ATENÇÃO: O Setor de Estágios (SESTA) da UFSJ pede que cada aluno preencha um formulário ao iniciar seu estágio, para compor o banco de dados da UFSJ a respeito de alunos estagiando. Pedimos, portanto, a gentileza de acessar o formulário neste link e preenchê-lo, é bem simples.


 

Professor Orientador - Links rápidos:

Discente - Link rápido:

 


  • Legislação Nacional,  do Conselho de Ensino da UFSJ e Instrução Normativa da Coordenadoria

- Legislação Geral: AQUI

- Instrução Normativa Estágio - IN-01/2023/COELE/UFSJ


Inscrição no Estágio

1) Documentos obrigatórios a serem entregues na COELE - pelo/a aluno/a:

2.1) 3 (três) vias impressas ou 1 (uma) via digital do Termo de Compromisso com a empresa, constando o número da apólice de seguro, conforme resolução do CONEP - o preenchimento deve ser obrigatoriamente digitado;

Obs.: Pode-se utilizar o modelo de Termo de Compromisso de Estágio da parte concedente (empresa, órgão), desde que esteja em conformidade com a legislação vigente.

2.2) 3 (três) vias impressas ou 1 (uma) via digital do Plano de Estágio - o preenchimento deve ser obrigatoriamente digitado. A assinatura do professor orientador deve ser colhida antes de levar os documentos à COELE. As atividades do estágio devem obrigatoriamente ter relação com a área de Engenharia Elétrica.

 

2) IMPORTANTE:

  • A escolha do professor orientador (DEPEL) de estágio  fica a cargo do aluno e deve ser a primeira providência do aluno após conseguir seu estágio. É obrigatório o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição pelo professor orientador, conforme IN-01/2023/COELE/UFSJ.
  • É obrigatório que conste no Termo de Compromisso o número da Apólice de seguro e a seguradora, conforme Resolução nº 025 de 2015 do CONEP, e conforme a Lei do Estágio. Sem o seguro os documentos não serão assinados pelo Coordenador do curso.
  • Só é aceita para inscrição a documentação completa, ou seja, todos os itens acima, para assinatura pelo Coordenador do Curso.
  • O estágio pode ser prorrogado até no máximo por dois anos em cada empresa, conforme estabelecido na lei de estágio.

 

Obs.: O Convênio da Empresa com a UFSJ é facultativo, pois prevalece a Resolução nº 25 do CONEP de 2015, bem como na Lei de Estágio.

 

  • O Termo Aditivo é obrigatório para qualquer alteração no Termo de Compromisso, seja de carga horária ou período trabalhado, renovação do período etc, conforme Resolução.
  • Termo de Recisão é obrigatório no caso de o estágio ser encerrado em data anterior à data prevista no Termo de Compromisso.

 

3) Inscrição on-line - Feita pelo/a docente:

A inscrição via formulário eletrônico deve ser feita pelo professor orientador escolhido pelo aluno, após concordância mútua para orientação.

Obs.: formulários preenchidos por alunos serão desconsiderados.

Obs.: A inscrição da Unidade Curricular Estágio Supervisionado Obrigatório, não é automática. Será feita pelo Coordenador posteriormente.

 

           4) CONCLUSÃO do Estágio:

a) O aluno deve entregar ao professor orientador:

1.1) A Avaliação da Empresa - Anexo III da Resolução - Preenchida e assinada pelo supervisor do estágio na empresa (obrigatório entrega do original assinado) - Disponível aqui em formato .docx ou .pdf

1.2) O Relatório Final de Estágio em formato digital, conforme Anexo II da Resolução.

 

b) O professor orientador deve entregar à COELE: 

b.1) Por e-mail: Arquivo em .pdf do Relatório Final corrigido do aluno.

b.2) Fisicamente: Avaliação com nota final, em formulário próprio do Anexo IV - disponível aqui em formato docx ou pdf.

b.3) Avaliação da empresa (Anexo III) original entregue pelo aluno.

 


Estágio Opcional

Estágio Opcional (não obrigatório): segue as mesmas exigências de documentação para início e conclusão, porém não gera inscrição no sistema SIGAA e, assim, não garante vínculo com a Universidade.

 


Equivalência de Estágio Supervisionado

Os discentes que tiverem exercido ao longo do curso ATIVIDADES DE TRABALHO FORMAL CORRELATAS AO ESTÁGIO e estiverem na condição de formandos poderão solicitar equivalência da unidade curricular Estágio Supervisionado.

Consulte o capítulo V da Instrução Normativa de Estágio IN-01/2023/COELE/UFSJ.


Setor de Estágio da UFSJ

 - Para outras informações e modelos de Plano de Estágio e Termo de Compromisso, Termo Aditivo, Termo de Recisão e também para consultar legislação, acesse a página do Setor de Estágios - SESTA, disponível no link abaixo:

http://www.ufsj.edu.br/sesta/

 


Divulgação de vagas

-Para ver divulgação de oportunidades diversas acesse sempre o menu "Oportunidades Estágio & Cia"


Última atualização: 18/01/2024