1 - Alunos e professores da UFSJ atuam na vacinação contra covid-19

 
"A força-tarefa tem sido gigante. Se tivermos vacina, a gente dá conta de imunizar todo mundo!"
 
A frase é da professora do curso de graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São João del-Rei, Alba Otoni, e simboliza bem o andamento da vacinação em Divinópolis, da qual ela participa ativamente. Entre professores do curso, alunos do Mestrado e da Residência em Saúde da Família, ofertados no Campus Centro-Oeste (CCO), são 27 pessoas da comunidade acadêmica da UFSJ atuando diretamente na vacinação contra covid-19 em Divinópolis (MG).
 
Confira a matéria completa
 
 

2 - Artigo de doutoranda em Bioengenharia é destaque em evento internacional

 
Mariana Lourenço Campolino é estudante do Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia da UFSJ (PPBE), e tem sua pesquisa orientada pela pesquisadora Sylvia Morais de Sousa Tinoco (Embrapa).
 
A doutoranda participou do evento on-line Rooting 2021 ? 11th International Symposium on Root Development, que aconteceu na última semana de maio, promovido pelo Grupo Interdisciplinar de Plantas da Universidade de Missouri, Columbia (Estados Unidos), e pela Universidade de Nottingham (Reino Unido). O pôster apresentado por Mariana no evento foi classificado entre os três destaques.
 
Confira a matéria completa.
 
 

3 - Sipac passa por atualizações nesta terça (29/6)

 
Confira mensagem do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) sobre atualização prevista para o Sipac nesta terça-feira (29/6):
 
"O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) informa que está prevista para a próxima terça-feira, dia 29/6/2021, a atualização do Sipac para uma nova versão.
 
Essa nova versão não trará muitas mudanças, mas contemplará uma demanda institucional aguardada por todos: permitir que membros externos, discentes e terceirizados assinem documentos criados no Sipac.
 
Solicitamos a compreensão de todos nesse momento de implantação da nova versão porque erros poderão ocorrer, mas nos colocamos à disposição de toda a comunidade para minimizarmos os possíveis transtornos.
 
NTInf/CSA"
 
 

4 - Inscrições para treinamento sobre novo sistema de atendimento terminam nesta segunda (28/6)

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp) e o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), informam que as inscrições para o treinamento do ?Novo Sistema de Atendimento ao usuário do NTInf da UFSJ " encerram nesta segunda (28/6). A atividade ocorre nesta terça-feira (29/6), das 10h às 12h. 
 
O curso visa  capacitar os servidores a conhecer os serviços prestados pelo NTInf e a utilizar o sistema SAC-NTInf para requerer atendimento junto ao Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf).
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço
 
* Com informações do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas - Sesed
 
 

5 - Série Empreendedorismo e Inovação nas Fronteiras começa nesta segunda (28/6)

 
O lançamento da série de eventos Empreendedorismo e Inovação nas Fronteiras será realizado nesta segunda, 28 de junho, às 18h. Os encontros irão promover, quinzenalmente, mesas-redondas digitais para a troca de experiências com profissionais da área sobre o tema transversal ?transformação digital?. A série é uma iniciativa dos departamentos de Ciências Administrativas e Contábeis (Decac) e de Ciência da Computação (Dcomp), e também do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit). Para acompanhar, basta acessar a transmissão na TV UFSJ
 
Confira a matéria completa.
 
 

6 - Dinâmica Consultoria Jr abre seleção para estudantes de Administração e Ciências Contábeis

 
A Dinâmica Consultoria Jr, empresa composta por alunos do curso de Administração e Ciências Contábeis da UFSJ, lançou edital para processo seletivo. As inscrições devem ser feitas até sexta-feira (2/7), por meio deste formulário
 
Mais informações na página no Instagram
 
 

7 - Evento debate gestão da biodiversidade em Sete Lagoas

 
O Campus Sete Lagoas da UFSJ (CSL) promove a mesa-redonda virtual Repensando a gestão da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos em Sete Lagoas. O evento terá como objetivo debater as implicações da delegação de competências do governo estadual para o município, no âmbito do licenciamento ambiental e da análise de supressão de vegetação nativa.
 
Confira a matéria completa
 
 

8 - Pesquisa e negócio balizam encontro da Liga de Empreendedorismo

 
A Liga Acadêmica de Empreendedorismo e Inovação da UFSJ (Laemi) realiza, nesta terça (29/6), às 19h, o 1º Meetup, com o tema Da pesquisa ao negócio, que pode ser assistido no canal da Liga no YouTube
 
Confira a matéria completa
 
 

9 - Pós em Ciências Agrárias convida para defesa de dissertação

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade para a defesa da dissertação ?Sistemas de cultivo de Sorgo Biomassa consorciado com leguminosas visando aporte de carbono e nitrogênio para melhoria da qualidade do solo?, do mestrando JOSÉ FRANCISCO BRAGA NETO.
 
Quando: 30 de junho, às 10h, pelo Google Meet.
Banca: professores doutores Ivanildo Evódio Marriel (orientador/Embrapa), Ivênio Rubens de Oliveira (Embrapa) e Nádia Nardelly Lacerda Duraes Parrella (UFSJ).
 
 

10 - [Colabore com a pesquisa] Estudo da UFSM investiga aspectos do trabalho no serviço público

 
Confira abaixo pedido de colaboração em levantamento feito por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): 
 
"Olá,
 
Vossa Senhoria, Conceição Assis de Souza Santos, Pró-Reitora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Federal de São João del-Rei,
 
Esperamos que esteja tudo bem com você e sua família!
 
Estamos entrando em contato para pedir seu auxílio na divulgação da nossa pesquisa referente a um projeto que estamos realizando no Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAP) da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Ele trata de ?Aspectos do trabalho no serviço público?.
 
Gostaríamos que você encaminhasse esse e-mail para todos os servidores da instituição, sejam eles professores ou técnicos administrativos.
 
O questionário possui questões objetivas e de leitura rápida, cujo preenchimento levará em torno 15 minutos.
 
Para participar acesse o link: Pesquisa serviço público
 
Agradecemos a sua colaboração!
 
Atenciosamente,
 
Kelmara Mendes Vieira ? Professora PPGAP - UFSM
Leander Luiz Klein ? Professor PPGAP - UFSM
Israel Braian Silva- Mestrando PPGAP - UFSM
Josenai Terra - Mestrando PPGAP - UFSM
Juliane Kreisig - Mestrando PPGAP - UFSM
Marcelo Marchesan - Mestrando PPGAP - UFSM
 
OBS: A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética da UFSM (CAAE 47464121.7.0000.5346). O trabalho é de um grupo de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Administração Pública, sob a responsabilidade do prof. Leander Klein. Em caso de dúvidas, contate o pesquisador responsável pelo e-mail: leander.klein@ufsm.br"

Última atualização: 28/06/2021