1 - Consu aprova Relatório de Gestão 2020

 
O Relatório de Gestão 2020 da UFSJ foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consu), em reunião realizada no dia 7 de junho. O documento demonstra os resultados alcançados, os valores gerados e os impactos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, por meio das diversas atividades desenvolvidas pela instituição, entre maio e dezembro do ano passado. A relatoria do processo foi realizada pelo professor Edgar Campos Furtado (Detem-CAP), que apresentou o conteúdo aos demais conselheiros. Exigência do Tribunal de Contas da União, o Relatório já havia recebido parecer favorável do Conselho Diretor (Condi) e da unidade de Auditoria Interna (Audit).
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Sedip informa: o SCDP passará a adotar o Login Único (gov.br) para acesso dos usuários

 
O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) passará a adotar o Login Único (gov.br) no acesso ao sistema. A data em que essa mudança entrará em vigor será em breve divulgada.
 
Dessa forma, é importante que todos os usuários do SCDP tenham o Login Único (gov.br) para que possam acessar e utilizar as funcionalidades do sistema.
 
Os selos de confiabilidade necessários para login no SCDP serão o Verificado - Nível Prata e Comprovado - Nível Ouro. Sendo este último nível, o exigido para os perfis que atualmente utilizam certificado digital (perfis de aprovação e execução financeira).
 
Confira na íntegra a mensagem encaminhada pela Gestão Central do SCDP:
 
"Prezados usuários, 
Visando a padronização e facilidade de acesso aos serviços públicos, o Decreto  n° 8.936, de 19 de dezembro de 2016 instituiu a Plataforma de Cidadania Digital, que, dentre outras finalidades inclui a de disponibilizar, em plataforma única e centralizada, mediante o nível de autenticação requerido, o acesso às informações e a prestação direta dos serviços públicos e simplificação das solicitações, a prestação e o acompanhamento dos serviços públicos. 
 
Para se adequar a essa realidade, o SCDP passará a adotar o Login Único (gov.br). O Login Único se dispõe a identificar e autenticar o cidadão, usando para isso níveis de autenticação que utilizam o conceito de selos de confiabilidade. Esses selos objetivam qualificar as contas de acesso com a obtenção dos atributos autorizativos a partir das bases oficiais de governo e, com isso, aumentar a confiança cadastral  para controle de acesso às funcionalidades mais críticas.
 
No SCDP, inicialmente, serão necessários os níveis de acesso Verificado - Nível Prata e Comprovado - Nível Ouro. O Nível Ouro será obrigatório para os perfis que utilizam hoje certificado digital na realização de suas atribuições, ou seja, os perfis de aprovação e execução financeira. Para os demais perfis do SCDP, será necessário o Nível Prata. 
 
Para não ficar impossibilitado de realizar suas atribuições, caso ainda não tenha seu Login único gov.br ou o nível de confiabilidade exigido para a sua função no SCDP, acesse o site https://sso.acesso.gov.br/ e faça seu cadastro. Em caso de dúvidas de como se cadastrar ou obter os selos de verificação adequados, acesse o link. Ao navegar nos menus à esquerda da tela é possível obter informações mais detalhadas sobre as condições para cada uma das possibilidades de acesso.
 
Em breve publicaremos mensagem informando a data em que o Login Único passará a ser a forma de acesso ao SCDP.
 
Atenciosamente,
Gestão Central do SCDP."
 
*Com informações de SEDIP
 

3 - 365 dias de (muito) trabalho / Vice-reitora objetiva integração entre campi da UFSJ, tecnologia e inovação

 
Alavancar as áreas de tecnologia e inovação está entre os propósitos e perspectivas do trabalho desenvolvido pela vice-reitora da UFSJ, profa. Rosy Maciel Ribeiro. Docente da área de saúde e vinda do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Rosy tem em vista, também, a integração plena da UFSJ em seus seis campi, inclusive os fora-de-sede. Ciente da diversidade entre eles, acentua que é preciso tratar cada um com suas características sem deixar de incluir a todos.
 
Confira a entrevista da vice-reitora na íntegra
 

4 - 365 dias de (muito) trabalho / Proad: trabalho conjunto garantiu conquistas 

 
O primeiro ano de gestão trouxe motivos para que a Pró-reitoria de Administração (Proad) comemorasse o desempenho de sua equipe. Apesar das dificuldades e das adaptações exigidas pela pandemia, este momento foi aproveitado para colecionar conquistas e aproveitar oportunidades, como a compra de equipamentos e participação em cursos.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - 365 dias de (muito) trabalho / Progp: trabalho remoto trouxe desafios para a gestão de pessoas

 
A Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progp) promoveu inúmeras realizações nos primeiros meses de atuação, cumprindo metas e sendo fundamental para a adequação da atividade dos servidores durante o trabalho remoto. As principais conquistas foram alcançadas graças ao comprometimento da equipe nesse período, definido como desafiador pela pró-reitora Conceição Assis de Souza Santos, que detalha a trajetória da Progp nesses 365 dias de gestão na entrevista disponível aqui.
 

6 - 365 dias de (muito) trabalho / Abril 2021: Inscrições abertas para propostas ao Programa de Mobilidade Virtual Andifes

 
O Colégio de Gestores de Relações Internacionais das Instituições Federais de Ensino Superior (CGrifes) abre inscrições para docentes interessados em oferecer cursos em ambientes virtuais para estudantes estrangeiros de todas as universidades filiadas à Andifes. O Programa de Mobilidade Virtual Internacional Andifes – Destino: Brasil receberá propostas até 5 de maio.
 
Confira a matéria completa.

Última atualização: 11/06/2021