Professor Dr. BERILO LUIGI DEIRÓ NOSELLA


Currículo Resumido: Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Teatro do Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Mestrado Acadêmico do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP, curso que coordenou tanto a elaboração e aprovação do projeto como sua implantação na Instituição (2012-2014). Coordena o projeto de ensino e pesquisa “Dias Gomes e Jorge Andrade em cena: análises dos processos históricos de modernização da cena brasileira” aprovado e financiado pelos editais Programa Primeiros Projetos/FAPEMIG e Edital Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas/CNPq. Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Atualmente realiza o Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, desenvolvendo o projeto “Capocomicato e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação na dramaturgia pirandelliana”. Atualmente é Vice-Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Política e Cena (UFSJ) e pesquisador vinculado aos Grupos de Pesquisa do CNPq: Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas (GPAC)-UFSJ; Estudos de História e Historiografia do Espetáculo-UNIRIO; e Grupo de Estudos em Dramaturgia Letra e Ato-UNICAMP. Junto ao GPAC-UFSJ, é responsável pela manutenção e zelo do acervo de documentos teatrais sob coordenação do prof. Alberto Tibaji. Autor do livro “Inacabamento, um gesto de resistência na história: a metateatralidade de Luigi Pirandello e Jorge Andrade”. Tem experiência na área de Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo, atuando principalmente nos seguintes temas: Iluminação Cênica, Teoria e História do Teatro, Dramaturgia Moderna e Encenação Moderna.

 

 

Áreas de atuação:   Artes-Teatro, com ênfase em Teoria e História do Teatro, Análise do Texto e de Cena Teatral e Elementos Visuais do Espetáculo

 

•Palavras-chave: Iluminação cênica, dramaturgia moderna, História e historiografia do teatro, História cultura do teatro

 

Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão: Ensino e Pesquisa - “Dias Gomes e Jorge Andrade em cena: análises dos processos históricos de   modernização da cena brasileira” (em conclusão em julho de 2018); e

Ensino e Pesquisa -    “Iluminação cênica e metateatro: o fazer e o pensamento da iluminação entre o  real e o ficcional” (início em agosto de 2018).

 

Links para páginas pessoais: http://berilonosella.wixsite.com/historiapoliticacena

 

CURRÍCULO LATTES

http://lattes.cnpq.br/2696544764397266

 


Última atualização: 11/06/2025