O avanço do emprego das técnicas biotecnológicas nos mais diversos setores industriais é inquestionável. Áreas como Meio Ambiente, Energia, Fármacos, Alimentos e Bebidas têm sido cada vez mais influenciadas pelo desenvolvimento da biotecnologia. Os cursos de Engenharia de Bioprocessos e Engenharia Bioquímica, embora consolidados em outros países, foram criados recentemente no Brasil. No caso da UFSJ, o curso de Engenharia de Bioprocessos foi instituído em 2008, sendo pioneiro no Estado de Minas Gerais. Apesar de sua importância, o mercado de atuação dos profissionais com esta graduação ainda é pouco conhecido pela maior parte da sociedade e dos estudantes. O I SIMBIO – Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e sua publicação periódica “Anais do Simpósio de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia” Tem o intuito de ampliar as discussões sobre as áreas de atuação do Engenheiro de Bioprocessos e dos profissionais de biotecnologia, além de aproximá-los do mercado de trabalho, de novas tecnologias e assuntos relacionados à inovação do setor.

Vol. 1 - 2017 - ISSN 2595-918

Para visualizar o documento completo clique aqui.
 

   Quando a Biotecnologia encontra a Engenharia ela se eleva à sua máxima potencialidade, pois, a engenharia com seus processos, e capacidade de escalonamento, coloca os produtos biotecnológicos ao alcance da população. Nesta II edição dos Anais do SIMBIO os trabalhos apresentados no evento estão publicados na forma de artigo completo, trazendo informação de qualidade. 

Todos os artigos passaram pelo sistema de revisão por pares, sendo estes os componentes do comitê científico, composto por pesquisadores de diferentes instituições federais.

 

 

Vol. 2 - 2019 - ISSN 2595-918

Para visualizar o documento completo clique aqui.


Última atualização: 06/04/2023