Programação

Abertura: Dia 3 de outubro, segunda-feira, às 9h, no anfiteatro do Campus Sete Lagoas
"Bioespeleologia: o estudo dos organismos e suas interações em cavidades naturais subterrâneas"
Palestra com o Prof. Dr. Fábio Luis Bondezan da Costa, da UFMG

Fábio Luis Bondezan da Costa possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela PUC-Minas e doutorado na área de microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, bioespeleologia e educação ambiental em cavernas.

 Abertura: Dia 3 de outubro, segunda-feira, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco
Apresentação cultural Madrigal Beija-Flor - Programa de Extensão "Música XXI"

Madrigal Beija-Flor é um grupo de cantores composto por alunos de diversos instrumentos e atualmente realiza também peças do barroco e do barroco mineiro. Dirigido pelo cantor e regente Luan Augusto, tem a coordenação da Profa. Elenis Aparecida Sabino Guimarães. Seus integrantes são Angelina Castro de Faria, Cleisson José Dias da Silva, Diego Campos Alves, Gisele de Carvalho Fernandes, Isabella Andrade de Castro, Jackson dos Anjos Guedes, João Rafael Rocha Amorim, Luan Augusto Pereira Silva, Maíra Cristina Santos Batista, Marina Arcuri Martins, Stephany Souza Lima Alves

 Abertura: Dia 3 de outubro, segunda-feira, às 19h30min, no Teatro do Campus Dom Bosco
"A universidade que queremos: um pouco de utopia em tempos de realismo distópico"
Palestra com o Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho, da Faculdade de Educação / UFMG

Luciano Mendes de Faria Filho possui graduação em Pedagogia pela UFMG (1988), mestrado em Educação pela UFMG (1991) e doutorado em Educação pela USP (1996). É professor Titular da Faculdade de Educação da UFMG, onde exerce a função de Diretor do Centro de Pesquisa, Memória e Documentação e coordena o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil - 1822/2022. Participa do Conselho Editorial dos diversos periódicos e foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (2014-2016) e da Câmara de Ciências Humanas, Sociais e Educação - CHE da FAPEMIG (2013-2016). Foi Coordenador do GT-História da Educação da ANPEd ei vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007). Foi membro do CA-Educação/CNPq (2007-2010) e participou da Comissão de Assessoramento Ténico Científico (CATC/CNPq) (2008-2009). Ainda no CNPq, foi designado pela Diretoria para a função de Ponto de Contato Nacional (National Contact Point) da Área de Humanidades (Socio-Economics Sciences and Humanities) para a Cooperação com a União Européia dentro do 7o. Programa Quadro (2009-2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação; história da infância; cultura escolar; história da escolarização; intelectuais e educação no Brasil; pensamento social brasileiro e educação.

  Mostra de Produções da SEMEX: Dias 5 e 6 de outubro, de 8h às 17h, no hall do prédio principal do Campus Sete Lagoas
Exposição de publicações (livros, manuais, cartilhas, jornais etc), produtos audiovisuais (CDs, DVDs, filmes, vídeos etc), programas de rádio e tv, aplicativos (softwares), jogos educativos, produtos artísticos (musicais, teatrais, artesanais) entre outros.

Mostra da Extensão: Dia 5 de outubro, quarta-feira, às 14h, no hall do Bloco A do Campus Centro Oeste Dona Lindu
Apresentação do UNATI/CCO (Coordenadora Profa. Gylce E.C.P Cruz)

Mostra da Extensão: Dia 5 de outubro, quarta-feira, às 15h, no Auditório do Campus Centro Oeste Dona Lindu
"UFSJ no Projeto Rondon - Lição de Vida e Cidadania"
Palestra com a Profa. Maria José N. de Paiva

Mostra da Extensão: Dia 5 de outubro, quarta-feira, às 16h, no Auditório do Campus Centro Oeste Dona Lindu
"Gestão de resíduos - A importância da articulação e diálogos entre Universidade e Comunidade"
Palestra com Hélcia M. V. Teixeira, presidente do Comitê Sócio-Ambiental do CCO

Encerramento: Dia 5 de outubro, quarta-feira, às 17h, no Auditório do Campus Centro Oeste Dona Lindu
Entrega dos certificados e menções honrosas do XXIII SIC e da XIV SEMEX

Encerramento: Dia 6 de outubro, quinta-feira, às 17h, na sala 110 do Bloco 2 do Campus Alto Paraopeba
"Um olhar sobre a engenharia nos dias de hoje"
Palestra com o Prof. Édilus de Carvalho Castro Penido, do IF-MG Campus Ouro Branco

Édilus de Carvalho Castro Penido é doutorando em Engenharia Agrícola na UFV. É mestre em Sustentabilidade Sócio-Econômica e Ambiental pela UFOP, especialista em Projeto de Circuitos Integrados pela UFMG e Engenheiro Eletricista pela PUC-MG. Atua como professor no IFMG - Campus Ouro Branco, tendo já lecionado na PUC-MG, no CEFET-MG e no Senai-MG. Possui grande experiência profissional nas áreas de projeto de
circuitos eletrônicos, sistemas baseados em microcontroladores, microeletrônica e automação industrial, tendo desenvolvido vários projetos e prestado muitas consultorias nesses setores. Realizou cursos de especialização na Itália e em Israel. É autor do livro "Projetos de Automação com o Arduíno: Guia detalhado para aplicações industriais, residencias e agrícolas" - Editora UFV.

 Encerramento: Dia 7 de outubro, sexta-feira, às 18h45min, no pátio do Campus Dom Bosco
Fragmento de peça A EXCEÇÃO E A REGRA, de Bertolt Brecht, através de uma linguagem musical e circense
Realização: NÚCLEO XAMÃ / Programa de Extensão “Circo-Teatro para Todos” - Direção: Cláudio Alberto dos Santos

 Encerramento: Dia 7 de outubro, sexta-feira, às 19h, no Teatro do Campus Dom Bosco
"Os impactos da crise na Extensão"
Palestra com o Prof. Dr. Daniel Pansarelli, da UFABC

Daniel Pansarelli é doutor em Educação (2010) pela USP. Possui graduação em Filosofia (2001) e mestrado em Educação (2004) pela Universidade Metodista de São Paulo. É Pró-Reitor de Extensão e Cultura e professor adjunto na UFABC, atuando principalmente com temas relacionados a: filosofia moderna e contemporânea; filosofia política e ética; e ensino de filosofia. Desde 2004 atua na formação continuada de docentes da educação básica, tendo prestado serviços governos estaduais e prefeituras municipais, além de diversos sindicatos, escolas privadas e outras entidades. Organizador dos livros Curso (in)completo de Filosofia (UMESP, 2010), Filosofia e modernidade (UMESP, 2008) e Ética, cidadania e política (Terceira Margem, 2004), possui diversos capítulos em outros livros e artigos acadêmicos publicados em periódicos no Brasil e no exterior.