A X SEMAT será realizada durante os dias 24 a 28 de outubro de 2016.

Se inscreva e venha compartilhar saberes, experiências e o amor pela matemática conosco!

 

Comissão Organizadora

Docentes do Curso de Matemática

lotados no DEMAT:

Carolina Fernandes Molina Sanches

Fabíola de Oliveira Miranda

Lorena Mara Costa Oliveira

Viviane Cristina Almada de Oliveira

Discentes do Curso de Matemática:

Alexandre Alves Oliveira - 141000046

Amanda Lane Cipriani-141000049

André Inácio da Silveira -161000015

Andreia Oliveira Cruz -161000017

Anerrize Cintia Goncalves -151000003

Ariadne Lima Botelho -161000032

Bárbara Cristina Dâmaso de Jesus-141000001

Camila Costa Maquiné -131000017

Denise de Assis Paiva -131000014

Erica Ermelinda Souza Resende - 1610000022

Isabela da Silva Lima -161000013

Izabela Maura Santos Silva - 121000010

Izaura Caroline da Silva Santos - 131000035

Jennifer Caroline Maia Cardoso -131000036

Jose Henrique Renno-161000021

Júlio Cesar de Resende Melo -151000001

Kaio Trindade Mineiro Vale-141000018

Keityelle dos Santos Carvalho-141000020

Leticia Belo Bergo-141000042

Letícia Oliveira Carazza - 161000033

Luana de Carvalho Maciel -131000031

Maira Silva Maia -151000002

Marcelo Ribeiro Goulart - 161000001

Margreicy Celia Alves Rodrigues -141000011

Matheus Claudino Pereira -161000028

Matheus Henrique dos Santos -161000005

Milene Lídia da Silva Mariano -131000026

Natalia de Lourdes Costa -141000012

Nicole Bageto Campos -151000040

Paloma Elisa de Souza -151000010

Rebeca Ramona Dias Rodrigues -131000027

Renata Andrade Adelino -121000020

Ricardo Vieira Lima -141000019

Thuany Raphaella Mendes Amaral -151000038

 Túlio Ricardo Cunha - 141000052

Valquíria Ascenção da Silva -151000052

Walter Luís Moura Silva-151000004

 

A programação da X Semana da Matemática palestras,  mesas redondas,  minicursos e seções de comunicação, conforme quadro e especificações abaixo: 

 

Programação da X SEMAT

 

 

24/10

25/10

26/10

27/10

28/10

19h às 19h20min

Abertura

Mesa redonda 1 

(pós graduandos)

Mesa redonda 2

(professores atuantes)

Minicursos

4, 5 e 6

Minicursos

4, 5 e 6

19h20min às 19h55min

Palestra de abertura

19h55min às 20h50min

Mesa redonda 2

20h50min

às 21h

Intervalo

Intervalo 

Intervalo

Intervalo 

Encerramento

21h às 22h50min

Minicursos

1, 2 e 3

Minicursos

1, 2 e 3

Apresentação oral de trabalhos

Palestra 1

 

 

Apresentação oral de trabalhos

As apresentações acontecerão nas salas (2.05, 2.20 e 2.21), de acordo com as tabelas a seguir:

 

Minicursos 

Minicurso 1

Título: Introdução ao estudo de séries temporais utilizando o software Gretl

Ministrantes:  Rejane Correa da Rocha e Luciane Teixeira Passos Giarola - UFSJ

Número de participantes: 35

Local: Sala 3.30 C

Pré-requisitoter cursado disciplina de Estatística e Probabilidade

ResumoA metodologia de séries temporais pode ser amplamente aplicada a diversas áreas do conhecimento: Engenharias, Economia, Epidemiologia, entre outras. Neste minicurso serão tratados os modelos de Box e Jenkins através da análise de séries temporais reais utilizando o software GRETL. Uma série temporal é um conjunto de dados observados em diferentes instantes de tempo. Inicialmente serão apresentados alguns conceitos básicos necessários e, posteriormente, será feita a modelagem de uma série temporal real. O objetivo é introduzir o estudo de séries temporais a fim de ampliar o conhecimento dos alunos em Estatística e motivar estudos posteriores na área. Assim, trata-se de um minicurso mais prático que teórico.

 

Minicurso 2

Título: Sequências Recorrentes

Ministrante: Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira (Gugu) - IMPA

Número de participantes: Ilimitado

Local: Sala...

ResumoApresentaremos as noções gerais de sequências recorrentes, e de sequências recorrentes lineares, que serão o assunto central do minicurso, embora consideremos algumas recorrências não-lineares específicas, como x_{n+1}=x_n^2-2. Veremos que sequências recorrentes lineares têm como casos particulares as progressões aritméticas, as progressões geométricas e sequências de valores de polinômios nos inteiros. Apresentaremos exemplos clássicos, como a sequência de Fibonacci. Discutiremos o problema de encontrar fórmulas para o termo geral de uma sequência recorrente linear, e problemas de natureza aritmética ligados a sequências recorrentes.

 

Minicurso 3 

Título: Bilhares

Ministrante: Reginaldo Braz Batista - UFJF

Número de participantes: 40

Local: Sala ...

Pré-requisitoter cursado disciplina de Cálculo I.

Resumo: O Problema do Bilhar consiste  em descrever a dinâmica de uma partícula que se move em linha reta no interior de uma região plana Q (mesa de bilhar ) sofrendo colisões elásticas nos impactos com o bordo  de Q.  Este problema define uma classe bastante estudada de sistemas dinâmicos discretos cuja dinâmica varia entre a  "ordem" e o "caos". Neste mini curso faremos uma breve introdução à teoria matemática dos bilhares. Apresentaremos alguns bilhares ordenados e caóticos e trataremos do problemas de determinar a existência de trajetórias periódicas para estes sistemas.  Apresentaremos alguns resultados clássicos  e alguns problemas em aberto.

 

Minicurso 4

TítuloUma breve introdução à probabilidade

Ministrante: Pedro Franklin Cardoso Silva - UFMG

Número de participantes: Ilimitado

Local: Sala ...

Resumo: O curso irá abordar os fundamentos da probabilidade utilizando conceitos da Teoria da Medida. Iremos abordar os seguintes tópicos: Espaços de medida; axiomas de Kolmogorov; alguns modelos básicos: distribuições binomial, hipergeométrica, multinomial, Poisson, exponencial, uniforme; variáveis aleatórias; função de distribuição; esperança e variância de uma variável aleatória. Independência.

Material: Livro "Introdução à Probabilidade" de Leonardo Rolla que pode ser baixado gratuitamente na página do autor: http://mate.dm.uba.ar/~ leorolla/teaching/intro- probab.pdf

 

Minicurso 5 

Título: Educação Matemática: aspectos históricos de uma área de pesquisa

Ministrante: Filipe Fernandes - UFMG

Número de participantes: 20

Local: Sala ...

Resumo: O objetivo principal deste minicurso é discutir aspectos históricos de constituição e consolidação da Educação Matemática como área de pesquisa no espaço científico-acadêmico brasileiro. Espera-se elaborar, compartilhar e debater compreensões sobre a Educação Matemática, destacando a multiplicidade de questões e abordagens com as quais, hoje, a área de pesquisa dialoga.

 

Minicurso 6

Título: Criação de games no auxílio da prática docente e viabilização da interdisciplinaridade

Ministrante: Ana Clara Santos Araújo - Colégio Tiradentes - PMMG

Número de participantes

Local: Sala ...

Resumo: Neste link Resumo aqui

Material: Para participar deste minicurso, o participante deve levar seu notebook e baixar o seguinte software: https://construct-2.br.uptodown.com/windows.

 

Palestras

Palestra de abertura

Título: Matemática Financeira.

Local: Teatro do CSA

Palestrante: Amarildo Melchiades da Silva - UFJF

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1997), doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Pós-Doutorado na Rutgers, The State University of New Jersey (2011/2012). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática. É professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFJF atuando na linha de pesquisa intitulada Ensino e aprendizagem da matemática, Análise dos condicionantes da sala de aula e Intervenção pedagógica em Matemática. Investiga a produção de significados para a matemática na Educação Superior e Educação Básica e atualmente está envolvido em pesquisas ligadas a Educação Financeira na Educação Básica. É lider do Núcleo de Investigação, Divulgação e Estudos em Educação Matemática - NIDEEM/UFJF - grupo de pesquisa cadastrado e certificado no CNPq.

 

Palestra 1

Título: Desenvolvendo o gosto pela Matemática através de Desafios Intrigantes, com ênfase em Combinatória e Probabilidade.

Local: Anfiteatro do CSA

Palestrante: Luciano Gumarães Monteiro de Castro

Resumo: Por que em países como Romênia, Hungria ou Rússia a maioria da população cresce aprendendo a gostar de Matemática (ao contrário do que ocorre no ocidente)? Durante este minicurso exploraremos um dos motivos principais: o foco na resolução de problemas intrigantes que aproveitam a curiosidade natural dos estudantes. Enfatizaremos Combinatória e Probabilidade por serem temas tradicionalmente considerados difíceis mas que se revelam adequados ao desenvolvimento do pensamento matemático nas mais diversas idades.

 

 

Mesas Redondas

Mesa Redonda 1

Local: Teatro do CSA

Coordenadores:

- Marcília Bruna dos Reis Teixeira

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Mestre em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Atualmente cursa Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela UFLA. Atua e tem interesse nas áreas de Estatística, Geoestatística, Matemática.

 

- Suelen Sabrina Silva

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei (2014). Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente na educação básica.

 

- Daniele Pires Magalhães

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São João del Rei (2012) e mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Está cursando doutorado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, é professora do Centro de Engenharias Doctum e faz parte do Núcleo Docente Estruturante da Engenharia Elétrica.

 

Marianna Resende Oliveira

Possui graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade Federal de São João del-Rei (2011) . Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2014. Professora Assistente I da Universidade Federal de São João del-Rei. Professora orientadora dos alunos campeões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - em 2013 e 2014. A partir de 2014, passou a fazer parte do corpo docente do programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT/SBM).

 

Mesa Redonda 2

Local: Teatro do CSA

Coordenadores:

- Maximiliano Garcia de Almeida

 Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei (2015). Durante a graduação, participou de um grupo de pesquisa que buscava debater e produzir publicações sobre a formação de professores que ensinam matemática - FOPEM/UFSJ. Interessado tanto em matemática pura, ênfase em Álgebra Linear e Análise Real, quanto na grande área de Educação Matemática e História da Matemática. Possui experiência como docente na educação básica, como professor regente de turma de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Barroso, MG

 

- Arnaldo Lourenço Jaques

Engenheiro Agrícola (1985) formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje Universidade Federal de lavras (UFLA). Formado em Ciências (1997) Licenciatura Curta pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI) e Licenciado em Matemática(1999) pela Universidade do Estado de Minas Gerais(UEMG).Pós Graduado (1998) em Matemática pela Fundação de Ensino Superior de São João del-Rei (FUNREI). Lotado na Escola Estadual Doutor Garcia de Lima em 2001 onde atua como diretor desde 2008.Professor de Matemática da Rede SESI de Ensino na Escola SESI Dom Bosco desde 2005. 

 

- Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi

É licenciada em Matemática (2011) pela Universidade Federal de São João del-Rei e Mestre em Educação (2014) pela mesma universidade. É docente do Colégio Imaculada Conceição e professora formadora do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - Polo MG, que é vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais, ao Instituto Paulo Montenegro e a ONG Ação Educativa, que tem por objetivo desenvolver trabalhos no campo da Educação Matemática através do uso com pesquisa de opinião na Educação Básica. Possui interesse nas seguintes áreas: Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramento e Numeramento, Ensino e aprendizagem da Matemática, Formação de professores que ensinam matemática.

 

Troca Solidária de Livros

 

Sabe aquele livro que você não usa mais? Aquele livro acadêmico ou alguma revista que está ai guardadinho na sua casa? Ou até mesmo aquele livro de romance, suspense ou de terror que você já leu centenas de vezes e gostaria que mais pessoas conhecessem a história que você adora? Que tal fazermos uma troca de livros?


Acontecerá na X SEMAT uma troca solidária de livros. Participe você também.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 07/09/2018