SISU 2024/1 - Cadastramento Eletrônico / Matrículas

Início do 1º semestre letivo de 2024: 04/03/2024

Tipos de Vagas - Ações Afirmativas

ATENÇÃO

Conforme a Resolução CONSU nº 01, de 21 de março de 2022, para inscrição nas unidades curriculares presenciais, os/as discentes deverão apresentar, obrigatoriamente, documento constando o esquema vacinal completo contra a COVID-19, podendo ser:
I) o cartão físico de vacinação fornecido pela unidade de saúde onde a pessoa foi vacinada, ou
II) o certificado nacional de vacinação de COVID-19, disponível na internet por meio da página Conecte SUS Cidadão, ou
III) outro tipo de passaporte vacinal instituído nacional ou internacionalmente

A/O estudante que não apresentar o comprovante vacinal poderá se inscrever somente em unidades curriculares ofertadas em formato remoto e, na terceira etapa de inscrição periódica, respeitando-se a disponibilidade de vagas nas unidades curriculares e os critérios definidos pelo respectivo Colegiado do curso.

A PARTIR DE 2024, O SISU TERÁ APENAS UMA EDIÇÃO, PORTANTO OS CANDIDATOS QUE TEM INTERESSE PARA INGRESSAR NO 2º SEMESTRE DE 2024, TERÃO QUE SE INSCREVER TAMBÉM NO SISU REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO.  TODAS AS VAGAS DE 1º E 2º SEMESTRES SERÃO OFERECIDAS NO SISU DO MÊS DE JANEIRO, ONDE OS CANDIDATOS JÁ SERÃO CLASSIFICADOS TAMBÉM O 2º SEMESTRE.

Candidatos classifcados na Chamada Regular ( 1ª Chamada) do SiSU 2024 (1ª e 2º semestres)

Faça AQUI o seu Cadastramento Eletrônico e envie a sua documentação, pelo Sistema Integrado de Processos Seletivos (SIGPS) - no período de 02 a 07/02/2024 CLIQUE AQUI

ATENÇÃO: O prazo de retificação foi alterado para o período de 08 a 20/02 clique no link acima

Acompanhe as análises de sua documentação

Fique atento ao cronograma

• Manual de orientações para o candidato - siga o passo a passo
    • No momento do cadastramento eletrônico, o candidato deverá seguir as orientações abaixo:
      • O login deve ser, obrigatoriamente, o seu CPF, sem pontos ou traços (apenas os números).
      • A senha deve conter, no mínimo, 8 caracteres, com pelo menos 1 letra maiúscula, 1 letra minúscula e 1 número (usar somente letras e números normais)

Orientações e documentos exigidos para matrícula (cadastramento eletrônico e envio da documentação) - ver item 6 do Edital 1/2024/UFSJ e Anexos a serem preenchidos conforme o tipo de vaga

• No caso do candidato que estiver concorrendo à reserva de vagas das cotas étnico-racial LB_PPI e LI_PPI que não for considerado APTO (FAVORÁVEL) pela Comissão de Heteroidentificação na primeira fase, terá que passar para a segunda fase da avaliação  (AVALIAÇÃO PRESENCIAL), conforme estabelece o subitem 2.8 do Edital 1/2024/UFSJ, o qual terá que comparecer presencialmente na data definida no cronograma – Anexo I do Edital 1/2024/UFSJ. O horário e o local da avaliação presencial será definido e informado ao candidato, no parecer da banca avaliadora. O candidato deverá acompanhar pelo SIGPS, nos prazos constantes do cronograma.

Na UFSJ a matrícula é feita em duas etapas (totalmente on-line), conforme estabelece o Edital:

1) Primeiramente, o candidato classificado na Chamada Regular ou na Lista de Espera deverá fazer o cadastramento eletrôinico, que consiste no preenchimento das declarações (disponíveis no momento do momento do cadastramento eletrônico, juntamente com o envio dos documentos) e no envio dos documentos necessários para cada tipo de vaga, estabelecido no subitem 6.3 do Edital 1/2024/UFSJ.

2) E a análise da documentação enviada para validação das bancas avaliadoras, conforme cada tipo de vaga e a efetivação da matrícula, caso seja considerado FAVORÁVEL (VALIDADO) pelas bancas destinadas para cada tipo de vaga.

- Os candidatos que estão concorrendo às Ações Afirmativas (LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LB_EP), além de toda a documentação básica exigida, terão que comprovar Renda Familiar de até 1 salário-mínimo por pessoa, conforme especifica o subitem 6.3.2.3 e os anexos: Anexo I e III (comprovação de renda pelo "NIS") e o Anexo II e IV (comprovação de renda por "Documentação Comprobatória") do Edital 1/2024/UFSJ, conforme a opção do candidato.

- Para os candidatos com deficiência que estão concorrendo às Ações Afirmativas LB_PCD e LI_PCD além de toda a documentação básica exigida, terão também que comprovar a deficiência, conforme especifica o subitem 6.3.2.4 e os anexos: Anexo V e o Anexo VI do Edital 1/2024/UFSJ.

- Para os candidatos que estão concorrendo às vagas para as cotas étnico-raciais LB_PPI e LI_PPI: além de toda a documetação básica exigida, terão que enviar o Termo  de Autoidentificação - Anexos VII e VIII do Edital 1/2024/UFSJ  assim como o envio de fotos, conforme orientações estabelecidas no subitem 6.3.2.5 do Edital 1/2024/UFSJ, para a análise da 1ª fase da Comissão de Heteroidentificação. Para o candidato que não for considerado APTO (FAVORÁVEL) terá que passar para a 2ª fase da avaliação  (AVALIAÇÃO PRESENCIAL), o qual terá que comparecer presencialmente na data, horário e local marcados pela UFSJ.

- Para os candidatos que estão concorrendo às vagas para as cotas de quilombolas LB_Q e LI_Q: além de toda a documetação básica exigida, terão que enviar o Termo  de Autoidentificação - Anexo IX do Edital 1/2024/UFSJ  assim como o envio da documentação exigida para a comprovação de pertencimento étnico-racial como quilombola, conforme orientações estabelecidas no subitem 6.3.2.6 do Edital 1/2024/UFSJ.

Última atualização: 09/02/2024