1 - Google Meet restrito para gravações institucionais

 
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTInf) informa à comunidade acadêmica que o recurso de gravação de reuniões/aulas do Google Meet (plano For Essential Education) foi desativado das contas de e-mail institucional da UFSJ. Segundo a plataforma, gravar uma vídeo chamada sempre foi um recurso das contas premium. Em 2020, devido à situação pandêmica, o recurso foi liberado gratuitamente para a UFSJ e demais universidades, a fim de facilitar a transição para o aprendizado remoto. Porém, como o contrato da UFSJ com as ferramentas Google Workspace for Education não contempla esse recurso, ele foi descontinuado no dia 9 de janeiro deste ano.
 
O NTInf está estudando outras opções de aplicativos para gravar e compartilhar aulas. Estão sendo testadas outras soluções disponíveis, que contenham funcionalidades semelhantes e possam atender às necessidades de gravação de reuniões e aulas remotas. Uma opção é a ferramenta Apowersoft, disponível para download neste link. Outra, o OBS Studio (Open Broadcaster Software), gratuito e de código aberto. Ambas permitem gravar a tela do computador e salvar como arquivo de vídeo em seu computador. A equipe de suporte do NTInf está disponível para sanar dúvidas, por meio de seus canais de atendimento, disponíveis em Contatos. Requisições e registros de problemas devem ser feitos no Catálogo de Serviços de TI
 

2 - Pesquisador: acompanhe a agenda de editais 

 
Trazemos a seguir a relação dos editais divulgados em janeiro, para que nossos pesquisadores fiquem atentos aos prazos de inscrições:
 
*Chamada Demanda Universal, da Fapemig: destinada a projetos científicos, tecnológicos e de inovação. Prazo de submissão de propostas até 28 de março. Lembrando que o edital foi retificado
 
*Chamada Finep: para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico para o diagnóstico e tratamento de pessoas com doenças negligenciadas. Inscrições até as 17h de 11 de março. Íntegra aqui. 
 

3 - SEPPG informa local de funcionamento

 
O Setor de Processamento da Pós-Graduação (SEPPG), da Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon), informa que está funcionando na sala 2.05 do Campus Santo Antônio, no ramal (32) 3379-5415.
 

4 - Dia Mundial do Combate ao Câncer

 
Em 4 de fevereiro, comemora-se o Dia Mundial do Combate ao Câncer. A data é uma iniciativa global, criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é estimular a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer. Veja mais.
 

5 - SBPC realiza cerimônia de entrega do 3º Prêmio Carolina Bori Ciência&Mulher

 
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza, no dia 11 de fevereiro, a cerimônia virtual de entrega do 3º Prêmio Carolina Bori Ciência&Mulher, que nesta edição contempla a categoria Mulheres cientistas. A cerimônia virtual será aberta, com transmissão pelo canal da SBPC no YouTube, a partir das 10h30, no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Leia mais na página da instituição.
 

6 - [Oportunidade] Prêmio Revelação Literária: inscrições até domingo, 6 

 
As candidaturas para a nova edição do Prémio de Revelação Literária: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, promovido pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA-CM Lisboa), estão a decorrer até ao dia 6 de fevereiro de 2022. O Prémio tem como objetivo estimular a produção de obras literárias, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crônica) e da poesia, em língua portuguesa, por escritores que nunca tenham publicado uma obra literária. Fique por dentro.

Última atualização: 04/02/2022