Dias 25 e 26: Conferência Internacional sobre Iluminação Cênica na UFSJ

A iluminação é elemento fundamental para a cena teatral desde o século XVI, crescendo em importância desde o advento da iluminação elétrica, dois séculos depois. Atualmente, expandiram-se as possibilidades de sua aplicação, tal como as áreas de atuação dos especialistas. Neste agosto, o tema está em alta no Departamento de Artes Cênicas da UFSJ, que recebe a Conferência Internacional sobre Iluminação Cênica, nos dias 25 e 26, no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan).

O destaque do evento é a participação das professoras Veronique Perruchon (Universidade de Lille, França) e Nadia Moroz Luciani (Universidade Estadual do Paraná - Unespar), presentes a duas mesas de debates, na segunda-feira, 26. A primeira delas, sobre performatividade da luz, apresentada por Nadia, começa às 9h, na sala 2.06 do Reuni. À noite, a partir das 19h30, as duas apresentam conferência sobre iluminação e teatralidade, no auditório do Ctan.

De acordo com o professor do Departamento de Artes Cênicas da UFSJ, Berillo Nosella, grande parte da literatura especializada em iluminação cênica é publicada em inglês, francês e alemão, o que dificulta o acesso de estudantes brasileiros. Por isso, é tão singular esta oportunidade de estar diante das pesquisadoras, referências na área. Veronique coordena o grupo de estudos Lumière de Spetacle, ao lado Cristina Grazioli (Universidade de Pádua, Itália), que esteve na UFSJ em 2016. “A visita só estreita laços, e esperamos que gere frutos como intercâmbios, cooperação de pesquisa e publicações”, afirma Berillo.

Sobre o papel da iluminação na cena teatral, o professor explica que ela está diretamente ligada ao sentido da visão, não apenas no ato mecânico de enxergar. A forma com que o objeto em cena é iluminado direciona a própria percepção do público. “Pelos seus potenciais de temperatura de cor, contraste e intensidade, a luz desenha e define a relação, as sensações, e a leitura de uma obra”, completa.

Convidadas

Véronique Perruchon é professora do Centro de Estudos das Artes Contemporâneas e do Programa de Pesquisa Iluminação de Espetáculo, da Universidade de Lille. Orientada por Georges Banu, sua tese de doutorado trata da obra de André Engel, diretor de teatro francês. Sua especialização é justamente a iluminação cênica, tema do livro “Noir. Lumiére et théâtralité” (“Preto. Iluminação e teatralidade”), que estará disponível durante a Conferência.

Nadia Moroz é coordenadora do Laboratório de Iluminação Cênica da Unespar e uma das fundadoras da Associação Brasileira de Iluminação Cênica. Suas pesquisas têm como foco a docência da iluminação cênica e a prática performática com a luz. Graduada em Comunicação Visual, especialista em Design (Universidade Federal do Paraná), mestre em Teatro (Universidade Estadual de Santa Catarina), atualmente realiza doutorado em Artes Cênicas, na USP.

Esta conferência faz parte do ciclo de palestras que Veronique Perruchon realiza no Brasil. Além da UFSJ, a professora também visita outras sete instituições de ensino superior, como USP, Ufop e UFRN.

Publicada em 23/08/2019

Fonte: ASCOM


Projeto de extensão oferece aulas gratuitas de Teatro a partir de setembro

Os interessados em conhecer melhor a arte do teatro devem ficar atentos: as aulas do projeto "Teatro na UFSJ: oficinas para todas as idades" retornam em setembro. Serão cinco turmas abertas e direcionadas a faixas etárias diversas, da infantil à adulta. As oficinas, oferecidas gratuitamente, começam na segunda-feira (2), no Campus Santo Antônio.

O objetivo do programa de extensão é possibilitar a aproximação da população com a arte teatral. A ideia nasceu da vontade do professor do departamento de Artes da Cena da UFSJ, Davi de Oliveira Pinto, de ver a arte ultrapassar os muros da universidade e chegar a mais pessoas.

Segundo Davi, que também é ator, diretor e escreve peças teatrais, o teatro não faz parte das opções culturais da maioria das pessoas devido à “falta de um contato mais direto com essa arte, dentro e fora da escola, e acaba se refletindo no pequeno número de espetáculos teatrais disponíveis na maioria das cidades do interior”. Para mudar essa realidade, especificamente em São João del-Rei, o projeto de extensão promove oficinas gratuitas para a comunidade são-joanense

Jogos, improvisações e cenas

Durante os encontros, os participantes conhecem mais da arte dos palcos por meio de brincadeiras, jogos, improvisações e cenas. O projeto oferece cinco turmas, distribuídas por faixa etária: crianças; pré-adolescentes e adolescentes; jovens e adultos.

As turmas para crianças serão às sextas-feiras pela manhã, e as turmas para pré-adolescentes e adolescentes serão às segundas-feiras pela tarde. Já a turma para jovens e adultos será noturna, às quartas-feiras. As atividades acontecem no Campus Santo Antônio.

As oficinas são gratuitas e não há nenhum pré-requisito para participar, porém recomenda-se utilização de roupa que favoreça movimentos mais amplos. As inscrições podem ser feitas com o professor Davi diretamente pelo WhatsApp (31 99103 1800) ou pelo e-mail teatronaufsj@gmail.com.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ apresenta, em parceria com o projeto Comunica Extensão, novidades sobre as atividades extensionistas da UFSJ. Em virtude do recesso da última sexta, 16 de agosto, publicamos esta matéria na segunda-feira, 19 de agosto. Acompanhe! 

Publicada em 19/08/2019

Fonte: ASCOM


Concursos UFSJ: três vagas abertas para docentes de Artes da Cena

 

A Universidade Federal de São João del-Rei está com vagas abertas para professores em diversas áreas. Acompanhe em nossos meios de comunicação oficiais as notícias e os editais de concursos. Uma dessas oportunidades é para professores substitutos no Departamento de Artes da Cena (Deace). Confira abaixo:

A UFSJ abre três vagas para professores substitutos para o Departamento de Artes da Cena (Deace). O pré-requisito necessário para concorrer ao edital é a graduação na Área de Artes Cênicas ou afins. As inscrições vão até o dia 14 de junho. São duas vagas para Cenografia, Indumentária, História da Arte, História e Teoria do Teatro e uma vaga em Interpretação, Voz e Masculinidade. O contrato tem vigência de dois anos, podendo ser prorrogado.

 

Para realizar a inscrição, a candidata ou candidato deve preencher a ficha de inscrição junto com a relação de documentos comprobatórios do currículo e enviá-los para a sede do Deace, no Campus Tancredo Neves. Para os que enviarem documentos via Sedex, a data de postagem não pode ultrapassar o dia 14. A taxa de registro no concurso é de R$ 30. Estão isentos de pagar a taxas doadores de medula óssea e candidatos com famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

 

O processo seletivo ocorrerá em três etapas: prova escrita, prova didática e prova de títulos. As provas estão previstas para o dia 1º de julho, com horário e local a serem definidos. A relação de critérios abordados e pontuação por item, assim como outras informações, podem ser acessadas no documento dos editais, disponíveis na página do Setor de Concursos e Procedimentos Admissionais da UFSJ em http://bit.ly/2ERkIgY.

Para consultar todos os concursos da UFSJ em andamento ou concluídos, acesse ufsj.edu.br/secop/docentes.php ou ufsj.edu.br/secop/tecnicos_administrativos.php

 

Publicada em 05/06/2019

Fonte: ASCOM

 

Última atualização: 23/08/2019