REGRAS PARA PUBLICAÇÃO

(Regras modificadas em 13 de dezembro de 2011)

 

A Revista Eletrônica Existência e Arte é uma revista científica e destina-se à publicação de trabalhos de graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores em Filosofia nas mais diferentes áreas. Visto entendermos que versar sobre Existência e Arte é tratar da realidade em suas mais diversas facetas, não restringimos o escopo de submissão a nenhuma temática específica dentro da área de filosofia.


A revista aceita contribuições inéditas em formato de artigo científico e resenhas, além de traduções que obedeçam aos requisitos do periódico (item 5) e que permaneçam condizentes com a especialidade da mesma. Todos os textos deverão ser apresentados segundo as normas da ABNT. O conselho editorial da revista se reserva ao direito de, após uma criteriosa avaliação do conselho consultivo, publicar – ou não – os trabalhos recebidos. 

A revista publicará trabalhos em português.

 

Instruções aos autores:

1. Os textos deverão ser inéditos.

2. Enviar o trabalho por e-mail, em formato Word ou compatível, para o endereço: revista_existenciaearte@ufsj.edu.br

3. Os artigos científicos deverão conter no mínimo 09 (nove) e máximo de 20 (vinte) páginas. (Artigos contendo menos ou mais páginas ficarão a critério da Comissão Editorial).

4. As resenhas deverão conter no máximo 05 (cinco) páginas. (Resenhas contendo mais páginas ficarão a critério da Comissão Editorial).

5. A publicação de traduções está condicionada às disposições legais relativas aos direitos autorais, cabendo ao proponente da tradução providenciar a autorização para a publicação de textos que não sejam de domínio público.

6. Os trabalhos deverão ser precedidos de:

6.1 Resumo de até 200 palavras em português e, no mínimo, 03 (três) palavras-chave ordenadas alfabeticamente.

6.2 Resumo e palavras-chave em língua estrangeira seguindo as mesmas normas do item 6.1.

7. Os trabalhos deverão apresentar o nome do autor, titulação (graduando, garduado, especialista, mestre ou doutor), instituição de origem, forma de participação na elaboração do trabalho (orientador, autor, co-autor, colaborador, etc.), indicação das eventuais fontes financiadoras (CAPES, CNPq, FAPEMIG, etc.) e e-mail do autor.

8. Citações e referências deverão seguir estritamente as normas da ABNT, ver itens 9.4.1 e 9.7.

9. Os textos enviados deverão estar na seguinte ordem:

9.1 - Título do trabalho (Português e Língua Estrangeira).

9.2 - Dados do autor, instituição, agência financiadora, orientador, etc.

9.3 - Resumo e Palavras-Chave; Resumo e Palavras-Chave em língua estrangeira.

9.4 - Corpo do trabalho: Fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaço 1,5 (um e meio) entre linhas, justificado. Recuo de 1,25cm à primeira linha do parágrafo.

9.4.1 - Citações com mais de três linhas: 

Seguem separadamente ao texto, fonte Times New Roman 10 (dez), com recuo de 04 (quatro) centímetros à esquerda, sem recuo à primeira linha. Caso haja citações  com menos de 03 (três) linhas seguem    anexadas ao texto entre aspas e na formatação do mesmo.  As citações no texto devem obedecer o sistema AUTOR-DATA. Ex.: (HABERMAS, 2011), (HABERMAS, 2011, p. 25).

9.5 - Nota de rodapé (somente para notas explicativas): Fonte Times New Roman, tamanho 10 (dez), seguindo numeração (1,2,3...), com espaçamento simples, justificado.

9.6 - Palavras em outro idioma no decorrer do texto: Devem estar em itálico.

9.7 - Referências: Devem estar em ordem alfabética, Fonte Times New Roman, tamanho 12 (doze), espaço simples, justificado.

9.8 - Configuração da página: Tamanho do papel A4, margens superior 3 cm, esquerda 3 cm, inferior 2 cm, direita 2 cm.

Obs.: Textos fora dessas normas não serão aceitos.

10. Pareceres e pareceristas.

Em relação aos pareceres, deve-se considerar:

10.1 - Que devem primar pela isenção (de modo que não conste o nome do articulista no texto encaminhado para o parecerista. Não será divulgado o nome do parecerista ao autor do texto. Porém constará seu nome no parecer que será arquivado pela Comissão Editorial da Revista).

10.2 - Cada artigo encaminhado será submetido a apenas um parecerista.

10.3 - Os artigos serão classificados por três direções distintas: ótimo, bom ou ruim.