1 - Atenção ao prazo de inscrição do edital PIBEX 2022

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX) informa que o prazo para submissões de projetos e programas de extensão ao edital PIBEX 2022 termina no dia 5 de outubro de 2021. A inscrição deve ser feita pelo Sistema, neste link, e não haverá prorrogação do prazo.
 
Docentes e técnicos do quadro permanente da UFSJ podem submeter propostas a serem desenvolvidas no período de um ano, entre abril de 2022 e março de 2023, em caso de projetos; e no intervalo de dois anos, entre abril de 2022 e março de 2024, para programas, com a possibilidade de uso dos recursos do Fundo de Extensão. 
 
A íntegra do Edital 006/2019/UFSJ/PROEX – PIBEX 2022 pode ser consultada aqui.
 
Informações no Setor de Extensão Universitária: setex@ufsj.edu.br
 

2 - Prorrogadas inscrições para a XVIII Semex

 
A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) informa que as inscrições para a XVIII Semana de Extensão Universitária (Semex) foram prorrogadas até o dia 30 de setembro. 
 
O evento integra o XVIII Congresso de Produção Científica e Acadêmica, que será realizado de 08 a 12 de novembro de 2021 em Plataforma virtual, promovido pelas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope), de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex) e de Ensino de Graduação (Proen). Por ser um evento que envolve mais de uma pró-reitoria, a nova data foi definida em consenso com todos os organizadores.
 

3 - Publicado edital para eleição de membros do CEPSJ

 
A Coordenadoria do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos (CEPSJ – UFSJ) comunica sobre eleição para membros do referido comitê. Serão ofertadas 04 vagas para docente da UFSJ a ser eleito pelos docentes lotados no departamento e campi na área especificada neste edital, sendo:
 
I – uma vaga para docente alocado no Departamento de Psicologia da UFSJ;
 
II – uma vaga para docente alocado no Departamento de Artes da Cena da UFSJ;
 
III – uma vaga para docente alocado no Campus do Alto Paraopeba e;
 
IV – uma vaga para docente alocado no Campos Sete Lagoas.
 
  • As inscrições dos candidatos ocorrerão entre os dias 27 de setembro a 15 de outubro;
  • A votação ocorrerá no dia 26 de outubro, entre 8h e 22h (horário de Brasília).
 
O Edital encontra-se disponível aqui.
 

4 - PPMEC convida para defesa

 
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada Otimização da estampagem com lubrificação mista através do método de superfície de resposta, da discente Isabela Ferreira Neves.
 
Quando: 28 de setembro, às 10h, via Google Meet.
Banca: Frederico Ozanan Neves - UFSJ (presidente)
Cláudio Parreira Lopes – CEFET/MG - Divinópolis (membro externo)
Alex Sander Chaves da Silva - UFSJ (membro interno)
Eduardo Miguel da Silva - UFSJ (suplente)
 

5 - PPGBiotec convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia/CCO convida para a defesa de dissertação de mestrado, intitulada Abamectina promove alterações comportamentais e danos hepáticos em peixe zebra, da discente Keiza Priscila Enes dos Santos.
 
Quando: 30 de setembro, às 13h30, via Google Meet.
Banca: Ralph Gruppi Thomé - orientador - UFSJ (Presidente)
Hélio Batista dos Santos - UFSJ (co-orientador)
Rafael César Russo Chagas - UFSJ - (Titular)
Camila Ferreira Sales - UFMG (Titular)
Fábio Vieira dos Santos - UFSJ (Suplente)
 

6 - Mostra Vestígios: confira a programação

 
O Programa Interdepartamental de Pós-Graduação Interdisciplinar em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade (Pipaus) informa a programação da V Mostra Vestígios, que acontece entre os dias 04 e 08 de outubro. 
 
A narrativa do evento tem como tema Vestígios do Futuro e se baseia em cinco elementos da natureza como prerrogativa de valorização e preservação da vida. Estes símbolos são definidos como essenciais na relação intrínseca entre a Terra e seus habitantes, além de serem fundamentais na dinâmica de perpetuação das espécies. 
 
Confira a programação completa no Instagram da Mostra.
 

7 - Café com Matemática discute mercado de trabalho para matemáticos

 
Acontece nesta quarta-feira, 29, a partir das 18h, a 7ª palestra dos Seminários Café com Matemática. Intitulada Matemático nunca fica desempregado, a palestra será ministrada pelo professor Leandro Resende Mundim.
 
Perfil: Leandro é graduado em Matemática Industrial pela Universidade Federal de Goiás (2013). Possui mestrado (2015) e doutorado (2017) em Ciências da Computação e Matemática Computacional (CAPES 7) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de otimização combinatória, inteligência artificial e pesquisa operacional. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) pelo período de 10 meses. Trabalhou como bolsista de treinamento técnico da FAPESP na ODM, onde prestou consultoria na área de análise de risco, mercado financeiro e sequenciamento da produção. Atualmente trabalha no mercado financeiro desenvolvendo técnicas de aprendizado de máquina e otimização combinatória.
 
Não é necessário se inscrever. Basta acessar o link disponível no site do evento.
 
Os participantes deverão preencher o formulário, que vai ser disponibilizado durante a palestra, para emissão dos certificados.
 
Mais informações no Facebook e Instagram.
 

8 - Corpos para a ciência e a saúde

 
Garantir que a etapa de conhecimento da Anatomia Humana seja realizada com sucesso, melhorando significativamente o aprendizado dos estudantes da área de Saúde, uma vez que a doação de cadáveres não-reclamados tem restringido a disponibilidade de corpos nos cursos universitários. Esse é o objetivo principal do Programa de Doação de Corpos, desenvolvido no Departamento de Medicina (Demed), Campus Dom Bosco da UFSJ, e que está aberto a receber adesões de voluntários.
 
Confira a matéria completa.
 

9 - Prevenção e autocuidado em saúde mental debatidos neste Setembro

 
Uma das abordagens da campanha Setembro Amarelo é a que pode ser vista na live promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFSJ (Proae), na última segunda, 20. No bate-papo, as psicólogas da Proae, Edneia Batista e Christiane Guimarães de Aquino, juntamente com a psicóloga do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Paula Pontes Aguiar, dialogam com o médico psiquiatra Lucas Furtado Quintão, que atua clinicamente nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.
 
Confira a matéria completa.
 

10 - Projeto de extensão da UFSJ vai receber financiamento internacional

 
O projeto de extensão Árvores do Cerrado foi aprovado no Edital de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Projeto Rural Sustentável – Cerrado, que recebe recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido. Coordenado pelo professor do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas do Campus Sete Lagoas (Deceb-CSL), Júlio Onésio Ferreira de Melo, o projeto propõe a conscientização da população sobre a importância dos frutos nativos do cerrado, estimulando a exploração comercial de produtos derivados e ainda a preservação do bioma.
 
Confira a matéria completa.

Última atualização: 27/09/2021