Programa de extensão: Circo social – Arte de rua & Movimento

A ideia principal do programa (em vigor de março de 2022 a fevereiro de 2024)  é estimular o enraizamento das artes circenses na cidade e região numa perspectiva transformadora ao buscar contribuir para a efetivação da dignidade plena de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade econômica, bem como, para o combate de preconceitos culturais diversos.  Com “Circo social” queremos dizer que fazemos uma proposta político-pedagógica que aposta no desenvolvimento criativo a partir dos saberes, necessidades e potencialidades das crianças, adolescentes e jovens das classes populares.  Outra frente de trabalho é a realização semanal do Encontro de Circo de São João del - Rei  na UFSJ e em diferentes praças e localidades. Historicamente os encontros têm sido um espaço-tempo propício para democratização do processo de ensino/aprendizagem das artes circenses, bem como, para trocas e intercâmbios diversos com os artistas de rua que passam pela cidade, conhecidos academicamente como “saltimbancos contemporâneos”.

 

Coordenador: Cláudio Alberto dos Santos

Bolsistas:  Wendell Leal, Rafaela Gontijo e Ananda Torteli.


NAPI e BRINCANDO COM O TEATRO

Coordenadora Profa. Juliana Monteiro:

NAPI (A Poética do Invisível) - Pesquisa, criação e extensão. Criado em 2013 como eixo prático da pesquisa de doutorado da professora, o núcleo agrega ações de pesquisa e extensão, reunindo alunos e ex-alunos da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), não só dos cursos de Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do DEACE, como de outros departamentos, procurando manter um diálogo contínuo com professores e técnicos da instituição, bem como com artistas locais. Dentre outros, dedica-se à criação de peças teatrais e tem como foco de estudos: a interdependência entre técnica e construção poética sob a perspectiva do trabalho de atrizes/atores; o intercâmbio de linguagens e alguns aspectos da cultura teatral japonesa, sobretudo os que tangenciam as lógicas relacional e visual, o conceito de espaço dinâmico e as construções espaço temporais. Um de seus fundamentos práticos são o corpo sensível, com base no seitai-ho, e o Método Suzuki de Treinamento para Atrizes/Atores.

 Brincando com o Teatro, desde 2016, fundamenta-se nas seguintes ações em caráter de formação de plateia: realização de apresentações teatrais à comunidade, seguidas de bate-papo/palestras e vivências teatrais com o público que dizem respeito tanto às linguagens abordadas nas cenas/espetáculos, quanto à sua temática.

. Sobre a implantação do projeto: https://ufsj.edu.br/psicoeducar/projetos.php
. Publicação: MAGELA, André; MONTEIRO, Juliana. BRINCANDO COM O TEATRO NA ESCOLA. in DIÁLOGOS inter(disciplinares) Caminhos de um Programa de Extensão Universitária, 2018, p 110 - 122. Disponível em: https://ufsj.edu.br/psicoeducar/livro.php

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Última atualização: 11/06/2025