INSTRUÇÕES PARA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NA XXII SEMEX:

1 - Condições de participação

1.1 – A inscrições serão efetuadas mediante a submissão de um trabalho completo (um artigo ou  relato de experiência), independente do número de bolsistas e/ou voluntários que atuaram nas atividades.

1.2 – A inscrição deverá ser feita pelo(a) coordenador(a) de projeto/programa de extensão.

1.3 – A inscrição na XXII Semex é obrigatória para coordenadores de projetos e programas de extensão da UFSJ aprovados nos Editais PIBEX nº 008/2023/PROEX (PIBEX 2024). Os programas irão apresentar o resultado parcial das ações desenvolvidas, enquanto os projetos apresentarão os resultados finais.

1.4 – Também podem ser inscritos:

1.4.1 - Projetos e programas de extensão voluntários da UFSJ concluídos até 31/03/2025;

1.4.2 - Projetos e programas de extensão de outras instituições concluídos até 31/03/2025.

1.5 - O evento ocorrerá entre os dias 19 a 23 de maio de 2025.

 

2 – Inscrições

2.1 - As inscrições começam em 01 de fevereiro de 2025, às 08:00h, e terminam no dia 24 de fevereiro de 2025, às 23:59h.

2.1.1 - As inscrições devem ser realizadas pelo formulário disponível no link https://forms.gle/UccBEFJMLmu71bJh6.

2.2 - A inscrição deverá se feita pelo(a) coordenador(a) do projeto/programa de extensão.

2.3 - É permitida a inscrição de apenas um trabalho por projeto/programa de extensão.

2.4 - Ao realizar a inscrição, certifique-se  todos os dados estão corretos, pois não serão aceitas alterações e/ou correções após o início do evento.

2.5 - A Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura não se responsabiliza por solicitação de inscrição não recebida por motivo de falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados. 

2.6 - Caso necessite incluir participantes ou corrigir dados, será possível a correção da resposta enviada até o período de inscrições. Após esse período, casso necessite de correções, entre em contato com o Setor de Extensão Universitária no e-mail setex@ufsj.edu.br.

 

3 - Elaboração dos trabalhos

3.1 - Os trabalhos completos de extensão poderão ser redigidos na forma de artigo ou relato de experiência. Deverão conter, obrigatoriamente, a arte do evento no cabeçalho e as seguintes especificações: mínimo de 10 e máximo de 15 páginas (fonte Arial 12, espaçamento 1,5 e margens superiores e laterais de 3 cm), Título (em letras maiúsculas, em negrito e centralizado na página); Autoria (bolsistas de extensão e/ou voluntários de extensão e coordenador, com citação ao curso/unidade administrativa de vinculação de ambos, alinhados à direita); Resumo (com 100 a 200 palavras, espaçamento simples); Palavras-Chaves (3 a 5 palavras, separadas por ponto e vírgula); Introdução (descrição do assunto estudado, fundamentado em revisão bibliográfica); Metodologia (descrição dos métodos utilizados no desenvolvimento do trabalho); Desenvolvimento (apresentação e discussão dos resultados obtidos); Conclusão e Referências, em formato pdf. O título das seções também deverá estar em maiúsculo, negrito e alinhado à esquerda.

3.2 - Artigo: texto produzido a partir de estudo/pesquisa e revisões bibliográficas. Apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados, articulando-se com o projeto/programa de extensão desenvolvido.

3.3 - Relato de Experiência: texto produzido a partir das experiências, investigações, processos, métodos e análises. Constitui-se uma compilação completa e coerente do projeto/programa de extensão.

3.4 - A Organização da Semex não fará qualquer tipo de ajuste ou adequação no formato dos arquivos, ficando os mesmos sob inteira responsabilidade dos autores.

MODELO DE TRABALHO COMPLETO (artigo ou relato de experiência)  → BAIXE AQUI.

 

4 - Apresentação dos trabalhos

4.1 - Os trabalhos inscritos na XXII Semex deverão ser apresentados na forma de comunicação oral. Cada apresentação terá a duração de 20 minutos.

4.2 - A ordem das apresentações será sorteada antes do início de cada sessão.

4.3 - Os comentários e a discussão dos trabalhos apresentados em cada sessão serão realizados ao fim das apresentações.

4.4 - A apresentação pode ser feita por qualquer membro da equipe do projeto/programa (bolsista, aluno voluntário, vice-coordenador ou colaborador).

 

5 - Ausências e não inscrição

5.1 - No caso de projetos/programas de extensão aprovados no edital PIBEX 2024, se o aluno (bolsista e/ou voluntário) e/ou coordenador(a) não puderem comparecer à apresentação na XXII Semex, ainda assim deverá ser feita a inscrição no site mediante a submissão do trabalho completo, com envio de justificativa da ausência para setex@ufsj.edu.br

5.2 - A não submissão do trabalho no formulário indicado no item 2.1.1 implica em não inscrição na XXII Semex.

 

6 – Avaliação e Premiação

6.1 - A apresentação oral será avaliada pela Comissão de Extensão da UFSJ e por Avaliadores Ad hoc.

6.2 - As melhores apresentações receberão certificados de Destaque e Menção Honrosa.

6.3 - Os certificados estarão disponíveis após o evento, acessiveis por meio de link que será disponibilizado na página da XXII SEMEX. 

6.4 - Os certificados ficarão disponíveis durante um ano, após o qual a PROEX não se responsabilizará pelo fornecimento.


Última atualização: 21/02/2025