Inscrição Cronograma Apresentações Resumos e Trabalhos Completos
Avaliações Certificados Anais Destaques e Menções Honrosas  

Para baixar o Edital Conjunto nº 001 PROPE/PROEN/PROEX de seleção de
monitores voluntários para o XIV Congresso de Produção Científica e Acadêmica
da UFSJ, clique
aqui. Inscrições de 12 a 18 de setembro de 2016

 

 


Para baixar o Edital nº 007/2016/PROPE de seleção de coordenadores de sessão para o XXIII Seminário de Iniciação Científica da UFSJ, clique aqui. Inscrições de 12 a 18 de setembro de 2016


O Seminário de Iniciação Científica é um dos eventos do Congresso de Produção Científica e Acadêmica que prioriza a participação de alunos da UFSJ com trabalhos concluídos de iniciação científica. A apresentação no evento constitui-se como parte dos compromissos assumidos pelo aluno e pelo orientador junto aos programas institucionais de iniciação científica da UFSJ e as agências de fomento. Para a avaliação dos trabalhos de iniciação científica, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação conta com a participação da Câmara Interna e do Comitê Externo.

Objetivos do evento:

  • Divulgar para toda a comunidade os trabalhos de iniciação científica desenvolvidos durante o ano;
  • Contribuir para a consolidação de uma cultura da pesquisa na instituição, incentivando a circulação de informações e o debate em torno dos trabalhos que estão sendo produzidos por professores e alunos;
  • Incentivar o trabalho conjunto de professores e alunos, por meio dos trabalhos de orientação de iniciação científica nos programas institucionais de iniciação científica;
  • Consolidar a cultura de avaliação pública da produção acadêmica através da exposição, em linguagem científica, dos resultados obtidos com os trabalhos de investigação realizados;
  • Assegurar por meio do processo de avaliação dos trabalhos apresentados pelos alunos condições para a melhoria dos programas institucionais de iniciação científica;
  • Contribuir para a consolidação da dimensão acadêmica da pesquisa;
  • Despertar e incentivar novos talentos potenciais para a pesquisa, preparando-os para o ingresso na pós-graduação.