1 - Congresso Brasileiro de Genética 2021: UFSJ inscreve artigos

 
Termina nesta quarta, 11 de agosto, o prazo para submissão de resumos ao 66° Congresso Brasileiro de Genética (Genética 2021), programado para o período de 13 a 17 de setembro. Organizado pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG), este ano o congresso será totalmente on-line, com palestrantes nacionais e internacionais.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Programa oferece cursos de inglês on-line para a UFSJ

 
A UFSJ é uma das 12 universidades brasileiras habilitadas a participar do Virtual English Language Fellow (VELF), programa do Escritório Regional de Língua Inglesa da Embaixada norte-americana, em parceria com os consulados dos Estados Unidos no Brasil. 
 
O objetivo do Programa é disponibilizar um especialista com formação em ensino-aprendizagem de idiomas para contribuir com ensino de língua inglesa nas universidades participantes e com os processos de internacionalização destas instituições.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Divulgado edital de seleção para Mestrado em História 

 
Está no ar, na página do PGHIS - UFSJ, o Edital para seleção de novos alunos do Mestrado em História. As inscrições estarão abertas de 20 de setembro a 01 de outubro, e o processo seletivo se dará em três etapas: avaliação do Projeto de Pesquisa; arguição do Projeto de Pesquisa e da trajetória acadêmica; e pontuação do Currículo Lattes ou currículo acadêmico comprovado.
 
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no site do programa
 

4 - Seminários do FQMat debatem polímeros impressos nesta sexta (13/8)

 
A disciplina Seminários do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMat) debate, nesta sexta-feira (13/07), a partir das 10h, Polímeros Impressos Molecularmente ou Ionicamente como Ferramenta Analítica. A convidada é a doutoranda Malena Karla Lombello Coelho, da Universidade Federal de São João del-Rei.
 
A transmissão será realizada no canal do FQMat no Youtube.
 
Resumo
 
O desenvolvimento de novos materiais tem se expandido para diversos campos do conhecimento e trazido grandes inovações em diversas áreas. Neste sentido, o estudo de novos materiais pode contribuir significativamente na área de Química Analítica, introduzindo maior seletividade e sensibilidade aos métodos analíticos conhecidos. A tecnologia de impressão química tem sido amplamente utilizada como uma ferramenta valiosa no reconhecimento seletivo de um determinado analito alvo (molécula ou íon metálico), rendendo um avanço notável no desenvolvimento de novos protocolos analíticos. Tanto os Polímeros Impressos Molecularmente (MIP) como os Polímeros Impressos Ionicamente (IIP) têm atraído considerável atenção nas últimas décadas, pois aparecem como uma ferramenta promissora para o desenvolvimento de sistemas com reconhecimento biomimético semelhante aos sistemas específicos, como por exemplo, antígeno-anticorpo. As vantagens deles em relação aos materiais biológicos incluem o preparo fácil e de baixo custo e o armazenamento simples que acontece muitas vezes à temperatura ambiente por longos períodos. Este seminário traz um levantamento de fundamentos, estratégias de preparação de adsorventes impressos com íons ou com moléculas e sua aplicação em Química Analítica, como por exemplo no desenvolvimento de métodos de extração em fase sólida, sensores eletroquímicos, entre outros e na aplicação dos MIPs para liberação de medicamentos.
 
Lattes Pesquisador
 
*Com informações do FQMat
 

5 - PGDPLAT convida para banca

 
O Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território convida para a banca, intitulada DESIGUALDADES REGIONAIS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO: TENDÊNCIAS E PERSISTÊNCIAS NO CONTEXTO DA EXPANSÃO ESCOLAR, do discente Henrique Eustáquio de Sousa.
 
Quando: 16 de agosto, às 14h. Os interessados em participar deverão enviar email ao Programa (pgdplat@ufsj.edu.br) solicitando o link da reunião.
Banca: Luiz Eduardo Vasconcelos Rocha (Orientador)
Gustavo Carvalho Moreira (Membro interno)
Simone de Faria Narciso Shiki (Membro interno)
Fernando Tavares Júnior - UFJF (Membro externo)

Última atualização: 11/08/2021