O QUE É?

A JORNADA DE QUÍMICA da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) é um evento anual organizado pela Coordenadoria dos Cursos de Química (COQUI), que vem se consolidando nos últimos anos, com a promoção de discussões sobre a Química em seus diferentes campos. 

Seu objetivo é contribuir para a difusão do conhecimento e para uma maior interação dos discentes com os seus cursos de graduação. O evento também envolve a participação de pós-graduandos, docentes, técnicos e comunidade externa em discussões sobre o papel das diferentes áreas da Química na contemporaneidade e sobre a profissão de Químico, licenciado ou bacharel.

 

NOSSA HISTÓRIA

Em 2011, em comemoração ao Ano Internacional da Química, a Coordenadoria do Curso de Química, em colaboração com os demais docentes do curso, realizou um evento com várias atividades para os discentes do curso de Química. No evento, que ocorreu de 15 a 18 de junho, foi feita também a divulgação dos cursos e da profissão de Químico para a população da cidade de São João del-Rei.
 
O ano de 2012 foi marcado por uma extensa greve e não houve condições de organização e realização de um evento acadêmico do curso. 
 
A partir de 2013, a UFSJ passa a contar com um edital específico para apoio à organização de semanas acadêmicas pelos cursos de graduação, e a Semana Acadêmica do Curso de Química de 2013 foi realizada nos dias 17 e 18 de junho. O evento contou com palestras, minicursos, apresentação de painéis de trabalhos científicos e sorteio de livros. 
 
Em 2014, mantendo o mesmo formato, a II Semana Acadêmica de Química ocorreu de 3 a 5 de setembro. As novidades em relação ao ano anterior foram a realização de uma Mesa Redonda e de um Show de Talentos, no qual estudantes, técnicos e professores do curso puderam mostrar um pouco do que gostam de fazer além da Química. 
 
Em 2015, o evento passou a se chamar Jornada de Química e ocorreu de 17 a 19 de junho. A Mesa Redonda enfatizou a profissão de Químico, nas suas variadas concepções.
 
A Jornada de Química de 2016 se estendeu entre os dias 15 e 17 de junho e contou com uma homenagem ao Prof. Murilo Cruz Leal, professor de Química falecido no início daquele ano. 
 
Novamente no segundo semestre, a edição 2017 da Jornada de Química aconteceu no período de 20 a 22 de setembro. Além dos já tradicionais palestras e minicursos, foi apresentada a exposição "A História das Moléculas", com trabalhos dos estudantes. Na Mesa Redonda, o assunto discutido foi o ENADE, pois naquele ano os concluintes de Química fizeram o exame. 
 
Em 2018, a Saga dos Vingadores foi utilizada para explorar a Química Forense. Na Mesa Redonda, discutiu-se a relação entre a produção e a gestão ambiental. O evento ocorreu entre 12 e 14 de setembro.
 
Para 2019, a proposta foi incluir a apresentação de trabalhos inéditos dos estudantes no evento, além de outras novidades. Em 2020 e 2021, o evento foi on-line. O evento de 2022 voltou a ser presencial, e enfatizou o mercado de trabaho e o Novo Ensino Médio. A XI Jornada de Química ocorreu neste ano de 2023, e contou com uma cena de crime simulada, na qual foi possível explorar o papel da Química Forense nos locais de crime.
 

Programação 2013

Programação 2014

Programação 2015

Programação 2016

Programação 2017

Programação 2018

Programação 2019

Programação 2020

Programação 2021

Programação 2022

Página do evento de 2023


Última atualização: 29/02/2024