CARTA ABERTA À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

09/11/2016

Os professores do Departamento de Letras, Artes e Cultura, reunidos em Assembleia Departamental extraordinária no dia 08/11/2016, decidiram manifestar publicamente a posição contrária à PEC 241/55, assim como a disposição política para resistir através do apoio à deflagração da greve docente.

Há o nítido entendimento por parte desse conjunto de servidores públicos que esta proposta de emenda constitucional, caso seja aprovada, vai APROFUNDAR ainda mais o sucateamento, a precarização das condições de trabalho, o corte de bolsas de pesquisa, extensão e assistência estudantil. Tal tendência ataca diretamente a concepção de uma UFSJ pública, gratuita e de qualidade, além de enfraquecer a dedicação exclusiva, a autonomia universitária e a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

É premente que a mobilização e a luta ganhem a força de todas/os, para que não seja aprovado tal retrocesso, que não só incide sobre os serviços e o funcionamento das universidades públicas, mas sobre os direitos sociais mais básicos de toda a população, garantidos na Constituição de 1988.

É justamente neste momento, em que tudo parece perdido, em que a informação hegemônica não indica alternativas, em que a história de lutas das trabalhadoras e trabalhadores é ameaçada por uma judicialização seletiva, que é necessário mostrarmos que tipo de cidadãs e cidadãos somos, e para quê valeu a nossa formação. É necessário mostrar para o Brasil que o conceito de serviço público que defendemos vai muito além do limite de nossas vidas isoladamente, e que queremos defender o país, a verdade, a soberania, a justiça e a paz.

Definitivamente, não há como aceitar este estado de coisas. Não há como se conformar diante deste crime contra o passado, o presente e o futuro. O momento é de ação, por solidariedade a nossas/os alunas/os na ocupação e em greve, a nossas/os técnico-administrativas/os em greve e, principalmente, para dar uma resposta a esta tentativa de silenciar o conhecimento crítico, independente e livre produzido nas universidades.

Quando a professora e o professor LUTAM, eles também estão ensinando.

Professores do Departamento de Letras, Artes e Cultura da UFSJ

Última atualização: 22/08/2019