1 - Análise laboratorial garante segurança alimentar e da qualidade da água no CTAN

 
No dia 6 de abril, foram relatados casos de suspeita de toxinfecção alimentar entre alunos do Campus Tancredo Neves (CTAN), em São João del-Rei. A partir dos relatos, a instituição buscou analisar amostras da refeição do restaurante universitário e também da qualidade da água do CTAN. O resultado dos laudos foi negativo. Leia a íntegra.
 

2 - Quer recepcionar os alunos estrangeiros da UFSJ?

 
A Assessoria para Assuntos Internacionais (Assin) está com chamada aberta para voluntários que desejem se ligar ao Programa de Tutoria Social Voluntária. Os voluntários vão auxiliar a Assessoria Internacional na recepção e demais atividades que envolvam alunos estrangeiros e demais convidados estrangeiros recém-chegados à nossa instituição. Podem se inscrever estudantes matriculados nos cursos dos campi de São João del-Rei (CDB, CSA e CTAN), que oferecem 15 vagas, e mais 10 para cadastro reserva. O candidato que for selecionado fará a tutoria durante o ano de 2022, cumprindo carga horária mínima de 15 horas semanais. Veja mais.
 

3 - Saiba como fazer seu cadastro para utilizar a Brinquedoteca da UFSJ

 
Para crianças e jovens terem acesso à Brinquedoteca da UFSJ, solicita-se aos pais e  responsáveis o prévio preenchimento do formulário de autorização, via link. Seguindo as normas atuais que regem as atividades presenciais na UFSJ, a criança deve ter 5 anos no mínimo, e estar em dia com o esquema vacinal contra a covid-19.
 

4 - Prope promove minicurso sobre o Web of Science e JCR

 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Prope) promove o minicurso Como pesquisar na Web of Science e identificar as revistas científicas mais influentes pelo JCR?, com a palestrante Deborah Dias, do Web of Science Group. O evento ocorre em 13 de maio, das 14h às 16h30, e tem como público-alvo docentes, técnicos administrativos, estudantes de graduação, iniciação científica e pós-graduação. Inscreva-se
 

5 - Crea-MG: confira agenda de eventos

 
Nos dias 4 e 5 de maio, São João del-Rei vai receber uma série de atividades promovidas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG). Uma delas será a realização da Plenária, que vai levar para a cidade, além do presidente do Conselho, Lúcio Fernando Borges, a Diretoria e os conselheiros de todo o Estado para deliberar sobre assuntos envolvendo as profissões que o órgão regulamenta. 
 
O presidente se encontrará com o reitor da UFSJ, Marcelo Andrade, e com coordenadores de cursos de Engenharia da Universidade, nesta quarta, 4, no prédio da Reitoria. Ainda como parte das atividades, no mesmo dia, às 19h, no auditório da  Biblioteca, ocorre o evento Mulheres que realizam, do Programa Mulher do Crea-MG. Na ocasião, será apresentado o projeto Eu como cultura: qualidade do leite e qualidade de vida no meio rural, programa de extensão da UFSJ que presta assistência técnica a produtores rurais da região. Confira a agenda completa de eventos do Crea-MG.
 

6 - FQMAT convida para seminário

 
Dando continuidade a seu ciclo de seminários, o Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais (FQMAT) convida para o encontro desta semana, com a temática Oxidação de substratos orgânicos: a versatilidade das porfirinas de manganês como catalisadores, com o professor de Química da UFMG, Gilson de Freitas Silva. O evento ocorre nesta sexta, 6, às 10h, via YouTube.
 

7 - PPGCA convida para qualificação 

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA) convida a comunidade acadêmica para exame de qualificação, do trabalho Coinoculação de Azospirillum e Fungos Micorrízicos Arbusculares em sementes de Urochloa brizantha cv Marandu para uso em processo de recuperação de áreas degradadas por atividade agrícola, da mestranda Júlia Pimenta Pereira.
 
Quando: 6 de maio, às 10h, via Google Meet
Banca: Prof. Ivanildo Evódio Marriel (UFSJ – orientador)
Dr. Frederick Mendes Aguiar (Embrapa)
Profa. Nadia Nardely Lacerda Duraes Parrella (UFSJ)
 

8 - PPGCS convida para defesa

 
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) convida a comunidade acadêmica para defesa da dissertação Fatores associados ao controle glicêmico do Diabetes Mellitus tipo 2 em pacientes usuários da ESF no município de Carmo do Cajuru, MG, do mestrando Rogério Santos Ferreira.
 
Quando: 5 de maio, às 9h, via Google Meet
Banca: Dra. Cláudia de Lorenzo Oliveira
Dra. Márcia Christina Caetano Romano
Dra. Nayara Ragi Baldoni Couto
 

9 - PPGEQ: exame de qualificação à vista

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convida a comunidade para exame de qualificação, de projeto de mestrado intitulado Avaliação da Integração energética de uma biorrefinaria visando a produção de etanol de segunda geração utilizando análise pinch, da discente Fernanda Carlos Monteiro.
 
Quando: 5 de maio, às 14h, na sala 25, no prédio multiuso da Pós-Graduação no Campus Alto Paraopeba
Banca: Prof. Boutros Sarrouh (UFSJ/DEQUI-PPGEQ)
Prof. Fabiano Luiz Naves  (UFSJ/DEQUI - PPGEQ)
Profa. Renata Carolina Zanetti Lofrano (UFSJ/DEQUI-PPGEQ)
Profa. Jéssika Marina dos Santos (Suplente, UFSJ/DEQUI)
 

10 - [Oportunidade] Curso Nova Lei de Licitações: teoria e prática

 
O Gestão Eficiente promove curso presencial com a temática Nova Lei de Licitações: teoria e prática, a ser realizado nos dias 11 a 13 de maio. O evento ocorre no Hotel Serrano, em Juiz de Fora (MG). Todas as informações necessárias disponíveis via link.

Última atualização: 04/05/2022