Estágio Supervisionado - Normas, Inscrição e Documentos Necessários


ATENÇÃO: O Setor de Estágios (SESTA) da UFSJ pede que cada aluno preencha um formulário ao iniciar seu estágio, para compor o banco de dados da UFSJ a respeito de alunos estagiando. Pedimos, portanto, a gentileza de acessar o formulário neste link e preenchê-lo, é bem simples.


 

Professor Orientador - Links rápidos:

         

Discente - Link rápido:

       

 


  • Legislação Nacional,  do Conselho de Ensino da UFSJ e Instrução Normativa da Coordenadoria

- Cartilha da Lei de Estágio - Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008

- Resolução Nº 025/2015/CONEP/UFSJ: clique AQUI

- Instrução Normativa Estágio - IN-01/2021/COELE/UFSJ


  • Passo a Passo:

 

1) Inscrição on-line - Feita pelo/a docente:

A inscrição via formulário eletrônico deve ser feita pelo professor orientador escolhido pelo aluno, após concordância mútua para orientação.

Obs.: formulários preenchidos por alunos serão desconsiderados.

Obs.: A inscrição da Unidade Curricular Estágio Supervisionado no Contac, no caso do Estágio Obrigatório, não é automática. Será feita pelo Coordenador posteriormente.

 

2) Documentos obrigatórios a serem entregues na COELE - pelo/a aluno/a:

2.1) 3 vias impressas ou uma via digital do Termo de Compromisso com a empresa, constando o número da apólice de seguro, conforme resolução do CONEP - o preenchimento deve ser obrigatoriamente digitado;

Obs.: Pode-se utilizar o modelo de Termo de Compromisso de Estágio da parte concedente (empresa, órgão), desde que esteja em conformidade com a legislação vigente.

2.2) 3 vias impressas ou uma via digital do Plano de Estágio - o preenchimento deve ser obrigatoriamente digitado. A assinatura do professor orientador deve ser colhida antes de levar os documentos à COELE. As atividades do estágio devem obrigatoriamente ter relação com a área de Engenharia Elétrica

 

3) IMPORTANTE:

  • A escolha do professor orientador do estágio (do DEPEL) deve ser a primeira providência do aluno após conseguir seu estágio. É obrigatório o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição pelo professor orientador, conforme IN-01/2021/COELE/UFSJ.
  • É obrigatório que conste no Termo de Compromisso o número da Apólice de seguro e a seguradora, conforme Resolução nº 025 de 2015 do CONEP, e conforme a Lei do Estágio. Sem o seguro os documentos não serão assinados pelo Coordenador do curso.
  • Só é aceita para inscrição a documentação completa, ou seja, todos os itens acima, para assinatura pelo Coordenador do Curso. 
  • O aluno não deve se inscrever na UC Estágio Supervisionado no Contac, durante a inscrição periódica. A Inscrição no Contac é feita pelo Coordenador após inscrição on-line pelo orientador, conforme exposto acima.
  • O estágio pode ser prorrogado até no máximo por dois anos em cada empresa, conforme estabelecido na lei de estágio.

 

- Para ver os modelos de Termo de Compromisso de estágio obrigatório ou optativo, e também estágio com profissional liberal,  Termo Aditivo e Termo de Recisão: clique aqui

 

Obs.: O Convênio da Empresa com a UFSJ é facultativo, pois prevalece a Resolução nº 25 do CONEP de 2015, disponível acima, assim como a Lei de Estágio - Lei nº 11_788 de 25 de setembro de 2008 disponível também na página do Setor de Estágios - SESTA.

 

  • O Termo Aditivo é obrigatório para qualquer alteração no Termo de Compromisso, seja de carga horária ou período trabalhado, renovação do período etc, conforme Resolução.
  • Termo de Recisão é obrigatório no caso de o estágio ser encerrado em data anterior à data prevista no Termo de Compromisso.

 


           4) CONCLUSÃO do Estágio:

a) O aluno deve entregar ao professor orientador:

1.1) A Avaliação da Empresa - Anexo III da Resolução - Preenchida e assinada pelo supervisor do estágio na empresa (obrigatório entrega do original assinado) - Disponível aqui em formato .docx ou .pdf

1.2) O Relatório Final de Estágio em formato digital, conforme Anexo II da Resolução.

 

b) O professor orientador deve entregar à COELE: 

b.1) Por e-mail: Arquivo em .pdf do Relatório Final corrigido do aluno.

b.2) Fisicamente: Avaliação com nota final, em formulário próprio do Anexo IV - disponível aqui em formato docx ou pdf.

b.3) Avaliação da empresa (Anexo III) original entregue pelo aluno.

 

c) Após essas estapas a nota é enviada pela COELE para a DICON e o lançamento no Contac é feito por lá.

 


  • Estágio Opcional (não obrigatório): segue as mesmas exigências de documentações para início e conclusão, porém não gera inscrição no Contac e, assim, não garante vínculo com a Universidade.

 


- Recomendamos a leitura atenta das Resoluções de Estágio postadas acima.

 

 - Para outras informações e modelos de Plano de Estágio e Termo de Compromisso, Termo Aditivo, Termo de Recisão e também para consultar legislação, acesse a página do Setor de Estágios - SESTA, disponível no link abaixo:

http://www.ufsj.edu.br/sesta/

 


- Para ver divulgação de oportunidades diversas acesse sempre o menu "Oportunidades Estágio & Cia"