Disciplinas - Planos de Ensino


 

 

Planos de Ensino 2020/01                                                

 

 

 IPAs

Disciplinas C.H. Professores
Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço
72h

 Ana Dias
Princípios da voz em cena: A escola do Desvendar da Voz

72h

Maria Cordélia
Introdução às ações físicas na perspectiva stanislavskiana 72h
 Frederico Bustamante
Improvisação cênica: o corpo e a voz na cena teatral

72h

Maria Cordélia
Improvisação cênica

72h

André Magela

 

IFSCs

Disciplinas

C.H.

Professores

Estética

72h Alberto Tibaji

História da arte

72h Guilarduci

Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX

72h Claudia Braga

Leitura e escrita acadêmica

72h Davi

Teatro e Cinema – Interseções, trocas e aproximações da 7a Arte com as Artes Cênicas

72h Bárbara


 

 

   

IECTs

Disciplinas

C.H.

Professores

Mercado de trabalho e produção artística

72h Bárbara

Direção Teatral – Cena Dialética

72h Carina
72h Regilan

 

PAs/PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Cena Híbrida e representação não interpretativa

72h Adilson

A dança no trabalho do ator

72h Juliana Monteiro

TMAC – O oriente e o ocidente no trabalho do ator

72h Juliana Monteiro

Peter Brook, o vazio e a representação teatral

72h Frederico Bustamante

TMAC – Gags e vivência de palhaço

72h Ana Dias

 

 

ECTs/PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Iluminação – desenho de luz para cena: criação, projeto e execução

72h Berilo 

Laboratório de Montagem – Teatro e Política

72h Carina

A construção do espaço a partir da maquete: fragmentos poéticos e dramatúrgicos

72h Regilan

Indumentária: O figurino que atores e atrizes fabricam

72h Regilan

 

PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores
 
 
          
72h André Magela

 

 

FSCs:

  

Disciplinas

C.H.

Professores

 Teatro Brasileiro: Teatro épico

72h Claudia Braga

     A herança das vanguardas no Teatro Contemporâneo            

72h Bárbara

História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues

72h Alberto 

 

 

TPETs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Filosofia da Educação

72h
Paulo Roberto Andrade
 

O jogo dramático francês

72h Davi

Teatro e Ensino: processos educativos em contextos de Educação Formal

72h Davi

Arte (Teatro) e as Políticas Educacionais

72h Guilarduci

 

 

GIPEs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Educação e Diversidade

72h  
Políticas Educacionais no Brasil 72h Tatiana

 

 

 

 


 

 

Planos de Ensino 2019/02

    DISCIPLINAS               C.H.              PROFESSOR     

IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETACAO TEATRAL: DIALOGOS SOBRE A PRATICA

72 H

ADILSON

IPA: IMPROVISACAO: INICIACAO AO JOGO DO PALHACO

72 H ANA DIAS

IPA: FUNDAMENTOS DA MUSICALIDADE CENICA

72 H  

IPA: PRINCIPIOS DA VOZ EM CENA: RELACOES VOZ E CORPO NO ESPACO CENICO

72 H  

IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTARIA

72 H   
IECT: DIRECAO TEATRAL: COMPOSICOES BIOGRAFICAS E AUTOBIOGRAFICAS

72 H

 

IECT: DIRECAO TEATRAL: TEXTO E CENA

72 H  CARINA

IECT: ILUMINACAO: FUNDAMENTOS TECNICOS

72 H CARINA E BERILO

IFSC: ETICA

72 H  ROGÉRIO PICOLI

IFSC: HISTORIA DA ARTE

72 H  

IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: A COMMEDIA DELL'ARTE

72 H  
 IFSC: TEATRO E CULTURA 72 h

GUILA

IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: TEATRO COMICO POPULAR

72 H TIBAJI

ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM TEATRAL: TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL

72 H FRED
ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM: ELEMENTOS VISUAIS 72 h

 

ECT/PCC: TEATRO DE RUA 72 h

 

PA/PCC: MUSICALIDADE E RITMO CENICO

72 H ANA DIAS

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: DRAMATURGIA CORPORAL

72 H JULIANA MONTEIRO

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: O CINEMA E O SIGNO CORPO NA TESSITURA DO FAZER TEATRAL

72 H FRED

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: VIEWPOINTS

72 H JULIANA MONTEIRO
TPET: ARTE-EDUCACAO: FORMACAO DE PROFESSORES EM ARTES  72 h

GUILA

TPET: EDUCACAO E RELACOES ETNICO-RACIAIS  72 h

INGRID SILVA

TPET: JOGOS NA EDUCACAO: O DRAMA DE ORIGEM INGLESA  72 h

DAVI

TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCACAO EM ESPACOS FORMAIS 72 h

MAGELA

TPET: PSICOLOGIA DA EDUCACAO 72 h

LARISSA MEDEIROS

TPET: TEATRO E ENSINO: O PROCESSO EDUCATIVO EM CONTEXTOS DE EDUCACAO  72 h

DAVI

GIPE: POLITICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL 72 h

 

GIPE: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 72 h

TELMA

GIPE: GESTAO E COTIDIANO ESCOLAR 72 h

TATIANA PINHEIRO 

GIPE: EDUCACAO E DIVERSIDADE 72 h

 

FSC: TOPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR  72 h

 

FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DIAS GOMES  72 h

CLAUDIA

FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DO MELODRAMA A TELENOVELA  72 h

CLAUDIA

 

 

 

Planos de Ensino 2019/01

DISCIPLINAS CH Professor
ECT/PCC-ESTUDOS DE DRAMATURGIA: FUNDAMENTOS , CRISES E DEVIRES  DA FORMA DRAMÁTICA   72 H MARIA CLARA
ECT/PCC- LABORATÓRIO  DE ESCRITA CÊNICA: DRAMATURGIA EM  PROCESSO: CULTURA E POLÍTICA BRASILEIRA    72 H CARINA
ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: LEITURA DRAMÁTICA    72 H DAVI
ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: MÚSICA E CENA    72 H JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI
FSC - TEATRO BRASILEIRO: SÉCULO XX    72 H CLAUDIA BRAGA
FSC- TÓPICOS ESPECIAIS : HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: O TEATRO DE TADEUSZ  KANTOR   36 H ALBERTO TIBAJI
IECT- DIREÇÃO TEATRAL: PARADIGMAS CONCEITUAIS, TÉCNICOS E ESTÉTICOS 72 H CARLOS FREDERICO
IECT- DIREÇÃO TEATRAL: A ENCENAÇÃO MODERNA 72 H BERILO
IECT-  SONOPLASTIA: A COMPOSIÇÃO E A COMUNICAÇÃO DAS SONORIDADES NOS ESPETÁCULOS CÊNICOS 72 H MORGANA
IFSC- ESTÉTICA 72 H ALBERTO TIBAJI
 IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: DOS PRIMORDIOS A ANTIGUIDADE CLÁSSICA 72 H CLAUDIO ALBERTO
IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO DOS SÉCULOS XVII AO XIX 72 H CLAUDIA BRAGA
IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO RUSSO DE VANGUARDA: STANISLAVSKI E MEYERHOLD   72 H MORGANA
IPA- FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO  TEATRAL: STANISLAVSKI E A CONTEMPORANEIDADE 72 H CARLOS FREDERICO
IPA- JOGOS TEATRAIS: MODALIDADES DE JOGOS 72 H ANA DIAS
IPA- PRINCÍPIOS DE  EXPRESSÃO CORPORAL: DO MOVIMENTO EXPRESSIVO A CENA ESPETACULAR 72 H JULIANA MONTEIRO
IPA- PRINCÍPIOS DA EXPRESSÃO CORPORAL: PRESENÇA E ESPAÇO 72 H MARIA CLARA
IPA: VOZ EM CENA: CANTOS TRADICIONAIS E A CENA TEATRAL 36 H JULIANA MOTA
PA/ PCC- MUSICALIDADE E RITMO CÊNICO: A MUSICALIDADE DO CORPO CÊNICO E A BIOMECÂNICA TEATRAL 72 H MORGANA
PA/ PCC- TEORIAS  E  MÉTODOS DA ATUAÇÃO CÊNICA: TEATRO IMERSIVO E PARTICIPATIVO 72 H ADILSON SIQUEIRA
PA/ PCC- TEORIAS  E  MÉTODOS DE ATUAÇÃO CÊNICA: O ATOR, O INSTRUMENTO E A CENA 36 H JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI
FSC/TPET-  DIÁLOGOS  ENTRE  ARTE  E  SOCIEDADE 72 H MORGANA, BERILO,GUILA

FSC/ TPET: ARTE -EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: ILUMINAÇÃO E CENA MODERNA: HISTÓRIA E ESTÉTICA

72 H BERILO
TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM  ESPAÇOS NÃO FORMAIS 72 H DAVI
TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: PEÇA DIDTICA BRECHTIANA 72 H DAVI
TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS  FORMAIS 72 H CLAUIDIO GUILARDUCI
 
TPET: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 72 H

VICTOR NEIVA

PA/PCC: DANÇA: DANÇA  NO TRABALHO DO ATOR                                                                                  72H    JULIANA MONTEIRO
     

 

 

 

Planos de Ensino 2018/02

Disciplinas Professores
IECT- iluminação: fundamentos técnicos - (72h) Berilo
IECT- Direção teatral:Encenação moderna e exercícios de escrituras poéticas (72h) Nadiana
IECT- Cenografia e indrumentária: elementos visuais (72h) Maria Clara    
IFSC- Ética (72h) Rogério Picolli
IFSC- História do espetáculo: o ator no século de ouro espanhol e no renascimento (72h) Cláudio Alberto
IFSC- Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX (72h) Claudia Braga
IFSC- Metodologia: a escrita e a leitura acadêmicas (36h) Maria Clara
IPA- Princípios da voz em cena: a voz e a criação do personagem (72h) Juliana Mota
IPA- Principios da voz em cena: o corpo e a voz na cena teatral (72h) Juliana Monteiro
IPA- Improvisação cênica: Narrativas do corpo como composição da ação (72h) Morgana Martins
IPA- Fund. da interpretação teatral: Ator artesão: do treinamento energético as ações físicas (72h) Nadiana
ECT/PCC- Laboratório de montagem: Teatro de revista (144h) Ana Dias/ Juliana Monteiro
ECT/PCC- Teatro de rua: teatro e poítica (72h) Carina
ECT/PCC- Laboratório de escrita cênica: o texto narrativo no palco (72h) Morgana Martins
FSC- História do espetáculo: teatro e diversidade sexual (72h) Alberto Tibaji
FSC- História do espetáculo: Nelson Rodrigues (72h) Alberto Tibaji
FSC- Crítica teatral (72h) Claudia Braga
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: cena hibrida e representação não-interpretativa (72h) Adilson
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: as técnicas de Meyerhold e o teatro de rua (72h) Cláudio Alberto
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: Mimeses corpórea (72h) Nadiana
PA/PCC- Dança: corpo conciente e educação (72h) Mônica Todaro
TPET/FSC- Libras (72h) Ana Carolina
TPET- Jogos na educação: do jogo dramático ao jogo teatral (72h) Davi Dolpi
TPET- Filosofia da educação (72h) Paulo
TPET- Políticas públicas em educação e cultura (72h) Morgana Martins
TPET- Arte-educação: o ensino da cultura Afro-Brasileira (72h) Carina
EST- TEE: estágio em espaço formal: memória e narrativas (108h) Cláudio Guilarduci
EST- TEE: espaços não formais de educação: teatro-educação (108h) Davi dolpi

Planos de Ensino 2018/01

Disciplinas

Professores

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: a escrita (auto) biográfica e a cena teatral

JULIANA MOTA

IECT- Direção teatral: produção cultural

JULIANA MOTA

TPET- arte-educação:o ensino das artes no cenário mineiro

MARCELO

TEE- Estágio em espaço formal: A Educação Teatral como experiência estética, política e pedagógica.

MARCELO

IPA- Jogos teatrais : princípios e práticas. 36h

ANA DIAS

PA- teorias e métodos de atuação cênica: gags e vivências de palhaço

 ANA DIAS

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: O diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator

 JULIANA MONTEIRO

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: Viewpoints

JULIANA MONTEIRO

IPA- Princípios da expressão corporal

ADILSON

ECT- Laboratório de escrita cênica: análise do espetáculo

 ADILSON

IPA- improvisação cênica: imagem e imaginação no trabalho do ator

NADIANA

ECT- Laboratório de montagem teatral: E.L.A.- Dramaturgas brasileiras e um olhar para a receptividade da Cena.

NADIANA

IPA- fundamentos de interpretação teatral: o texto e a cena

PAULO MAFFEI

IECT- Direção teatral: composição no espaço e criação em site Specific

PAULO MAFFEI

IFSC- História do espetáculo:A PERFORMANCE COMO LINGUAGEM E A DIMENSÃO PLÁSTICA DA CENA

PAULO MAFFEI

IECT- Iluminação teatro e imagem

PAULO MAFFEI / CARINA

IFSC- Estética (1º período)

TIBAJI

IFSC- Hist. Espetáculo: teatro cômico Popular

TIBAJI

FSC- Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna

CLAUDIA BRAGA

FSC- Teatro Brasileiro: teatro épico

CLAUDIA BRAGA

IFSC- Hist. da arte: imagem e memória

GUILARDUCI

TPET- Jogos na educação: infância, jogos e brincadeiras

GUILARDUCI

IECT- Introdução a dramaturgia: concepções e práticas

MARIA CLARA

TEE-  Estágio em espaços não formais

MAGELA

IPA- Fundamentos da interpretação teatral: a contribuição do treinamento circense para a formação do ator

CLÁUDIO ALBERTO

IFSC- Hist. Do espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica (1° Período)

CLÁUDIO ALBERTO

TPET- Didática

ROSANGELA

TPET- Psicologia da educação

LARISSA

TPET/FSC- Libras

CLEUZILAINE

 

 

 

Planos de Ensino 2017/02

PA/PCC: Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal
IPA - Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço
PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico
FSC – Teatro Brasileiro: Teatro Brasileiro - séc XX
IFSC – Hist. do Espetaculo – Teatro dos sécs. XVII a XIX
IFSC-História do Espetáculo: teatros medieval, renascentista e barroco
IECT- Tópicos Especiais em sonoplastia:  aspectos Complementares

EST: Estágio em Espaço Formal: narrativas de formação

IPA: Princípios da Expressão Corporal: Dança Pessoal e Composição de Figuras

PA/PCC: Teoria e método de atuação: Teatro-Dança

IPA: Princípios da Voz em Cena
PA/PCC – Voz em Cena
ECT/PCC: Laboratório de montagem: Plínio Marcos
TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: DO JOGO DRAMÁTICO AO JOGO TEATRAL
IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA
ECT: ESTUDOS DE DRAMATURGIA: História e política em cena no Brasil
IFSC: TEATRO E CULTURA
IECT: DIREÇÃO TEATRAL
IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEATRAL
FSC: TÓPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR
PCC/ECT: Laboratório de Montagem Teatral: teatro e diversidade sexual
PA/PCC – Diante do drama: o ator e suas mascaras
 

Planos de Ensino 2016/02

 

IPA: Improvisação cênica
IPA: FIT - O ator e a personagem
IPA: PEC - Presença e espaço
IPA: FMC - Musicalização
IPA: FIT - Introdução às ações físicas
PA/PCC: TMAC - A reação no trabalho do ator
PA/PCC: Voz em Cena - Teatro musical
PA/PCC: TMAC - As técnicas de Meyerhold e o Teatro de rua
PA/PCC: TMAC - Cena híbrida e representação não - interpretativa
IECT: DT - A encenação moderna
IECT: I - Teatro e imagem
IECT: DT - Circo e antropologia teatral
ECT: TR -  Teatro e política
ECT: LMT - A cena dialética de Bertolt Brecht
ECT: LMT - Nelson Rodrigues
IFSC: HE: Teatro medieval, renascentista e barroco
IFSC: Teatro e cultura
IFSC: M - A escrita e a leitura dinâmica
FSC: TETB - Ariano Suassuna
FSC: TETB - Dias Gomes
FSC: HE - Teatro de Nelson Rodrigues
TPET: Políticas públicas em Educação e Cultura
TPET: Filosofia da Educação
TPET: PT - Percepções teatrais no ambiente escolar
TPET: AE - Educação e mídia
EST: TEE: Espaço não formal / Teatro - Educação
EST: TEE: Espaço formal / Educação das sensibilidades

 

Planos de Ensino 2016/ 01

 

IPA -  Princípios de Expressão Corporal: Do Movimento Expressivo e da Cena Espetacular
IPA - Jogos Teatrais
IPA - Jogos Teatrais: Teoria e Prática
PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: O Diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator
PA/PCC -  Dança: A Dança no Trabalho do Ator
PA/PCC - Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal
PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: Contribuições do Circo para o Treinamento do Ator
PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico
IECT - Sonoplastia: Técnicas e Fundamentos
IECT - Direção Teatral: Texto e Cena
IECT/CI - Cenografia como Dramaturgia do Espaço: Teorias e Práticas Modernas e Contemporânea
IECT - Introdução à Dramaturgia
ECT/PCC - Laboratório de Escrita Cênica: O Texto Narrativo no Palco
ECT/PCC -O Teatro e a Cidade: História do Edifício Teatral e do Espaço Cênico
IFSC - Teatro dos Séculos XVII ao XIX
IFSC - História da Arte: Tópicos acerca da Arte Moderna
IFSC - História do Espetáculo: Dos Primórdios à Antiguidade Clássica
IFSC - Estética
FSC - Teatro Brasileiro: Teatro Épico
FSC - Teatro Brasileiro: Teatro e Estado
FSC - Crítica Teatral
FSC/TPET - Libras
TPET - Arte - Educação: O Ensino da Cultura Afro - Brasileira e o Teatro
TPET: Sociologia da educação
EST/TEE: Espaços Formais de Educação
EST/TEE: Espaços não Formais de Educação
IPA: Princípios da Voz em Cena

 

 

 

Planos de Aula do 1º semestre de 2009:

 

IFSC: Estética

IFSC:História do Espetáculo

IPA:  Jogos Teatrais

IPA: Princípios de Expressão Corporal

IFSC: Introdução à Dramaturgia

 

 

Planos de curso do 2º semestre de 2013

IPA: Fund. interpretação teatral: Diálogos sobre a prática.

PA/PCC: Voz em cena: A respiração, a voz e o texto.

PA/PCC: Voz em cena: Canto e Cultura.

 PA/PCC: Dança: Improvisação e organização de movimento para a cena

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: o cinema e o signo corpo na tessitura do fazer teatral.

 PA/PCC: Musicalidade e ritmo cênico: Práticas para o teatro musical

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação:  Cena híbrida e representação não-interpretativa.

IECT: Sonoplastia: técnicas e fundamentos

FSC: História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues

IPA: Princípios da expressão corporal: dança pessoal e composição de figuras

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: processos coletivos de encenação.

IFSC: História do espetáculo: teatros medieval, barroco e renascentista.

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Direção: da concepção à encenação.

IFSC: Teatro brasileiro:do século XVI ao XIX.

IECT: Direção teatral: texto e cena.

TPET: Arte-educação: A performing art como um dos eixos norteadores do ensino teatral contemporâneo.

IFSC: História do espetáculo:Teatro cômico popular.

IFSC: Ética.

TPET: Pedagogia do teatro: Educação em espaços formais : inteligências teatrais no ambiente escolar.

EST: TEE:espaços formais de educação: a arte e o lúdico

FSC: Do melodrama à telenovela: estratégias da dramaturgia popular.

EST: Tópicos em Estágio: Espaços não-formais de educação.

TPET: Arte educação: Educação e mídia.

TPET: Jogos na educação: Infância, jogos e brincadeiras.

TPET: Psicologia da educação.

 

Planos de curso do 1º semestre de 2014

ECT/PCC - Direção: Laboratório de Prática Teatral

ECT/PCC - Laboratório de Montagem Teatral: um olhar para a plasticidade da cena

FSC - História do Teatro brasileiro: Século XX a contemporaneidade

FSC - Teatro e Cultura popular

IECT - Direção Teatral: Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos

IECT - Introducao a dramaturgia

IFSC - História do Espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica

IFSC - Historia do espetaculo Teatro dos seculos XVII a XIX

IFSC - Teatro e cultura

IPA - Fundamentos da Interpretação Teatral: Stanislavski e a Contemporaneidade

IPA - Jogos teatrais: Modalidades de jogos

IPA - Princípios da Expressão Corporal: do movimento expressivo à cena espetacular

PA/PCC - Teorias e métodos de Atuacao cênica: Dramaturgia Corporal

PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Grotowski

PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Teatro dança

PA-PCC - Teorias e metodos de atuacao cenica - As pecas didaticas e a dialetica de Bertolt Brecht

TPET - Arte-Educação: Educação no Corpo

TPET - Sociologia da Educação

TPET- Jogos na Educação: o jogo vira cena

TPET - Pedagogia do teatro - Educacao em espacos formais

EST - TEE - Espacos nao formais de educacao - Teatro-Educacao

EST - TEE - Espacos formais de educacao - Ensino Fundamental

 

Planos de curso do 2º semestre de 2014

IPA: Pricípios da Expressão Corporal: As ações físicas, sonoras e frases de movimento na cena

IPA: Improvisação cênica: Natureza e fundamentos

IPA: Fundamentos da interpretação Teatral: Os personagens de Plínio Marcos

IPA: Improvisação cênica

IPA: Princípios da voz em cena: O corpo e a voz na cena teatral

IFSC: História do espetáculo: teatro Medieval, Renacentista e Barroco

IFSC: História da Arte: Fundamentos e conceitos da arte Ocidental

IFSC: Ética

IECT: Iluminação: O Ator e a luz

IECT: Cenografia e indumentária: Elementos visuais

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Identificação e distanciamento

PA/PCC: Dança: A dança no trabalho do ator

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Peter Brook, o vazio e a representação teatral

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: O teatro de dança

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: A escrita autobiográfica e a cena teatral

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Peter Brook, física moderna e a encenação contemporânea

ECT/PCC: Cenografia e indumentária: Criação e confecção de máscaras

FSC: Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna

FSC: Teatro Brasileiro: Teatro épico

TPET: Arte educação: Formação de professores em Artes: Memória e narrativa

TPET: Arte educação: O ensino de artes no cenário Mineiro

TPET: Psicologia da Educação

TPET: Políticas Públicas em Educação e Cultura

EST: Estágio em espaço formal: Memória e Narrativa

EST: Estágio em espaço não formal: Iniciativas em Educação