1 - Atenção, alunos! Aberto período para ampla defesa de situação acadêmica irregular

 
A Divisão de Acompanhamento e Controle Acadêmico (Dicon) informa que foi publicado o Edital nº 001/2022/DICON/PROEN/UFSJ, com a relação de discentes que estão em situação acadêmica irregular perante a UFSJ, para Manifestação de Ampla Defesa, conforme o artigo 96, do Regimento Geral da Universidade. O prazo para apresentação das defesas, evitando-se assim a desvinculação, vai de 1º a 8 de julho. Acompanhe.
 

2 - Prazo final de diversos editais em julho: confira

 
Diversos editais da UFSJ estão com prazo final de inscrição até 1º julho. Não perca as oportunidades: todos os detalhes disponíveis aqui.
 

3 - Oportunidades na pós

 
Tem vontade de seguir uma pós-graduação na UFSJ? Confira os editais e não perca sua chance!
 

4 - Academia Brasileira de Ciências reivindica investimentos na área

 
Na última quinta, 23, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) publicou o documento A importância da Ciência como política de Estado para o desenvolvimento do Brasil, destinado aos candidatos à Presidência da República. Com o material, a Academia procura incentivar a adoção de políticas de desenvolvimento do setor científico, trazendo os benefícios desse investimento para o país, planejado para os próximos anos. Veja a íntegra.
 

5 - Inscrições abertas para o curso sobre Regra e Fundamentos do SCDP

 
A Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGP)  e o Setor de Gestão e Controle de Diárias e Passagens (Sedip), por meio do Setor de Acompanhamento e Desenvolvimento (Sesed), informa abertura de inscrições para o curso Regras e Fundamentos do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, que acontece via Google Meet, de 9h às 12h, no próximo dia 6 de julho. O curso visa apresentar os conceitos básicos do SCDP e os aspectos que envolvem o processo de concessão de diárias e aquisição de passagens na UFSJ, como legislação, perfis do sistema, fluxo de aprovações, entre outros.
 
As inscrições deverão ser feitas via SIGRH, na alça Capacitação. O passo a passo para realização da inscrição está disponível aqui.
 

6 - PPGEQ: agenda de qualificações

 
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) convidam para as seguintes qualificações, nesta quinta-feira, 30 de junho:
 
*Desenvolvimento de um Skid com geração de nanobolhas para processo de flotação, associado ao desenvolvimento de coletores a base de amido modificado, do mestrando Matheus Furlan Pinheiro, às 17h, via Google Meet
Banca: Prof. Fabiano Luiz Naves (UFSJ)
Profa. Cristiane Medina Finzi Quintão (UFSJ)
Prof. Juan Canellas Bosch Neto (UFSJ)
Profa. Mariana Arruda Pereira (UFSJ)
 
**Aplicação de processo pirolítico em poliestireno e polietileno de alta densidade para a produção de óleo com utilização comercial, da mestranda Eliane Cristina de Oliveira, às 15h, via Google Meet
Banca: Prof. Fabiano Luiz Naves (UFSJ)
Profa. Renata Carolina Zanetti Lofrano (UFSJ)
Profa. Mariana Arruda Pereira (UFSJ)
Prof. José Izaquiel Santos da Silva (UFVJM)
Prof. Eduardo Prado Baston (UFSJ-Suplente)
 

7 - BCCM6: inscreva-se!

 
O 6th Brazilian Conference on Composite Materials (BCCM), organizado pela UFSJ e pela UFMG, será realizado entre os dias 14 e 18 de agosto, no Santíssimo Resort em Tiradentes. Um dos objetivos do congresso é fomentar a integração entre pesquisadores brasileiros e internacionais na área de materiais compósitos e motivar jovens pesquisadores a ingressar nesta área. Serão disponibilizadas 60 vagas para participação de alunos de graduação em Engenharia e áreas afins da UFSJ, com investimento de R$ 200 para inscrição. Que será recebida na secretaria do Departamento de Engenharia Mecânica e Produção (Demep), sala 4.09 MP, de 8hs às 17h.
 

8 - Programa Centelha prorroga inscrições

 
Iniciativa da Fapemig, o Programa Centelha estende as inscrições para submissão de ideias até 25 de agosto. Acompanhe.
 

9 - [Oportunidade] Simpósio de Integração Acadêmica

 
A Universidade Federal de Viçosa promove, entre os dias 8 e 10 de novembro, a 13ª edição do Simpósio de Integração Acadêmica (SIA 2022), a qual faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovações. O SIA é um evento aberto ao ingresso de estudantes e contribuintes externos, e este ano será via modalidade híbrida. 
 
O prazo de submissão de trabalhos vai até o dia 30 de junho, enquanto as inscrições gerais estão abertas até 7 de novembro. Interessados em apresentar seu resumo, acompanhar palestras, minicursos e participar de atividades culturais, devem acessar o site para mais informações. 

Última atualização: 29/06/2022