1 - CPA abre editais para servidores da UFSJ

 
A Comissão Eleitoral informa que estão abertas sete vagas destinadas a servidores da UFSJ, para composição de membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA). As inscrições serão recebidas nesta segunda e terça, dias 8 e 9 de novembro.
 
Confira a matéria completa.
 

2 - Publicado calendário acadêmico 2022

 
Se você ainda não consultou o link, consulte agora: o primeiro semestre do ano que vem está programado para começar em 7 de março, com aulas presenciais, caso as condições sanitárias e de proteção social se façam vigentes.
 
O calendário letivo para os cursos de graduação em 2022, debatido e aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), pode ser conferido aqui
 
Confira a matéria completa.
 

3 - PROGP abre inscrições de cursos destinados a fiscais de contratos

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (SESED), abre inscrições dos seguintes cursos,  destinados a Fiscais de contratos: 
 
1. Curso Prático de Conta Vinculada dos contratos com Dedicação exclusiva de mão de obra
 
Período: 16 a 18 de novembro, de 13h às 17h, e no dia 19 de novembro, de 13h às 16h, via Google Meet.
 
Objetivo: Capacitar os servidores a realizarem as provisões das rubricas para a conta vinculada e as liberações dos valores para pagamento das verbas dos trabalhadores alocados aos contratos.
 
Conteúdo: Introdução; Quais as verbas devem ser provisionados na Conta-depósito Vinculada ― bloqueada para movimentação; Regras para abertura da Conta-Depósito Vinculada ― bloqueada para movimentação; Provisionamento e Liberação de valores da Conta-Depósito Vinculada – bloqueada para movimentação; Encerramento do Contrato e a Liberação do Saldo da Conta- Depósito Vinculada – bloqueada para movimentação; Regra de ouro, só libera o que foi provisionado; Redução do percentual da multa rescisória, com base na Lei no 13.932, de 11 de dezembro de 2019; A conta vinculada deve ser observada desde o início do planejamento da contratação.
 
2. Curso de Planilha de Custos de Contratos Continuados com Dedicação Exclusiva de mão obra
 
Período: 22 a 26 de novembro, das 13h às 17h, via Google Meet.
 
Objetivo: Capacitar os servidores a elaborarem a planilha de custos e formação de preços, analisarem as planilhas quanto à sua aceitabilidade e analisarem as repactuações e prorrogações sob a ótica da IN 05/2017 e 07/2018.
 
Conteúdo: Terceirização; A importância da planilha de custos e formação de preços nas diversas fases da contratação; As mais importantes alterações introduzidas pela IN 05/2017 e IN 07/2018; Glosas em faturas; O equilíbrio econômico-financeiro do contrato; Itens não renováveis; Custo estimado da contratação; RAT X FAP = SAT; Tipos de contratos de Natureza Continuada; Momento para Apresentação e Análise da Planilha no Pregão; Exequibilidade da Proposta; Como calcular os dias úteis. 
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH – na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível neste endereço.
 
*Com informações de Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento de Pessoas
 

4 - Divulgado edital de seleção para Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território

 
Está no ar o Edital para seleção de novos alunos do Mestrado em Desenvolvimento, Planejamento e Território. As inscrições estarão abertas até 24 de novembro, e os interessados deverão enviar, além do requerimento de inscrição, toda a documentação prevista no item 2.2 do Edital.
 
É válido lembrar que este processo seletivo é isento de taxa. Mais informações podem ser obtidas no site do programa.
 

5 - [Convite] Se encerram amanhã as inscrições para o II Encontro de jovens pesquisadores - Nachwuchstreffen da ABEG

 
A Associação brasileira de estudos germanísticos ABEG realizará, pela segunda vez, um Nachwuchstreffen (encontro de jovens pesquisadores) destinado especialmente a estudantes de Letras-Alemão.
 
Durante o dia 23 de novembro, véspera do IV Congresso da ABEG, serão realizadas diversas atividades em torno dos estudos acadêmicos de língua e cultura alemãs.
 
A participação no encontro é gratuita e aberta a alunos de graduação, mestrado e doutorado, que tenham interesse em temas de língua e cultura alemãs. Os inscritos que participarem integralmente das atividades ao longo do Encontro terão direito a um certificado.
 
Serão aceitas no máximo 75 inscrições na palestra e 25 em cada oficina. A distribuição das vagas será efetuada por ordem de inscrição e (caso seja necessário) por uma lista de espera.
 
As inscrições deverão ser realizadas até amanhã, 09 de novembro, via email: nachwuchstreffen2021@gmail.com. Na semana seguinte, os inscritos receberão uma mensagem de confirmação, que incluirá o pedido de optar pela oficina do seu interesse.
 

6 - [Convite] IF Sudeste MG realiza o V ERAS com foco no protagonismo dos estudantes e coletivos

 
Nos dias 09 e 10 de novembro, acontece o V Encontro de Relações Raciais e Sociedade (ERAS). Com o tema Eles combinaram de nos matar: raça, gênero e classe e o extermínio das populações negras e indígena no Brasil pandêmico, o evento busca mostrar os abismos sociais e econômicos acentuados pela pandemia da covid-19, além do agravamento das práticas de abandono, descaso e ausência de investimento, que tornam o genocídio das populações negras e indígenas como um projeto político.
 
A programação conta com a presença de pesquisadores, artistas, educadores populares e representantes das lutas das populações negra e indígena no Brasil. Além disso, serão ofertadas mesas redondas, rodas de conversa, minicursos, apresentações culturais, apresentações de trabalhos e um momento de diálogo com afro empreendedores. 
 
Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa no site do evento.

Última atualização: 08/11/2021