1 - Inscrições para capacitação destinada às Secretarias de Pós-graduação se encerram nesta quarta, 11

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP)  por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), informam que as inscrições para o curso  Procedimentos Administrativos para utilização do PROAP e processos digitais nas Secretarias dos Programas de Pós-graduação, se encerram nesta quarta, 11. O curso  acontece pelo Google Meet, no dia 12 de agosto, das 13h às 17h.
 
O curso visa promover o aprimoramento das competências pessoais e técnicas dos servidores da UFSJ que atuam nas secretarias dos programas de pós-graduação elevados níveis de qualidade dos serviços prestados no âmbito da pós-graduação.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

2 - Quilombismo é tema de bate-papo

 
Acontece nesta quinta-feira, 12, às 19:30, mais uma edição do BATE-BATE: UM BRASIL PARA OS 99%. Guiando-se pela vertente do pensamento de Abdias do Nascimento, que apresenta o Quilombismo como um projeto de sociedade, a conversa será ministrada pelo estudante de Jornalismo da UFSJ, Dell Ribeiro, e terá a participação do pesquisador João Lucas Dias. 
 
A transmissão será feita ao vivo, gratuitamente, e estará aberta para as perguntas e contribuições. Para assistir, siga o perfil de Dell no Instagram. 
 

3 - Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação é destaque em evento

 
A UFSJ promoveu, na tarde do dia 6 de agosto, o II Fórum do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). Na programação, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Ferreira Vilela, ministrou a palestra Da ciência básica à nota fiscal.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Pesquisa da UFSJ concorre ao Prêmio Capes de Tese 2021

 
Indicado pela Sociedade Brasileira de Biologia Molecular para concorrer ao Prêmio Capes de Teses de 2021, o trabalho de doutorado de Maria Juliana Ferreira Passos foi desenvolvido no Laboratório de Patologia Experimental do Campus Centro-Oeste Dona Lindu.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - E-book aborda jogos digitais na pandemia

 
A Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), lança nesta quarta, 11, o e-book Jogos digitais, tecnologias e educação: reflexões  e propostas no contexto da Covid-19. Organizado pelos professores Fernando Pimentel, Deise Francisco e Adilson Ferreira, o livro mostra como esses sistemas computacionais podem agregar possibilidades de ensino e de aprendizagem. 
 
A solenidade de lançamento será on-line, a partir das 14h, devido ao contexto da pandemia e pelo fato de os autores serem de várias localidades. Um deles é da UFSJ: o professor Marcio Roberto de Lima, do Departamento de Ciências da Educação da UFSJ (Deced), coordenador, entre outras atividades, do Link@ - Grupo de estudos e pesquisa em cultura digital, mídias e Educação.
 
A publicação se divide em duas partes, e contempla estudos de pesquisadores de 13 universidades do Brasil, de Portugal e da Espanha. A obra está disponível gratuitamente neste link.
 

6 - Instituto Politécnico de Bragança recebe professores visitantes

 
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Portugal, recebe, como normatizado pelo Edital 2022, professores visitantes para o semestre 2021/2022, que tem início previsto para 16 de fevereiro. O IPB se dedica à promoção da internacionalização, da inovação formativa e da investigação aplicada.
 
Confira a matéria completa.

Última atualização: 10/08/2021