1 - Fluxos para as solicitações dos discentes
A partir da implantação do SIGAA e do levantamento das resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep), a Dicon fez o levantamento dos novos fluxos para as solicitações dos discentes, como a seguir:
1) Direcionadas à Dicon:
#Apostilamento de diploma (atualizar endereço, telefone e e-mail)
#Atualização de dados pessoais
#Cancelamento de matrícula (apresentar o nada consta da Biblioteca)
#Colação de grau (atualizar e-mail, documentação pendente e apresentar o nada consta da Biblioteca)
#Declarações e atestados que necessitam de assinatura da Dicon
#Discente especial em complementação de estudos
#Discente especial graduado (para cursar unidade curricular isolada)
#Expedição e registro de diploma (atualizar endereço, telefone e e-mail e, em caso de 2ª via, anexar cópia autenticada da Certidão de Registro Civil)
#Histórico escolar para transferência externa (apresentar o nada consta da Biblioteca e anexar comprovante da IES de destino)
#Histórico Escolar que necessita de assinatura da Dicon
#Recurso / Revisão
2) Direcionadas às Coordenadorias de curso:
#Abono de faltas
#Aproveitamento de estudos
#Atestado de frequência às aulas
#Atividades complementares
#Dispensa de unidades curriculares
#Discente especial em mobilidade acadêmica (nacional e internacional)
#Equivalência interna e externa
#Fechamento de notas
#Inclusão/exclusão de Unidades Curriculares, conforme o calendário acadêmico
#Prorrogação de prazo de integralização
#Retificação de registros acadêmicos (feita diretamente ao docente responsável pela turma)
#Revisão de avaliação
#Revisão de nota final
#Segunda chamada de avaliação
#Tratamento especial (regime especial de estudos)
3) Feitas pelo próprio discente, via SIGAA:
#Atestado de matrícula
#Declaração de vínculo
#Histórico escolar para fins de consulta
#Trancamento de matrículas ou suspensão do programa
2 - Retorno do atendimento às demandas de transporte em SJDR
A Divisão de Prefeitura de Campus (Dipre) comunica que, no dia 1º de junho, foi efetivada a contratação emergencial de motoristas em SJDR. Assim, o atendimento às demandas internas, malote e requisições de viagem retorna normalmente. Dúvidas podem ser encaminhadas para
transporte@ufsj.edu.br.
3 - Fapemig abre chamada para concessão de bolsas do Pibic
A Fapemig acaba de lançar a
Chamada 08/2022: Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica – Pibic. Seu objetivo é credenciar instituições de ensino superior mineiras para a concessão de cotas de bolsas de Iniciação Científica. O prazo de credenciamento será de 48 meses, prorrogáveis por até 12 meses.
As propostas serão recebidas até o dia 1º de agosto, com previsão de resultados no dia 2 de setembro. Os anexos podem ser
visualizados aqui.
4 - Café com Ciência seleciona estagiário
O projeto de extensão Café com Ciência, coordenado pela professora Maíra Nicolau de Almeida (DCNAT), seleciona cinco estagiários de qualquer curso de graduação da UFSJ para atuar na organização da segunda edição do evento, que ocorre este ano. As
inscrições vão até esta sexta-feira, 3. O projeto também seleciona trabalhos para apresentação no evento, com prazo de submissão até dia 20 deste mês. Confira
os detalhes.
5 - CEPSJ abre edital para seleção docente
O Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UFSJ (CEPSJ) abre quatro vagas docentes para composição do Comitê, via
Edital nº 002. As inscrições vão até 15 de junho, pelo e-mail
cepsj@ufsj.edu.br. Podem se candidatar docentes lotados nos departamentos de Letras, Artes e Cultura; de Ciências da Educação; de Ciências Sociais; de Música e no Campus Sete Lagoas.
Inscreva-se.
6 - PROGP abre inscrições para o curso de Libras
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP) e o Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), informam abertura de inscrições para o Curso de Libras Básico para Servidores, que acontecerá de forma presencial, às terças e quintas, de 8h às 12h, no período de 21 de junho a 9 de agosto. O curso visa disponibilizar aos servidores da UFSJ a oportunidade de entrar em contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a fim de capacitá-los para a comunicação com pessoas surdas, contribuindo assim, de maneira positiva, para a integração da comunidade acadêmica com a realidade social local existente.
As inscrições deverão ser feitas
via SIGRH, aba Capacitação. O passo a passo está disponível
aqui.
7 - Demed coordena extensão sobre suporte básico à vida
O Departamento de Medicina (Demed), Campus Dom Bosco, promove a iniciativa Na batida certa: ampliando os conhecimentos acerca do suporte básico de vida na UFSJ, projeto de extensão sob coordenação da professora Mirian Diená Pastorini Jurgilas. Servidores técnicos e docentes lotados no CDB estão convidados a participar das dinâmicas do projeto, previstas para acontecer entre julho e agosto, com o intuito de avaliar e solidificar informações sobre suporte básico de vida.
Os participantes vão aprender a reconhecer uma parada cardiorrespiratória e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar. O processo ocorrerá em mais de uma data, em que os participantes serão divididos em grupos e organizados nos dias e horários de acordo com suas disponibilidades.
Inscreva-se aqui para participar e encaminhe dúvidas para o e-mail
nabatidacerta@gmail.com.
8 - Dipre orienta sobre uso de papel toalha
A Dipre vem esclarecer que o fornecimento de papel toalha pela empresa contratada para limpeza predial é de uso exclusivo em banheiros da UFSJ, sendo vedados o abastecimento e a retirada do material dos ambientes sanitários para utilização em copas, cozinhas e laboratórios, cujas necessidades não foram incluídas nas estimativas de custos, uma vez que não se enquadram no objeto da referida contratação.
9 - Mudanças climáticas é o tema do 10º seminário do Projeto para um Brasil Novo
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza no dia 8 de junho, às 16h, a décima sessão dos seminários Projeto para um Brasil Novo. O tema do debate on-line é
Mudanças climáticas e será transmitido pelo
canal da SBPC no YouTube. A discussão será coordenada por Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC.
10 - [Oportunidade] Submissão de trabalhos para Seminário de Extensão 2022
Está aberta, até 17 de junho, a
submissão de produções acadêmicas de extensão para o Seminário de Extensão 2022 da PUC Minas, que pode ser feita de forma individual ou coletiva, por alunos, professores e funcionários técnico-administrativos de Instituições de Ensino Superior do país. Os trabalhos submetidos por alunos de graduação e/ou de pós-graduação deverão ter a participação de pelo menos um professor, como coautor.
Os trabalhos submetidos poderão ser publicados no e-book alusivo ao evento, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2022, ou receber indicação para publicação na Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão (Portal de Periódicos Eletrônicos da PUC Minas). Edital e anexos
disponíveis aqui.
Última atualização: 02/06/2022