1 - Instrução Normativa NTInf nº 01, de 23 de agosto de 2021

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação da UFSJ (NtInf) publica instrução normativa, para abertura, acompanhamento e encerramento de chamados de serviços para o Núcleo, e que abrange todos os campi da UFSJ. Leia a íntegra do documento neste link.
 

2 - Inscreva-se no festival de artes e cultura da UFSJ

 
Não perca tempo: ainda há oferta de vagas nas oficinas do 32º Inverno Cultural. As inscrições podem ser feitas até a véspera do início das atividades de formação. O catálogo das oficinas dessa edição histórica, totalmente virtual, com todas as atrações gratuitas, pode ser consultado em www.invernocultural.ufsj.edu.br.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Conep aprova acordo para desenvolvimento de motor não-convencional

 
A UFSJ aprovou a celebração de Acordo de Parceria com o inventor independente Harold Ryter, para o desenvolvimento de um motor de configuração não-convencional de combustão interna com pistões fixos. A iniciativa de buscar a Universidade como um celeiro de conhecimento partiu do próprio autor da ideia, que encontrou a ajuda do professor do Departamento de Ciências Térmicas e dos Fluidos (DCTEF), Gustavo Rodrigues de Souza. A concessão foi dada pelos membros do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), sob relatoria do professor Leonardo Alvarenga Santos, em reunião promovida em junho.
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Ex-aluno da UFSJ, Douglas Tholedo investe em carreira nos musicais

 
A música e o teatro sempre tiveram papel muito significativo na vida de Douglas Tholedo, graduado em Música (habilitação Canto) pela UFSJ em 2010. Nascido em Juiz de Fora, o artista agora reside em Nova York, onde fez cursos importantes e investe em sua formação na área de atuação preferida: o teatro musical.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - Assin divulga edital para seleção de bolsistas

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN) da UFSJ, torna público o Edital para seleção de 6 alunos para atuarem como bolsistas na oferta de cursos online de língua inglesa, a serem ministrados, virtualmente, por uma especialista estadunidense vinculado ao Programa VELF – Virtual English Language Fellow – em parceria com o Escritório Regional de Língua Inglesa (RELO) da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
 
Os candidatos selecionados irão desempenhar suas atividades no período de 01 setembro a 01 de janeiro de 2022, com carga horária de 20h semanais.
 
Para participar do processo seletivo, os interessados deverão atender os seguintes critérios:
a) Ser brasileiro(a) nato(a) ou naturalizado(a), maior de 18 anos;
b) Estar regularmente matriculado(a) no curso de “Letras – Língua Inglesa e suas Literaturas” da Universidade Federal de São João del-Rei;
c) Estar cursando a partir do 1o período do curso de Letras acima citado;
d) Não estar com a matrícula trancada ao longo de todo o processo seletivo e durante o período de atuação como bolsista.
 
Mais informações no site da Assin.
 

6 - PMBqBM convida para defesa

 
O Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular (PMBqBM) convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada Expressão da amilase de Cryptococcus flavus em células de Pichia pastoris (Komagataella phaffii) para aplicações em indústrias, da discente Ana Amélia Maia Silva.
 
Quando: 27 de agosto, às 08:30, via Google Meet.
Banca: Alexsandro Sobreira Galdino  – Presidente (UFSJ/CCO)
Leonardo Henrique Franca de Lima - Titular (UFSJ/CCO)
Maria de Lourdes Borba Magalhães - Titular (UDESC)
Nayara Delgado André Bortoleto - Suplente (UFSJ/CCO)
Mariana Torquato Quezado de Magalhães - Suplente (UFMG)
Jefferson Luiz Princival  - Suplente (UFSJ/CCO)
 

7 - Profiap convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede (PROFIAP) convida para a banca de defesa de mestrado, intitulada INFLUÊNCIA DO AUXÍLIO DE PROMOÇÃO SOCIOACADÊMICA NA PERMANÊNCIA E NO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS COTISTAS DE RENDA EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL, do aluno Daniel Gustavo dos Santos.
 
Quando: 27 de agosto, às 14h, pelo Google Meet.
Banca: Paulo Henrique de Lima Siqueira - orientador (UFSJ)
André Luiz Bertassi - coorientador (UFSJ)
Fernanda Maria de Almeida - membro externo (UFV)
Nicholas Joseph Tavares da Cruz - membro interno (UFAL)
 

8 - PPGCS convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde convida para a defesa de tese, intitulada EVENTOS ADVERSOS AOS INIBIDORES DA BOMBA DE PRÓTONS: RESULTADOS DO ESTUDO LONGITUDINAL DE SAÚDE DO ADULTO (ELSA-BRASIL), da discente Andrêza Soares dos Santos.
 
Quando: 27 de agosto, às 9h, via Meet.
Banca: Roberta Carvalho de Figueiredo - orientadora (presidente)
Mariana Linhares Pereira - UFSJ (externa ao Programa)
Maria das Graças Carvalho - UFMG (externa à Instituição)
José Geraldo Mill - UFES (externo à Instituição)
Sotero Serrate Mengue - UFRGS (externo à Instituição)
 

9 - SBPC realiza painel em homenagem a Marco Antonio Raupp

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza amanhã, 24 de agosto, às 18h, um painel em homenagem ao matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falecido no dia 24 de julho, aos 83 anos. O evento online será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube. 
 
O painel contará com depoimentos de cientistas que trabalharam com Raupp ao longo de sua carreira, dentre eles, José Raimundo Coelho, ex-diretor da SBPC e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB); dos presidentes de honra da SBPC Helena Nader, Ennio Candotti, Ildeu Moreira e Otávio Velho; Ricardo Galvão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Marcelo Viana, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Luiz Antonio Elias, Simone Franco, Glaucius Oliva e Álvaro Prata, que trabalharam com Raupp no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Luiz Davidovich, da Academia Brasileira de Ciências (ABC); e de ex-membros da Diretoria da SBPC que atuaram quando Raupp era presidente da SBPC como Aldo Malavasi, Lisbeth Cordani, Rute Andrade. O painel também contará com o depoimento da ex-presidente da República Dilma Rousseff.
 
Sócio ativo da SBPC desde 1993, Raupp teve uma atuação muito importante na gestão da entidade, atuando em diferentes cargos em várias gestões. Presidente de honra da SBPC desde 2013, ele foi presidente da entidade (de 2007 até fevereiro de 2011), membro do Conselho (de 2001 a 2005), vice-presidente (de 1999 a 2001) e primeiro-tesoureiro em dois mandatos (de 1993 a1997).
 
Raupp comandou a pasta da Ciência e Tecnologia do governo de Dilma Rousseff (PT) entre os anos de 2012 e 2014.
 
Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em matemática pela Universidade de Chicago, ele dividiu sua vida profissional entre as atividades acadêmicas e a gestão de instituições de ciência e tecnologia, tornando-se defensor da integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo.
 
Em sua longa carreira, foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). À frente da diretoria do Inpe, participou das negociações que resultaram no programa dos satélites CBERS, em cooperação com a China e conseguiu implantar o Laboratório de Integração de Testes. Na direção do LNCC, criou o Laboratório de Bioinformática. Esses laboratórios são considerados de ponta e utilizados por pesquisadores de todo o País e pela indústria. Foi diretor-geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), organização que dirigiu entre 2006 e 2011, atuando de forma decisiva para a implementação de projetos inovadores.
 
Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição à qual levou sua larga experiência em temas da política e tecnologia do Espaço, e também integrou o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS). Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) – instituições que fortaleceram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação. Raupp também comandou a pasta de Ciência e Tecnologia do governo de Dilma Rousseff (PT) entre os anos de 2012 e 2014.
 
Por suas contribuições à ciência brasileira, recebeu os títulos da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira (FAB); Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil; Medalha de Pacificador, do Exército Brasileiro (EB); Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e Medalha da Inconfidência, do Governo no Estado de Minas Gerais.
 
*Com informações de SBPC

Última atualização: 24/08/2021