Projeto Extensão Universitária


 
Urbanidades: Intervenções

Coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Rocco

Criado em abril de 2012, o projeto de Extensão Urbanidades, a partir do seu núcleo, o grupo de pesquisa "Transeuntes: Estudos sobre performance" foi formado com a necessidade de artistas em ampliar os estudos acerca das intervenções artísticas nas ruas, estruturando em si as noções de performance e de performatividade, que, grosso modo, unem a teatralidade e a diluição do real nas encenações. Em parceria entre professores e alunos do curso de teatro (COTEA) da UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei), o projeto do grupo consiste, entre outros pontos, em estudos teóricos sobre determinados autores que abordam  experimentação cênica nas ruas e em ações práticas que visam inserir o espectador transeunte na construção dos processos criativos, a partir das temáticas referentes às abordagens atuais. A pesquisa tem como o principal objetivo investigar as propostas de estreitamento entre a cena contemporânea e o espectador transeunte nas ruas de São João del-Rei, visando analisar a inserção do público como participante das ações.

"Doutores por um triz"

Coordenado pela Prof. Dr. Cláudia Braga

O Projeto de Extensão Doutores... Por um triz  em atividade desde junho de 2001 é uma iniciativa do da profª Claudia Braga, do DELAC-UFSJ, inspirada no trabalho de Hunter Adams, médico que nos anos 60 propõe modificações no tratamento médico. Resultado prático das possibilidades de intervenção da academia na comunidade, o projeto Doutores... Por um triz contempla a necessidade de humanização da medicina atualmente em discussão nos ambientes hospitalares e a promoção de um tratamento alternativo, a partir da relação estabelecida entre arte/saúde.


https://www.youtube.com/watch?v=CQh9eDsQkKM

 

Projeto "Teatro para todos"

 
Coordenado pela Prof. Dr. Cláudia Braga
 

O projeto de criação do site TPT – Teatro para todos ao MEC, foi aprovado e financiado pelo Ministério da Educação (SIGProj no 111878.480.137175.13042012), desenvolveu-se durante o ano de 2013, ao final do qual foi criado o site, e contém peças de teatro do acervo que digitalizamos no GETEB (Grupo de Estudos e Pesquisa em Teatro Brasileiro), peças divulgadas apenas para fins didáticos.

http://www.teatroparatodosufsj.com.br