Disciplinas - Planos de Ensino


  Ensino Remoto Emergencial 2 2020/2 Planos de Ensino               

 

Disciplina Professor
Dias Gomes: Entre teatro e televisão Claudia Braga
Direção Teatral - Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos Carlos Frederico
Diversidade sexual, educação e teatro no Brasil Alberto
Educação Teatral e Agenda Econômica André Magela
Davi
Expressões corporais da colonialidade em tempos de pandemia Adilson Siqueira
GIPE: Gestão e cotidiano escolar - A escola como espaço sociocultural Cláudio Guilarduci
História do teatro cômico popular no Brasil Alberto
O jogo e a cena: improvisação e espetáculo Ana Dias
Leitura e escrita de textos acadêmicos Davi
Leituras de peças de teatro musical das décadas de 60 e 70 no Brasil Carina
Libras: Linguagem Brasileira de Sinais Telma Rosa de Andrade
Metateatralidade e o Teatro Moderno Berilo
A mitologia indígena e a dramaturgia cênica Cláudio Alberto
OFICINA DE DRAMATURGIA: Ler e escrever para a cena Maria Clara
Ofícios da Cena – os fazeres da coxia Berilo
Palhaçaria e comicidade: Estudos e práticas Ana Dias
Peter Brook: o vazio e a representação Carlos Frederico
Práticas de Atuação – Escutas de si / Escutas da casa Juliana Monteiro
Juliana Mota
Seminários sobre Teatro Engajado Carina
TEATRO BRASILEIRO: o Teatro em São João del-Rei do século XVIII ao século XX Cláudio Guilarduci
“O Teatro e seu Duplo”, de Artaud, e A Direção Teatral Cláudio Alberto
Telenovela e melodrama – A emoção a serviço da razão Claudia Braga
Voz em Cena: Contribuições de Chico Buarque para a Cena Teatral Juliana Mota
GIPE: Politicas educacionais no Brasil Judilma(DECED)

   

 

 

 

 

  Ensino Remoto Emergencial 2020/ Planos de Ensino               

   

Sigla Disciplina          Professor      
     IFSC ou FSC         Questões de Estética     Alberto
FSC Alberto
PA, PCC, TPET ou ECT
Adilson e  Ana
PA ou ECT ou PCC
 Ana
IPA, PA e PCC
André
TPET ou PCC André
ECT ou PCC Berilo
IECT ou ECT ou PCC
Carina
IFSC, FSC ou TPET
Carina
IFSC ou FSC Claudia
FSC Claudia
FSC
Cláudio Alberto
GIPE
Cláudio Guiladuci
Estágio I, II, III ou IV (somente um dos quatro)
Davi
IFSC ou FSC Davi
IPA, PA ou PCC
Davi e Fred
IPA, PA, IECT, ECT ou PCC
 Fred
IPA, PA ou PCC
Diálogos sobre atuação
Juliana Monteiro
IECT, ECT ou PCC
Juliana Monteiro e Maria Cordélia
IECT, ECT ou PCC
Maria Clara
IPA, PA ou PCC
Maria Clara
IPA, PA ou PCC
Maria Cordélia

 

 

 

 

Planos de Ensino 2020/01                                                

 

 

 IPAs

Disciplinas C.H. Professores
Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço
72h

 Ana Dias
Princípios da voz em cena: A escola do Desvendar da Voz

72h

Maria Cordélia
Introdução às ações físicas na perspectiva stanislavskiana 72h
 Frederico Bustamante
Improvisação cênica: o corpo e a voz na cena teatral

72h

Maria Cordélia
Improvisação cênica

72h

André Magela

 

IFSCs

Disciplinas

C.H.

Professores

Estética

72h Alberto Tibaji

História da arte

72h Guilarduci

Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX

72h Claudia Braga

Leitura e escrita acadêmica

72h Davi

Teatro e Cinema – Interseções, trocas e aproximações da 7a Arte com as Artes Cênicas

72h Bárbara


 

 

   

IECTs

Disciplinas

C.H.

Professores

Mercado de trabalho e produção artística

72h Bárbara

Direção Teatral – Cena Dialética

72h Carina
72h Regilan

 

PAs/PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Cena Híbrida e representação não interpretativa

72h Adilson

A dança no trabalho do ator

72h Juliana Monteiro

TMAC – O oriente e o ocidente no trabalho do ator

72h Juliana Monteiro

Peter Brook, o vazio e a representação teatral

72h Frederico Bustamante

TMAC – Gags e vivência de palhaço

72h Ana Dias

 

 

ECTs/PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Iluminação – desenho de luz para cena: criação, projeto e execução

72h Berilo 

Laboratório de Montagem – Teatro e Política

72h Carina

A construção do espaço a partir da maquete: fragmentos poéticos e dramatúrgicos

72h Regilan

Indumentária: O figurino que atores e atrizes fabricam

72h Regilan

 

PCCs:

Disciplinas

C.H.

Professores
 
 
          
72h André Magela

 

 

FSCs:

  

Disciplinas

C.H.

Professores

 Teatro Brasileiro: Teatro épico

72h Claudia Braga

     A herança das vanguardas no Teatro Contemporâneo            

72h Bárbara

História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues

72h Alberto 

 

 

TPETs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Filosofia da Educação

72h
Paulo Roberto Andrade
 

O jogo dramático francês

72h Davi

Teatro e Ensino: processos educativos em contextos de Educação Formal

72h Davi

Arte (Teatro) e as Políticas Educacionais

72h Guilarduci

 

 

GIPEs:

Disciplinas

C.H.

Professores

Educação e Diversidade

72h  
Políticas Educacionais no Brasil 72h Tatiana

 

 

 

 


 

 

Planos de Ensino 2019/02

    DISCIPLINAS               C.H.              PROFESSOR     

IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETACAO TEATRAL: DIALOGOS SOBRE A PRATICA

72 H

ADILSON

IPA: IMPROVISACAO: INICIACAO AO JOGO DO PALHACO

72 H ANA DIAS

IPA: FUNDAMENTOS DA MUSICALIDADE CENICA

72 H  

IPA: PRINCIPIOS DA VOZ EM CENA: RELACOES VOZ E CORPO NO ESPACO CENICO

72 H  

IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTARIA

72 H   
IECT: DIRECAO TEATRAL: COMPOSICOES BIOGRAFICAS E AUTOBIOGRAFICAS

72 H

 

IECT: DIRECAO TEATRAL: TEXTO E CENA

72 H  CARINA

IECT: ILUMINACAO: FUNDAMENTOS TECNICOS

72 H CARINA E BERILO

IFSC: ETICA

72 H  ROGÉRIO PICOLI

IFSC: HISTORIA DA ARTE

72 H  

IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: A COMMEDIA DELL'ARTE

72 H  
 IFSC: TEATRO E CULTURA 72 h

GUILA

IFSC: HISTORIA DO ESPETACULO: TEATRO COMICO POPULAR

72 H TIBAJI

ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM TEATRAL: TEATRO E DIVERSIDADE SEXUAL

72 H FRED
ECT/PCC: LABORATORIO DE MONTAGEM: ELEMENTOS VISUAIS 72 h

 

ECT/PCC: TEATRO DE RUA 72 h

 

PA/PCC: MUSICALIDADE E RITMO CENICO

72 H ANA DIAS

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: DRAMATURGIA CORPORAL

72 H JULIANA MONTEIRO

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: O CINEMA E O SIGNO CORPO NA TESSITURA DO FAZER TEATRAL

72 H FRED

PA/PCC: TEORIAS E METODOS DE ATUACAO CENICA: VIEWPOINTS

72 H JULIANA MONTEIRO
TPET: ARTE-EDUCACAO: FORMACAO DE PROFESSORES EM ARTES  72 h

GUILA

TPET: EDUCACAO E RELACOES ETNICO-RACIAIS  72 h

INGRID SILVA

TPET: JOGOS NA EDUCACAO: O DRAMA DE ORIGEM INGLESA  72 h

DAVI

TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCACAO EM ESPACOS FORMAIS 72 h

MAGELA

TPET: PSICOLOGIA DA EDUCACAO 72 h

LARISSA MEDEIROS

TPET: TEATRO E ENSINO: O PROCESSO EDUCATIVO EM CONTEXTOS DE EDUCACAO  72 h

DAVI

GIPE: POLITICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL 72 h

 

GIPE: LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 72 h

TELMA

GIPE: GESTAO E COTIDIANO ESCOLAR 72 h

TATIANA PINHEIRO 

GIPE: EDUCACAO E DIVERSIDADE 72 h

 

FSC: TOPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR  72 h

 

FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DIAS GOMES  72 h

CLAUDIA

FSC: TOPICOS ESPECIAIS: TEATRO BRASILEIRO: DO MELODRAMA A TELENOVELA  72 h

CLAUDIA

 

 

 

Planos de Ensino 2019/01

DISCIPLINAS CH Professor
ECT/PCC-ESTUDOS DE DRAMATURGIA: FUNDAMENTOS , CRISES E DEVIRES  DA FORMA DRAMÁTICA   72 H MARIA CLARA
ECT/PCC- LABORATÓRIO  DE ESCRITA CÊNICA: DRAMATURGIA EM  PROCESSO: CULTURA E POLÍTICA BRASILEIRA    72 H CARINA
ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: LEITURA DRAMÁTICA    72 H DAVI
ECT/PCC- LABORATÓRIO DE MONTAGEM TEATRAL: MÚSICA E CENA    72 H JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI
FSC - TEATRO BRASILEIRO: SÉCULO XX    72 H CLAUDIA BRAGA
FSC- TÓPICOS ESPECIAIS : HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: O TEATRO DE TADEUSZ  KANTOR   36 H ALBERTO TIBAJI
IECT- DIREÇÃO TEATRAL: PARADIGMAS CONCEITUAIS, TÉCNICOS E ESTÉTICOS 72 H CARLOS FREDERICO
IECT- DIREÇÃO TEATRAL: A ENCENAÇÃO MODERNA 72 H BERILO
IECT-  SONOPLASTIA: A COMPOSIÇÃO E A COMUNICAÇÃO DAS SONORIDADES NOS ESPETÁCULOS CÊNICOS 72 H MORGANA
IFSC- ESTÉTICA 72 H ALBERTO TIBAJI
 IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: DOS PRIMORDIOS A ANTIGUIDADE CLÁSSICA 72 H CLAUDIO ALBERTO
IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO DOS SÉCULOS XVII AO XIX 72 H CLAUDIA BRAGA
IFSC- HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: TEATRO RUSSO DE VANGUARDA: STANISLAVSKI E MEYERHOLD   72 H MORGANA
IPA- FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO  TEATRAL: STANISLAVSKI E A CONTEMPORANEIDADE 72 H CARLOS FREDERICO
IPA- JOGOS TEATRAIS: MODALIDADES DE JOGOS 72 H ANA DIAS
IPA- PRINCÍPIOS DE  EXPRESSÃO CORPORAL: DO MOVIMENTO EXPRESSIVO A CENA ESPETACULAR 72 H JULIANA MONTEIRO
IPA- PRINCÍPIOS DA EXPRESSÃO CORPORAL: PRESENÇA E ESPAÇO 72 H MARIA CLARA
IPA: VOZ EM CENA: CANTOS TRADICIONAIS E A CENA TEATRAL 36 H JULIANA MOTA
PA/ PCC- MUSICALIDADE E RITMO CÊNICO: A MUSICALIDADE DO CORPO CÊNICO E A BIOMECÂNICA TEATRAL 72 H MORGANA
PA/ PCC- TEORIAS  E  MÉTODOS DA ATUAÇÃO CÊNICA: TEATRO IMERSIVO E PARTICIPATIVO 72 H ADILSON SIQUEIRA
PA/ PCC- TEORIAS  E  MÉTODOS DE ATUAÇÃO CÊNICA: O ATOR, O INSTRUMENTO E A CENA 36 H JULIANA MOTA/ RENATA VANUCCI
FSC/TPET-  DIÁLOGOS  ENTRE  ARTE  E  SOCIEDADE 72 H MORGANA, BERILO,GUILA

FSC/ TPET: ARTE -EDUCAÇÃO: HISTÓRIA DO ESPETÁCULO: ILUMINAÇÃO E CENA MODERNA: HISTÓRIA E ESTÉTICA

72 H BERILO
TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM  ESPAÇOS NÃO FORMAIS 72 H DAVI
TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: PEÇA DIDTICA BRECHTIANA 72 H DAVI
TPET: PEDAGOGIA DO TEATRO: EDUCAÇÃO EM ESPAÇOS  FORMAIS 72 H CLAUIDIO GUILARDUCI
 
TPET: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 72 H

VICTOR NEIVA

PA/PCC: DANÇA: DANÇA  NO TRABALHO DO ATOR                                                                                  72H    JULIANA MONTEIRO
     

 

 

 

Planos de Ensino 2018/02

Disciplinas Professores
IECT- iluminação: fundamentos técnicos - (72h) Berilo
IECT- Direção teatral:Encenação moderna e exercícios de escrituras poéticas (72h) Nadiana
IECT- Cenografia e indrumentária: elementos visuais (72h) Maria Clara    
IFSC- Ética (72h) Rogério Picolli
IFSC- História do espetáculo: o ator no século de ouro espanhol e no renascimento (72h) Cláudio Alberto
IFSC- Teatro Brasileiro: do século XVI ao XIX (72h) Claudia Braga
IFSC- Metodologia: a escrita e a leitura acadêmicas (36h) Maria Clara
IPA- Princípios da voz em cena: a voz e a criação do personagem (72h) Juliana Mota
IPA- Principios da voz em cena: o corpo e a voz na cena teatral (72h) Juliana Monteiro
IPA- Improvisação cênica: Narrativas do corpo como composição da ação (72h) Morgana Martins
IPA- Fund. da interpretação teatral: Ator artesão: do treinamento energético as ações físicas (72h) Nadiana
ECT/PCC- Laboratório de montagem: Teatro de revista (144h) Ana Dias/ Juliana Monteiro
ECT/PCC- Teatro de rua: teatro e poítica (72h) Carina
ECT/PCC- Laboratório de escrita cênica: o texto narrativo no palco (72h) Morgana Martins
FSC- História do espetáculo: teatro e diversidade sexual (72h) Alberto Tibaji
FSC- História do espetáculo: Nelson Rodrigues (72h) Alberto Tibaji
FSC- Crítica teatral (72h) Claudia Braga
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: cena hibrida e representação não-interpretativa (72h) Adilson
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: as técnicas de Meyerhold e o teatro de rua (72h) Cláudio Alberto
PA/PCC- Teorias e métodos de atuação cênica: Mimeses corpórea (72h) Nadiana
PA/PCC- Dança: corpo conciente e educação (72h) Mônica Todaro
TPET/FSC- Libras (72h) Ana Carolina
TPET- Jogos na educação: do jogo dramático ao jogo teatral (72h) Davi Dolpi
TPET- Filosofia da educação (72h) Paulo
TPET- Políticas públicas em educação e cultura (72h) Morgana Martins
TPET- Arte-educação: o ensino da cultura Afro-Brasileira (72h) Carina
EST- TEE: estágio em espaço formal: memória e narrativas (108h) Cláudio Guilarduci
EST- TEE: espaços não formais de educação: teatro-educação (108h) Davi dolpi

Planos de Ensino 2018/01

Disciplinas

Professores

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: a escrita (auto) biográfica e a cena teatral

JULIANA MOTA

IECT- Direção teatral: produção cultural

JULIANA MOTA

TPET- arte-educação:o ensino das artes no cenário mineiro

MARCELO

TEE- Estágio em espaço formal: A Educação Teatral como experiência estética, política e pedagógica.

MARCELO

IPA- Jogos teatrais : princípios e práticas. 36h

ANA DIAS

PA- teorias e métodos de atuação cênica: gags e vivências de palhaço

 ANA DIAS

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: O diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator

 JULIANA MONTEIRO

PA- Teorias e métodos de atuação cênica: Viewpoints

JULIANA MONTEIRO

IPA- Princípios da expressão corporal

ADILSON

ECT- Laboratório de escrita cênica: análise do espetáculo

 ADILSON

IPA- improvisação cênica: imagem e imaginação no trabalho do ator

NADIANA

ECT- Laboratório de montagem teatral: E.L.A.- Dramaturgas brasileiras e um olhar para a receptividade da Cena.

NADIANA

IPA- fundamentos de interpretação teatral: o texto e a cena

PAULO MAFFEI

IECT- Direção teatral: composição no espaço e criação em site Specific

PAULO MAFFEI

IFSC- História do espetáculo:A PERFORMANCE COMO LINGUAGEM E A DIMENSÃO PLÁSTICA DA CENA

PAULO MAFFEI

IECT- Iluminação teatro e imagem

PAULO MAFFEI / CARINA

IFSC- Estética (1º período)

TIBAJI

IFSC- Hist. Espetáculo: teatro cômico Popular

TIBAJI

FSC- Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna

CLAUDIA BRAGA

FSC- Teatro Brasileiro: teatro épico

CLAUDIA BRAGA

IFSC- Hist. da arte: imagem e memória

GUILARDUCI

TPET- Jogos na educação: infância, jogos e brincadeiras

GUILARDUCI

IECT- Introdução a dramaturgia: concepções e práticas

MARIA CLARA

TEE-  Estágio em espaços não formais

MAGELA

IPA- Fundamentos da interpretação teatral: a contribuição do treinamento circense para a formação do ator

CLÁUDIO ALBERTO

IFSC- Hist. Do espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica (1° Período)

CLÁUDIO ALBERTO

TPET- Didática

ROSANGELA

TPET- Psicologia da educação

LARISSA

TPET/FSC- Libras

CLEUZILAINE

 

 

 

Planos de Ensino 2017/02

PA/PCC: Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal
IPA - Improvisação: iniciação ao jogo do palhaço
PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico
FSC – Teatro Brasileiro: Teatro Brasileiro - séc XX
IFSC – Hist. do Espetaculo – Teatro dos sécs. XVII a XIX
IFSC-História do Espetáculo: teatros medieval, renascentista e barroco
IECT- Tópicos Especiais em sonoplastia:  aspectos Complementares

EST: Estágio em Espaço Formal: narrativas de formação

IPA: Princípios da Expressão Corporal: Dança Pessoal e Composição de Figuras

PA/PCC: Teoria e método de atuação: Teatro-Dança

IPA: Princípios da Voz em Cena
PA/PCC – Voz em Cena
ECT/PCC: Laboratório de montagem: Plínio Marcos
TPET: JOGOS NA EDUCAÇÃO: DO JOGO DRAMÁTICO AO JOGO TEATRAL
IECT: CENOGRAFIA E INDUMENTÁRIA
ECT: ESTUDOS DE DRAMATURGIA: História e política em cena no Brasil
IFSC: TEATRO E CULTURA
IECT: DIREÇÃO TEATRAL
IPA: FUNDAMENTOS DA INTERPRETAÇÃO TEATRAL
FSC: TÓPICOS ESPECIAIS EM TEATRO E CULTURA POPULAR
PCC/ECT: Laboratório de Montagem Teatral: teatro e diversidade sexual
PA/PCC – Diante do drama: o ator e suas mascaras
 

Planos de Ensino 2016/02

 

IPA: Improvisação cênica
IPA: FIT - O ator e a personagem
IPA: PEC - Presença e espaço
IPA: FMC - Musicalização
IPA: FIT - Introdução às ações físicas
PA/PCC: TMAC - A reação no trabalho do ator
PA/PCC: Voz em Cena - Teatro musical
PA/PCC: TMAC - As técnicas de Meyerhold e o Teatro de rua
PA/PCC: TMAC - Cena híbrida e representação não - interpretativa
IECT: DT - A encenação moderna
IECT: I - Teatro e imagem
IECT: DT - Circo e antropologia teatral
ECT: TR -  Teatro e política
ECT: LMT - A cena dialética de Bertolt Brecht
ECT: LMT - Nelson Rodrigues
IFSC: HE: Teatro medieval, renascentista e barroco
IFSC: Teatro e cultura
IFSC: M - A escrita e a leitura dinâmica
FSC: TETB - Ariano Suassuna
FSC: TETB - Dias Gomes
FSC: HE - Teatro de Nelson Rodrigues
TPET: Políticas públicas em Educação e Cultura
TPET: Filosofia da Educação
TPET: PT - Percepções teatrais no ambiente escolar
TPET: AE - Educação e mídia
EST: TEE: Espaço não formal / Teatro - Educação
EST: TEE: Espaço formal / Educação das sensibilidades

 

Planos de Ensino 2016/ 01

 

IPA -  Princípios de Expressão Corporal: Do Movimento Expressivo e da Cena Espetacular
IPA - Jogos Teatrais
IPA - Jogos Teatrais: Teoria e Prática
PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: O Diálogo Oriente Ocidente no trabalho do ator
PA/PCC -  Dança: A Dança no Trabalho do Ator
PA/PCC - Teorias e Métodos de Atuação Cênica: Dramaturgia Corporal
PA/PCC - Teoria e Métodos de Atuação Cênica: Contribuições do Circo para o Treinamento do Ator
PA/PCC - Musicalidade e Ritmo Cênico
IECT - Sonoplastia: Técnicas e Fundamentos
IECT - Direção Teatral: Texto e Cena
IECT/CI - Cenografia como Dramaturgia do Espaço: Teorias e Práticas Modernas e Contemporânea
IECT - Introdução à Dramaturgia
ECT/PCC - Laboratório de Escrita Cênica: O Texto Narrativo no Palco
ECT/PCC -O Teatro e a Cidade: História do Edifício Teatral e do Espaço Cênico
IFSC - Teatro dos Séculos XVII ao XIX
IFSC - História da Arte: Tópicos acerca da Arte Moderna
IFSC - História do Espetáculo: Dos Primórdios à Antiguidade Clássica
IFSC - Estética
FSC - Teatro Brasileiro: Teatro Épico
FSC - Teatro Brasileiro: Teatro e Estado
FSC - Crítica Teatral
FSC/TPET - Libras
TPET - Arte - Educação: O Ensino da Cultura Afro - Brasileira e o Teatro
TPET: Sociologia da educação
EST/TEE: Espaços Formais de Educação
EST/TEE: Espaços não Formais de Educação
IPA: Princípios da Voz em Cena

 

 

 

Planos de Aula do 1º semestre de 2009:

 

IFSC: Estética

IFSC:História do Espetáculo

IPA:  Jogos Teatrais

IPA: Princípios de Expressão Corporal

IFSC: Introdução à Dramaturgia

 

 

Planos de curso do 2º semestre de 2013

IPA: Fund. interpretação teatral: Diálogos sobre a prática.

PA/PCC: Voz em cena: A respiração, a voz e o texto.

PA/PCC: Voz em cena: Canto e Cultura.

 PA/PCC: Dança: Improvisação e organização de movimento para a cena

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: o cinema e o signo corpo na tessitura do fazer teatral.

 PA/PCC: Musicalidade e ritmo cênico: Práticas para o teatro musical

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação:  Cena híbrida e representação não-interpretativa.

IECT: Sonoplastia: técnicas e fundamentos

FSC: História do espetáculo: Teatro de Nelson Rodrigues

IPA: Princípios da expressão corporal: dança pessoal e composição de figuras

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: processos coletivos de encenação.

IFSC: História do espetáculo: teatros medieval, barroco e renascentista.

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Direção: da concepção à encenação.

IFSC: Teatro brasileiro:do século XVI ao XIX.

IECT: Direção teatral: texto e cena.

TPET: Arte-educação: A performing art como um dos eixos norteadores do ensino teatral contemporâneo.

IFSC: História do espetáculo:Teatro cômico popular.

IFSC: Ética.

TPET: Pedagogia do teatro: Educação em espaços formais : inteligências teatrais no ambiente escolar.

EST: TEE:espaços formais de educação: a arte e o lúdico

FSC: Do melodrama à telenovela: estratégias da dramaturgia popular.

EST: Tópicos em Estágio: Espaços não-formais de educação.

TPET: Arte educação: Educação e mídia.

TPET: Jogos na educação: Infância, jogos e brincadeiras.

TPET: Psicologia da educação.

 

Planos de curso do 1º semestre de 2014

ECT/PCC - Direção: Laboratório de Prática Teatral

ECT/PCC - Laboratório de Montagem Teatral: um olhar para a plasticidade da cena

FSC - História do Teatro brasileiro: Século XX a contemporaneidade

FSC - Teatro e Cultura popular

IECT - Direção Teatral: Paradigmas Conceituais, Técnicos e Estéticos

IECT - Introducao a dramaturgia

IFSC - História do Espetáculo: dos primórdios à antiguidade clássica

IFSC - Historia do espetaculo Teatro dos seculos XVII a XIX

IFSC - Teatro e cultura

IPA - Fundamentos da Interpretação Teatral: Stanislavski e a Contemporaneidade

IPA - Jogos teatrais: Modalidades de jogos

IPA - Princípios da Expressão Corporal: do movimento expressivo à cena espetacular

PA/PCC - Teorias e métodos de Atuacao cênica: Dramaturgia Corporal

PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Grotowski

PA/PCC - Teorias e métodos de atuação cênica: Teatro dança

PA-PCC - Teorias e metodos de atuacao cenica - As pecas didaticas e a dialetica de Bertolt Brecht

TPET - Arte-Educação: Educação no Corpo

TPET - Sociologia da Educação

TPET- Jogos na Educação: o jogo vira cena

TPET - Pedagogia do teatro - Educacao em espacos formais

EST - TEE - Espacos nao formais de educacao - Teatro-Educacao

EST - TEE - Espacos formais de educacao - Ensino Fundamental

 

Planos de curso do 2º semestre de 2014

IPA: Pricípios da Expressão Corporal: As ações físicas, sonoras e frases de movimento na cena

IPA: Improvisação cênica: Natureza e fundamentos

IPA: Fundamentos da interpretação Teatral: Os personagens de Plínio Marcos

IPA: Improvisação cênica

IPA: Princípios da voz em cena: O corpo e a voz na cena teatral

IFSC: História do espetáculo: teatro Medieval, Renacentista e Barroco

IFSC: História da Arte: Fundamentos e conceitos da arte Ocidental

IFSC: Ética

IECT: Iluminação: O Ator e a luz

IECT: Cenografia e indumentária: Elementos visuais

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Identificação e distanciamento

PA/PCC: Dança: A dança no trabalho do ator

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: Peter Brook, o vazio e a representação teatral

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: O teatro de dança

PA/PCC: Teorias e métodos de atuação cênica: A escrita autobiográfica e a cena teatral

ECT/PCC: Laboratório de montagem teatral: Peter Brook, física moderna e a encenação contemporânea

ECT/PCC: Cenografia e indumentária: Criação e confecção de máscaras

FSC: Tópicos especiais: Teatro Brasileiro: Ariano Suassuna

FSC: Teatro Brasileiro: Teatro épico

TPET: Arte educação: Formação de professores em Artes: Memória e narrativa

TPET: Arte educação: O ensino de artes no cenário Mineiro

TPET: Psicologia da Educação

TPET: Políticas Públicas em Educação e Cultura

EST: Estágio em espaço formal: Memória e Narrativa

EST: Estágio em espaço não formal: Iniciativas em Educação