1 - Prazo para envio de ações de capacitação encerra na sexta-feira (4/10)

 
A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGP) informa que esta é a última semana para preenchimento do levantamento de ações para elaboração do Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP 2020. O prazo final encerra na sexta-feira (4/10).
 
Devem participar do levantamento todos os servidores docentes e técnico-administrativos da UFSJ que necessitam e planejam participar de alguma ação de desenvolvimento em 2020.
 
As ações de desenvolvimento a serem previstas podem ser realizadas por meio de participação em cursos de curta duração, afastamentos para participar em programa de pós-graduação stricto sensu, afastamentos para congressos, simpósios, semanas, jornadas e outros similares.
 
Somente poderão ser realizadas ações de desenvolvimento em 2020 se estas estiverem presentes no PDP 2020, o qual deverá estar devidamente aprovado pelo órgão central do SIPEC do Ministério da Economia.
 
Os servidores lotados nas unidades acadêmicas deverão acionar suas respectivas chefias para ter acesso ao formulário de levantamento de ações. Nas demais unidades administrativas, representantes setoriais estão realizando o levantamento.
 
Mais informações acesse a página da Progp ou pelo e-mail pdpufsj@ufsj.edu.br
 
 

2 - Progp/Sesed oferta curso sobre Legislação da Educação Superior

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), abre inscrições para o curso sobre “Legislação da Educação Superior”, que acontecerá na Sala 203 do bloco 5 do Campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ).
 
O curso visa capacitar servidores a desenvolver suas atividades respeitando a legislação e normas do ensino na educação superior. Ele será ministrado pelo servidor Márcio Eugênio Silva Moreira, nos dias 7 e 8 de outubro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com carga horária de 20 horas/aula, sendo 4h a distância.
 
As inscrições deverão serem feitas via SIGRH, na alça Capacitação, até 06 de outubro. Lembramos que após a realização da inscrição a liberação da vaga fica condicionada à aprovação da chefia (Entrar no SIGRH → Alça Chefia da Unidade → Capacitação → Inscrições para Capacitação).
 
O passo a passo para realização da inscrição está disponível na nossa página.
 
Mais informações pelo telefone (32) 3379 5484 ou e-mail sesed@ufsj.edu.br
 
 

3 - RU do Dom Bosco terá novo controle de acesso a partir de 1º de novembro

 
Estudantes devem solicitar nova carteira estudantil a partir desta segunda-feira (30/9)
 
O Setor de Alimentação e Moradia (Samor) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) informa que o Restaurante Universitário do Campus Dom Bosco implantará novo controle de acesso a partir de 1º de novembro.
 
Dessa forma, os usuários precisam da nova carteirinha estudantil, que terá a tecnologia de radiofrequência - RFID. A primeira via da nova carteirinha será disponibilizada gratuitamente. Para isso, os discentes devem solicitá-la via Contac, colocando no campo observação "2ª VIA-Restaurante Universitário", e retirá-la na Biblioteca. O documento também deverá ser utilizado para compra de créditos. 
 
Somente os usuários do CDB devem solicitar o documento a partir desta segunda-feira (30/9), devendo estar de posse dela até 30 de outubro.
 
 

4 - Semana de Extensão do CAP terá curso e seminários para formação em atividades extensionistas

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) vai oferecer, durante a XVII Semana de Extensão (Semex) no campus Alto Paraopeba (CAP/UFSJ), curso e seminários sobre atividades extensionistas. 
 
As atividades, oferecidas pela Universidade Federal do ABC (UFABC), serão realizadas nos dias 8 e 9 de outubro e inclui curso introdutório para as cinco diretrizes da extensão ministrado pelo Pró-Reitor de Extensão da UFABC; e quatro mesas redondas ministradas por quatro professores da UFABC que desenvolvem projetos e programas de extensão nas áreas das engenharias e ciências exatas.
 
Confira aqui a programação completa. As atividades são abertas a docentes e estudantes e não há necessidade de inscrição. 
 
A partir do primeiro semestre de 2022, os alunos de Graduação devem ter, em grade curricular, 10% de suas atividades em Extensão. Para isso, os projetos pedagógicos devem ser revistos até 18 de dezembro de 2021.
 
Nesta edição, a Semex no CAP, realizada conjuntamente com o XVII Congresso de Produção Científica da UFSJ, contará com Mostra de Projetos de Extensão, Ensino e Inovação, de 8 a 11 de outubro, das 13h às 21h, no Anexo da Biblioteca.
 
Mais informações no site da Semex.
 
 

5 - Palestra aborda uso de simulações computacionais para evitar arritmias 

 
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação (PPGCC) convida toda a comunidade acadêmica para a palestra "Hasta la vista, baby! - Eliminando Arritmias Cardíacas com a Ajuda de Simulações Computacionais", com Fernando Campos.
 
O evento será realizado nesta terça-feira (1/10), às 9h, na Sala 1.05 do Prédio do Departamento de Ciência da Computação - campus Tancredo de Almeida Neves (CTan). 
 
Fernando Campos possui Graduação em Ciência da Computação e Mestrado em Modelagem Computacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). É Doutor em Engenharia Biomédica pela Graz University of Technology. Possui pós-doutorado pela Medical University of Graz e o trabalho foi premiado como melhor artigo científico no campo de Engenharia Biomédica pela Sociedade Austríaca de Engenharia Biomédica (ÖGBMT). 
 
Ao fim do treinamento em modelagem computacional em Gaz, Fernando foi contemplado com uma bolsa Ciência Sem Fronteiras para investigar os mecanismos por trás de arritmias em pacientes com infarto do miocárdio (ataque cardíaco) no Instituto Alemão do Coração de Berlim (Deutsches Herzzentrum Berlin). 
 
Em 2017, Dr Campos foi apontado como pesquisador (Research Associate) no King's College London onde atualmente está realizando pesquisa com modelos computacionais com o objetivo de investigar a origem, bem como o tratamento de arritmias em pacientes com histórico de infarto do miocárdio.
 
 

6 - Pós em Desenvolvimento, Planejamento e Território recebe inscrições para mestrado até 18 de outubro

 
O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Planejamento e Território (PGDPlat) está com inscrições abertas para 15 vagas de mestrado até 18 de outubro. 
 
De acordo com o edital, a seleção será feita por meio de prova; entrevista e análise de intenção de pesquisa; e análise curricular. 
 
O curso é dividido nas linhas de pesquisa "Economia Internacional e Território" e "Desenvolvimento, Sustentabilidade e Território".
 
 

7 - Exame Nacional de Acesso para o Profnit recebe inscrições até 3 de outubro

 
O Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) está com edital aberto para o Exame Nacional de Acesso. Na UFSJ, serão ofertadas 15 vagas para a nova turma. As inscrições ocorrem entre 25 de setembro e 3 de outubro. 
 
Podem participar graduados de qualquer área ou graduandos no último semestre de instituições oficiais reconhecidas pelo MEC. A seleção envolve prova e análise curricular. 
 
Mais informações no site do Profnit
 
 

8 - II Simbio teve apresentação de 40 trabalhos

 
Aconteceu no CAP nos dias 11-13 de setembro o II Simpósio da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (II Simbio).
 
Entre minicursos, palestras e mesa redonda foram 14 palestrantes de renomadas instituições e empresas, tais como Fiocruz-IOC, UFMG, Ufop, UFSJ/CDB e CCO, Biotechtown, Àgil Marketing Digital, Anton Paar, Alta Mogiana S/A, Bionovis, FM2C - Bayer Crop Science.
 
O evento alcançou um público de 117 inscritos com participantes de diferentes universidades Ufop, UFV e UFTM. Foram 40 trabalhos apresentados e sete premiados como melhores pôsteres e 1 como melhor apresentação oral.
 
A abertura do evento contou com as presenças ilustres do vice-prefeito da cidade de Ouro Branco Celso Roberto Vaz, do vice-reitor da UFSJ Valdir Mano e do chefe do DQBIO Dane Tadeu Cestarolli.
 
A equipe do II Simbio dá os parabéns aos premiados: Marcela Hauck (UFV), Sandra Dias (UFSJ), Marcos J.C. Souza Junior (UFSJ), Júlia Rodrigues(UFSJ), Isabela Vidal, Thamires Kiche (UFSJ), Samille Henriques (UFOP), Brunna Onofre (UFSJ).
 
O evento foi abraçado pela comunidade de Ouro Branco na forma de apoio financeiro da Prefeitura Municipal e patrocínio de empresas como Mansur Imobiliária, Rede Mirante Flat, Arte Final Gráfica, Montagna Cervejaria, Mar D’Morros Cervejaria, Confeitaria Angelita e Floricultura Clorofila, houve ainda o apoio de empresas de alcance nacional como o Grupo Buzatto’s e a Metrohn Brasil.
 
O evento possui desde sua primeira edição o Livro de Trabalhos já com ISSN que poderá ser acessado, a partir de 10 de outubro, neste link  https://ufsj.edu.br/simbio/
 
O II Simbio cumpriu sua missão, divulgar o curso de Engenharia de Bioprocessos, realizar networking entre universidade empresas e comunidade local e espera que o III Simbio cresça ainda mais em 2020.
 
 

9 - Evento Ideas for Milk no CTan é cancelado

 
O evento Ideas for Milk (divulgado no Boletim nº 200), promovido pela Embrapa e que ocorreria no campus Tancredo Neves (CTan) foi cancelado. Nova data será divulgada posteriormente. 

Última atualização: 30/09/2019