Certificados aqui - Participantes ouvintes

Certificados aqui - Palestrantes, mesa redonda, ministradores das oficinas

Certificados aqui - Comissão organizadora

 

Semana Acadêmica da Matemática da UFSJ (SEMAT) é um evento realizado periodicamente pelos docentes e discentes do curso de Matemática Licenciatura e Bacharelado no Campus Santo Antônio na cidade de São João del-Rei.  Este evento possui como propósito fundamental a criação de um ambiente onde docentes, discentes, pesquisadores e a comunidade local possam interagir divulgando e compartilhando experiências acadêmicas e/ou técnico-científicas nas áreas de Matemática Pura e Aplicada, Educação Matemática e Estatística.

Após dois anos de pandemia, com apenas atividades virtuais na UFSJ, finalmente voltamos a realizar nosso tradicional evento presencial em sua XIV edição comemorando os 20 anos do curso de Licenciatura em  Matemática. Para relembrar um pouco a história do curso estamos organizando uma mesa redonda intitulada: 20 anos do curso de Matemática na UFSJ: passado, presente e futuro. Contaremos com a presença de ex-coordenadores do curso e membros da comissão de criação do curso de Matemática-Bacharelado, que completa 03 anos neste ano. 

 

PROGRAMAÇÃO - SEMAT 2022

Local do evento: Anfiteatro do CSA e as oficinas no PAV.

 

Mesa redonda 1: "20 anos de Licenciatura em Matemática na UFSJ: passado, presente e futuro" 

Convidados: Ex-coordenadores da Licenciatura: professores Romélia, Francinildo, Fabíola, Carolina, Flávia, Viviane Oliveira, Patrícia e professor Wilker Thiago, membro do Bacharelado.

 

Mesa redonda 2: " O que a Licenciatura em Matemática da UFSJ me proporcionou

Convidados: Egressos do curso de Licenciatura

 

Palestra 1: Ações Afirmativas e Educação Matemática: debatendo a Lei de Cotas e os encontros entre diferenças

PalestranteRonaldo André Lopes - Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de Ensino de Ciências e Matemática, São Carlos-SP.

Resumo: Qual o papel da Educação Matemática no contexto das políticas de ações afirmativas? Em 2022, a Lei de Cotas completa 10 anos de promulgação, sendo uma ação afirmativa de muita relevância para o cenário universitário brasileiro e que será revisada em breve. As reflexões sobre as ações afirmativas no âmbito da Educação Matemática ainda são pouco abordadas na literatura, demandando estudos e o aprofundamento nessa temática. De modo geral, a Educação Matemática pode se engajar em aspectos que ultrapassam o acesso ao ensino superior, permitindo discussões sobre a permanência, o progresso e a sobrevivência acadêmica dos estudantes (SILVA, 2016). Além disso, pode contribuir para reflexões sobre a estrutura pedagógica e organizacional dos cursos da área de Ciências Exatas. Assim, é possível pensar nas ações afirmativas nas dimensões de ingresso, permanência e pós-formação. Já em um cenário mais específico, as ações afirmativas podem ser vistas como um espaço para os encontros entre diferenças. Skovsmose (2019) destaca que as diferenças sociais, econômicas, étnicas, raciais, de gênero, dentre outras, podem ser abordadas em Educação Matemática. Assim, no contexto das ações afirmativas, a diversidade racial e cultural dos estudantes podem favorecer a prática da tolerância e o reconhecimento, potencializando o aprendizado com as diferenças existentes em determinado grupo. Tendo em vista esse engajamento da Educação Matemática no contexto das ações afirmativas, tenho pesquisado sobre o alcance da Lei de Cotas em universidades federais, analisando a taxa de ocupação das vagas em cursos superiores, o perfil racial dos ingressantes e simulações sobre um possível cenário sem a Lei de Cotas na universidade. Além disso, durante a pesquisa de mestrado, analisei como ocorreu a integração social e acadêmica e como as microagressões raciais afetaram os estudantes na área de Ciências Exatas da UNIFAL-MG, dentre outros fatores. Os estudos realizados têm apontado a importância da Lei de Cotas na diversidade social, racial e cultural nos campi universitários e possíveis dimensões de engajamento da Educação Matemática nesta temática, na busca por compreender e elaborar estratégias que favoreçam a permanência e progresso acadêmico de estudantes pertencentes a grupos sub-representados nas universidades públicas brasileiras (LOPES, 2022). 

 

Palestra 2:   "Reflexões Sobre a inserção do Pensamento Computacional no Ensino Básico"  

PalestranteProfesssor Juan Carlos Zavaleta Aguilar - DEMAT/UFSJ

Resumo: Esta palestra tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a inserção e a contribuição do Pensamento Computacional no conteúdo de Matemática no ensino básico. Algumas abordagens serão: a Educação 4.0; desenvolvimento de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular; perspectivas computacionais; formação de docentes em Matemática que atuam no ensino básico. 

 

Palestra 3: "Desafios e Emoções na Universidade: Vamos falar sobre isso?"

Palestrante: Psicóloga Christiane Guimarães de Aquino - PROAE/UFSJ

ResumoNa palestra trato de temas como organização e rotina de estudos,  percepções, formas de se pensar a respeito do próprio processo de aprendizagem, ansiedade, enfim algumas "pinceladas" a respeito da vida universitária.

 

Oficina 1: "Uma possibilidade de operar com frações: o caso de estojo de frações"

Responsável: Professora Viviane Cristina Almada de Oliveira - DEMAT/UFSJ

Resumo: Este minicurso visa a tratar de aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem de frações e apresentar aos participantes o material estojo de frações como uma possibilidade de abordadem às operações com frações na Educação Básica.

Pré-requisito: Não há.

Local: Laboratório de Ensino de Matemática - Sala 1.01 (PAV)

Número de vagas: 20 vagas

 

Oficina 2: "Geometria e comportamentos singulares" Oficina cancelada!

Responsável: Professora Camila Mariana Ruiz - FAMAT/UFU

Resumo: A ideia é usar conceitos de Geometria Analítica, Cálculo I e Cálculo II para identificarmos relações entre singularidades de funções e de curvas através de seus comportamentos geométricos.

Pré-requisito: Cálculo 1, 2 e 3 e Álgebra Linear

Local: Sala 1.14 (PAV)

Número de vagas: 30 vagas

 

Oficina 3: "Construção de gráficos de função"

Responsável: Professora Gheyza Ferreira da silva - DEMAT/UFSJ

ResumoA análise de gráficos é importante em diversas disciplinas do curso de Matemática. Os gráficos de funções auxiliam na interpretação e compreensão de vários problemas em diversas áreas. Por exemplo, os gráficos são de suma importância nos cursos de Cálculo onde são feitos o estudo de funções, cálculos com funções e aplicações. Nesta oficina, vamos estudar como esboçar os gráficos de algumas funções. Veremos como a geometria pode facilitar a álgebra através da visualização gráfica das funções.

Pré-requisito: Não há.

Local: Sala 2.14 (PAV)

Número de vagas: 30 vagas

 

Oficina 4: "Overleaf: Uma introdução à linguagem LaTex"

Responsáveis: Professor Victor Simões Barbosa - UFSC e Professor Pedro Benedini Riul - DEMAT/UFSJ

ResumoA linguagem LaTex (uma abreviação de Lamport Tex) foi criada na década de 80 pelo cientista da computação estadunidense Leslie B. Lamport. O LaTex é um sistema de preparação de documentos em que ao escrever, o autor usa um texto simples, ao invés do texto formatado encontrado em outros processadores de texto, que depois é compilado para um arquivo, em geral no formato DVI ou PDF, que é adequado para impressão ou distribuição digital. Considerada pela comunidade científica como uma das melhores soluções para criação de literatura técnica, dada a versatilidade oferecida para criação de textos recheados de equações, referências cruzadas e referências bibliográficas, se popularizou especialmente entre os matemáticos. O objetivo deste minicurso é oferecer uma breve introdução ao uso do LaTex para a criação e edição de textos científicos, iniciando por ferramentas envolvendo a estrutura e organização de documentos, além de apresentar alguns recursos deste editor, tais como: formatação de fórmulas e símbolos matemáticos, confecção de tabelas e inserção de figuras. Os conceitos do minicurso serão apresentados através do  https://www.overleaf.com/ um editor online gratuito de LaTex.

Pré-requisito: Não há.

Local: Laboratório 4.04 (PAV)

Número de vagas: 30 vagas

 

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS DE ALUNOS

Os estudantes que desejem apresentar um trabalho no formato oral deverão fazer inscrição no evento e, depois, enviar um resumo, usando o modelo doc (clique aqui) ou tex (clicando aqui para o logo do evento e aqui para o texto em tex), para o endereço de e-mail xivsematufsj@gmail.com até o dia 16 de Outubro de 2022. No campo 'Assunto' do e-mail, deverá constar: Apresentação Oral – Nome completo do/a Participante – Título da apresentação.

 

Podem ser submetidos trabalhos relativos à Projetos de Iniciação Científica, Projetos de Ensino e de Extensão. As apresentações orais serão realizadas no anfiteatro da UFSJ e terão duração máxima de 10 minutos para trabalhos individuais e 15 minutos para trabalhos em grupos, acrescidos 5 minutos para perguntas dos ouvintes e participantes. 

 

Os trabalhos aceitos, assim como data e horário de apresentação serão divulgados nesta página e pelo e-mail utilizado para submissão, até o dia 19 de Outubro de 2022.

 

Apresentação de trabalhos

Quarta-feira, dia 26/10/2022 - Destinado ao trabalhos de IC
 
20h às 20h15 min - O Modelo dos Campos Semânticos e materiais para Formação de Professores no CECEMCA: possíveis tessituras
 Palestrante: Letícia Arantes Rocha - Para o resumo clique aqui
 
20h15 às 20h30 - MKT e MTSK: uma revisão de literatura
Palestrante - Bruno Francis Souza - Para o resumo clique aqui
 
20h30 às 20h45 - Campos de Vetores e equações diferenciais ordinárias
Palestrante: Vanessa Lopes Asevedo - Para o resumo clique aqui
 
 
Quinta-feira, dia 27/10/2022 - Destinado aos projetos de Extensão
 
20h30min às 20h45min - UNIVERSIDADE NA ESCOLA E ESCOLA NA UNIVERSIDADE: A MATEMÁTICA EM FOCO
Palestrante: Vanessa Lopes Asevedo, Mayara Kelly Sousa  Isadora Fonseca  - Para o resumo clique aqui

20h45min às 21h - Conexão: PROFMAT - UFSJ e Ensino Básico
Palestrantes: Vanessa Coelho dos Santos e Ana Cristina Porto Silveira- Para o Resumo clique aqui

 

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Para a realização dos cafés durante o evento, pedimos uma contribuição, não obrigatória, aos participantes:

R$ 20,00 - alunos da graduação ou do ensino básico

R$ 30,00 - professores do ensino básico

R$ 50,00 - professores universitários e outros

Dados bancário para contribuições voluntárias:

Lorena Mara Costa Oliveira

Chave do PIX: xivsematufsj@gmail.com

Para se inscrever no evento, preencha o formulário de inscrição aqui!

 

Contato do evento: xivsematufsj@gmail.com

 

Comissão organizadora:

Docentes: Patrícia Tempesta, Viviane Pardini Valério, Flávia Cristina Figueiredo Coura, Wilker Thiago Resende Fernandes, Viviane Cristina Almada de Oliveira, Romélia Mara Alves Souto, Gheyza Ferreira da Silva, Lorena Mara Costa Oliveira.

DiscentesLaura Aparecida Silva, Ana Carolina Nicodemos da Silva, William da Fonseca Leão, Maria Luiza de Lima Costa, Ana Clara Moreira de Almeida, Bruno Francis Sousa, Mayara Kelly Sousa, Leandra Egg Campos, Adeber Andrade Filho, Vanessa Lopes Asevedo, Larissa Aparecida Resende Pires, Elielsom Domingos Dias Moreira , Pedro Henrique Nascimento Paiva, Samuel Coimbra Carvalho, Tamara Sabina Orlando, Letícia Arantes Rocha, Mariza Aparecida Teixeira, Tainara Natali Diniz, Bruno Augusto da Silva.


Última atualização: 12/09/2023