Libras como L1 para surdos e como L2 para ouvintes, ensino de português como L2 para surdos e tradução-interpretação de Libras-Português,Atualmente secretário da associação dos Surdos de São João Del Rei-ASSJ-2014 a 2017(voluntario). professor de sala de recurso das escolas estaduais Inácio Passos e Dr.Garcia de Lima da cidade de são joão del rei-mg(2015).

 

Filippe de Melo Lopes

Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ). Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), integra o Núcleo de Pesquisa "Eiras e Beiras" e o Núcleo de Estudo, Pesquisa e Intervenção em Saúde (NEPIS), vinculados ao Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP). Atualmente é conselheiro no Conselho Regional de Psicologia Minas Gerais (CRP-04), coordenando as comissões de Saúde Mental, álcool e outras drogas e a comissão de Psicologia e Relações etnico-raciais. Psicólogo do ambulatório de Saúde Mental do município de São Tiago (MG).Realizou atividade de docência no Centro Regional de Referência da UFSJ (CRR/ UFSJ). Atua como colaborador do Espaço Terapêutico Antonin Artaud.

 

Jacqueline Sade Tayer

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei a partir de março de 2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial. Atua na Superintendência Regional de Ensino de São João del-Rei há 30 anos como Analista Educacional, onde acompanha as a;cões pedagógicas das escolas estaduais,leciona no IPTAN- Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, no Curso de Pedagogia. Atua como Professora Orientadora de Estágio Supervisionado no Curso a Distância -NEAD/ Graduação em Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei.

 

Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo

Graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1999) e na Universidade Federal Fluminense - UFF (2008), respectivamente, e pós-doutorado na UFMG (2014). faz parte do Programa de Pós-graduação Processos Socioeducativos e Praticas Escolares (Mestrado em Educação) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde também atua como Professora Adjunta. Coordena o PIBIB/Pedagogia e desenvolve pesquisas relacionadas aos processos de inclusão no campo de intersecção entre Alfabetização e Letramento e entre Cinema e Educação. É membro do Núcleo de Pesquisa Linguagens, Culturas e Educação - LINCE/UFSJ e do Núcleo de Pesquisa sobre a Condição e Formação docente - PRODOC/UFMG. Também participa da Rede KINO - Rede Latino-americana de Cinema e Educação.

 

 

Mesa Redonda 2

Experiências que deram certo

Local: Anfieatro do CSA

Participantes: 

Geraldo Amintas de Castro Moreira

Licenciatura em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ubá(MG). Pós-graduação “lato sensu” pela Faculdade Claretiana de Batatais(SP)

Experiência profissional: Professor de Educação Básica (Ensino Fundamental e médio)  por 38 anos.

Instituições onde lecionou: E.E Terezinha Pereira (Dores do Turvo.MG),  E.E. Antonino Teixeira de Carvalho (Alto Rio Doce.MG) e Colégio Municipal Levindo Coelho (Dores do Turvo.MG).

 

Ivana de Vasconcellos Latosinski

Possui graduação em Matemática Computacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Sistemas Dinâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: termostatos gaussianos e dinâmica conformalmente simplética.

 

Maria Goretti Resende Santos

Leciona Matemática na Educação Básica há mais de 14 anos nas escolas públicas de Resende Costa. É formada em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei. Trabalha no Ensino Fundamental (6o ano ao 9o ano) e Ensino Médio.

Formação: Licenciatura Plena em Química e Licenciatura Plena em Matemática

Instituições em que leciona: Escola Municipal Paula Assis e Escola Estadual Assis Resende

 

Neil da Rocha Canedo Junior

Possui graduação em Matemática (Licenciatura plena) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Valença (1994) e mestrado em Mestrado Profissional em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Atualmente é membro de grupo de pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor de Matemática da Prefeitura de Juiz de Fora e professor de Física do Governo do Estado de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Modelagem Matemática e Educação Financeira.


Última atualização: 07/09/2018