1 - São João del-Rei começa a imunizar idosos com terceira dose

 
Começa nesta quarta, 22, a aplicação da terceira dose da vacina da covid-19 em idosos acima de 80 anos, que tenham se imunizado com a segunda dose há mais de seis meses. A vacina será aplicada nos postos de saúde em que receberam as doses anteriores do esquema vacinal.
 
Mais informações: https://covid.saojoaodelrei.mg.gov.br.
 

2 - Audiência pública na Câmara Federal: professor da UFSJ aborda a leishmaniose

 
O professor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu, Gilberto Fontes, participou, como expositor, de audiência pública da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), que debateu as leishmanioses no Brasil.
 
Confira a matéria completa.
 

3 - Mudança na vigência dos editais 006/2021 e 008/2021

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSJ (Prope) informa aos coordenadores de projetos de Iniciação Científica aprovados nos editais 006/2021 e 008/2021, financiados com recursos da Fapemig, que a implementação das cotas deve ocorrer a partir do mês de outubro de 2021. Em consequência, foi necessário alterar as vigências de março/2022 a fevereiro/2023 para outubro/2021 a setembro/2022, também para os projetos que não foram contemplados com bolsa (PIIC UFSJ).
 
Confira a matéria completa.
 

4 - Projeto de extensão da Arquitetura lança newsletter

 
Numa iniciativa para divulgar suas atividades e produções, o projeto de extensão Mapeamento colaborativo brasileiro de espaços alternativos e iniciativas pelo direito à Cidade – Etapa 1 acaba de lançar uma newsletter eletrônica. O novo veículo de comunicação se chama Colabora, é destinado à comunidade universitária e interessados, e terá edições trimestrais.
 
Confira a matéria completa.
 

5 - PPGCS convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde convida para a defesa de tese, intitulada Mecanismo citotóxico de análogos monossacarídeos da digitoxina através da modulação do estresse oxidativo celular e alteração da homeostase de cálcio, da doutoranda Jessica Martins de Moura Valadares.
 
Quando: 28 de setembro, às 9h, via Google Meet.
Banca: Leandro Augusto de Oliveira Barbosa (presidente)
Fernando de Pilla Varotti (membro Interno)
Luciana Estefani Drumond de Carvalho (externa ao Programa)
Marco Tulio Correa Pessoa (externo à Instituição)
Júlio Alberto Mignaco - UFRJ (externo à Instituição)
 

6 - [Convite] PMBqBM convida para reunião anual

 
A coordenação do Programa Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular -PMBqBM convida a todos para a 6ª Reunião Anual do PMBqBM, que acontecerá no período de 27 de setembro a 01 de outubro de 2021. 
 
Para participar deste evento basta acessar o folder, disponível aqui, que contém a programação completa.
 
Este ano, foi possível realizar uma programação especial para o PMBqBM, que contará com apresentação e premiação de discentes da UFSJ.  
 
Além do evento, o Programa disponibilizará, no mês de outubro, o Edital de Processo Seletivo para Ingresso de alunos em 2022. 
 
As informações para o processo seletivo serão, em breve, atualizadas e podem ser acessadas por meio deste link.
 
*Com informações de Coordenação PMBqBM/UFSJ
 

7 - Progp lança edital do PQualis

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progp), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas (Sesed), lançou  o edital do Programa de Qualificação e Educação Profissional dos Servidores da UFSJ (PQualis). As inscrições deverão ser feitas no período de 24 de setembro a 30 de setembro e a lista dos contemplados será divulgada a partir do dia 05 de outubro.
 
Instituído pela Resolução nº 013/2017/Condi, o PQualis tem por objetivo promover sistematicamente a qualificação dos servidores docentes e técnico-administrativos da UFSJ, proporcionando a elevação da titulação no âmbito da instituição, bem como a formação continuada, com foco na excelência do ensino, pesquisa e extensão, melhorando as condições de trabalho e como elemento motivacional para a progressão na carreira.
 
O edital e os formulários para inscrição devem ser consultados na página da Progp.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

8 - [Convite] PGEnf promove aula sobre monitoramento

 
A disciplina de Tópicos de Avaliação das Intervenções em Saúde, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, convida para a aula O que é e o que não é monitoramento?. O encontro tem como objetivo explicar os tipos de monitoramento de políticas públicas e a diferença entre monitoramento, avaliação, controle, auditoria e fiscalização, e será ministrado pela pesquisadora em Saúde Pública e professora no Departamento de Endemias Samuel Pessoa (DENSP/ENSP), Marly Marques da da Cruz.
 
A aula será realizada no dia 27 de setembro, às 14h, pelo canal do PGEnf no Youtube.

Última atualização: 23/09/2021