1 - XIX CPC com inscrições abertas

 
O XIX Congresso de Produção Científica da UFSJ (XIX CPC) está com inscrições abertas até 5 de setembro! Com o tema A resiliência da ciência, o congresso engloba na programação o XXVIII Seminário de Iniciação Científica (SIC) e a XIX Semana de Extensão Universitária (Semex), como divulgado na edição nº 845 de nosso Boletim. O modelo para submissão de resumos e trabalhos completos está disponível via link.
 
A inscrição no SIC é uma das atribuições dos orientandos de iniciação científica, conforme edital e termo de compromisso. No SIC 2022, deverão se inscrever os orientandos dos projetos com vigência de março de 2021 a fevereiro de 2022. A lista de projetos esperados e aptos a se inscreverem está disponível aqui.
 
Mais informações na página do Congresso, por e-mail (pibic@ufsj.edu.br ou sic@ufsj.edu.br) ou pelo telefone do Setor de Pesquisa da PROPE (32 3379-5131).
 

2 - UFSJ agora tem sistema que coleta e analisa dados do Lattes

 
Na programação do I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ, foi lançado o sistema de coleta e análise de métricas para apoio aos programas de pós-graduação da UFSJ, o ScriptLattes. A apresentação da nova ferramenta foi realizada pelos professores da Pós em Ciência da Computação (PPGCC), Rafael Sachetto Oliveira e Carolina Ribeiro Xavier, e está disponível no YouTube da Prope. Acompanhe a íntegra.
 

3 - Startup da UFSJ é primeira colocada no Programa Acelera Esalq/USP

 
A Startup TechDots da UFSJ conquistou o primeiro lugar no Programa Acelera Esalq/USP, iniciativa que busca promover ideias inovadoras para solução de problemas do agronegócio brasileiro. O projeto vencedor recebeu premiação de R$ 10 mil, a ser reinvestida na empresa. O trabalho teve como mentor o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais da UFSJ (FQMAT), professor Marco Antônio Schiavon. Veja mais.
 

4 - Speziali: a pesquisa segundo a Fapemig

 
Fomento à pesquisa no Estado de Minas Gerais: desafios, avanços e estratégias. Esse foi o tema da palestra que o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, professor Marcelo Gomes Speziali, proferiu na sexta-feira, 12, como parte da programação do I Simpósio de Pós-Graduação da UFSJ. Leia aqui.
 

5 - III Divulga Ciência

 
O III Divulga Ciência, evento organizado pela Ilha do Conhecimento, terá como tema O papel político e social da divulgação científica. Em sua terceira edição, o encontro conta com um time de pesquisadores e divulgadores científicos que abordam a relação entre a ciência e temas de interesse público nas áreas do meio ambiente, saúde e desigualdades sociais. O evento é online e gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube. Serão enviados certificados para os inscritos, via link.
 

6 - ImpactaGOV abre processo seletivo para time volante

 
Os servidores públicos federais interessados em contribuir para a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) podem fazer parte do Escritório de Aprendizagem de Alto Impacto - ImpactaGOV. Está aberto o Edital para seleção do time volante, com 36 vagas para técnicos-membros, distribuídas igualmente entre os três projetos do Escritório: Bússola Normativa, DesEnvolve e Vitae. Servidores públicos federais efetivos lotados em qualquer região do país podem se inscrever até o dia 21 de agosto, e devem ter seu currículo cadastrado no módulo Currículos e Oportunidades do SouGov.br.
 

7 - [Oportunidade] Estágio na Alvarez & Marsal

 
A empresa norte-americana Alvarez & Marsal convida para o evento de Inovação & Diversidade Inclusiva, que ocorre em 25 de agosto, às 16h00, em formato híbrido (possibilidade de participar do evento de forma presencial em BizHUB, ou de forma remota através do Microsoft Teams). O encontro é uma oportunidade de aprender mais sobre o dia a dia de um estagiário na Alvarez & Marsal, e o processo seletivo para o programa de estágio. Inscreva-se.

Última atualização: 17/08/2022