Como são os procedimentos pós-defesa?
1. Para solicitar o diploma, o egresso, com anuência do orientador, deve enviar um e-mail à secretaria do PPG Letras, confirmando a correção final da dissertação. Após a atualização do SIGAA pela secretaria/coordenação, o egresso seguirá o passo a passo indicado no sistema:
Os procedimentos pós-defesa se iniciam pelo discente, que deve acessar a ferramenta "Acompanhamento pós-defesa" que se encontra no caminho Portal do Discente > Aba "Ensino" > Produções Acadêmicas > Acompanhar procedimentos pós-defesa.
2. No segundo passo o discente submete a versão corrigida do trabalho, no caminho Portal do Discente > Aba "Ensino" > Produções Acadêmicas > Submeter Teses/Dissertações.
3. No terceiro passo o orientador aprova ou pede revisão do trabalho como a seguir: no Portal Docente > aba "Ensino" > Orientações Pós-graduação > Meus Orientandos > clicar em "Revisão Tese/Dissertação" > alterar status para "Retornado para revisão" ou "Aprovada".
4. O quarto passo é solicitação de ficha catalográfica.
5. O quinto passo é a submissão da versão final corrigida com a ficha catalográfica.
6. O sexto passo é aprovação da versão final corrigida com a ficha catalográfica. Enquanto o módulo de biblioteca não é implantado, o sistema "desconsiderará" esses três passos (4º, 5º e 6º).
7. O sétimo passo é a assinatura do termo de autorização de publicação, pelo discente. O caminho é Portal do Discente > Aba "Ensino" > Produções Acadêmicas > Termo de Autorização. Nesse momento é possível ao aluno embargar a publicação por tempo determinado (até cinco anos) e com justificativa. Cabe ao Gestor Stricto validar esse embargo, no caminho Portal Gestor Stricto > aba "Aluno" > Documentos > Validar Embargos dos Termos de Autorização de Produções Acadêmicas.
8. No oitavo passo a coordenadoria do programa recebe e valida a versão final do trabalho no caminho Portal Coordenador > aba "Aluno" > Conclusão > Acompanhar Procedimentos Após Defesa > clicar em "Confirmar recebimento da Dissertação/Tese".
9. No nono passo, o discente deverá inserir os documentos obrigatórios (atualmente são CPF, Carteira de Identidade e Diploma do Ensino Superior). E a coordenadoria/secretaria deve validar o envio dos documentos, na seguinte forma:.
I – cópia da Cédula de Identidade (RG) do egresso em diplomação, emitida nos termos da legislação vigente e demais normas complementares juntamente com a cópia da Certidão de Registro Civil do egresso em diplomação (Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, se for o caso) em um único documento;
II – cópia de documento oficial do egresso em diplomação que possua registro do Cadastro de Pessoa Física(CPF);
III – cópia do Diploma da Graduação do egresso em diplomação juntamente com a cópia da Ata de Defesa de Dissertação ou Tese do egresso em diplomação no programa em um único documento.
10. O décimo passo é a solicitação de homologação do diploma realizado pela coordenadoria/secretaria. Isto iniciaria o processo de emissão do diploma se o módulo tivesse sido implantado.
O discente, a partir do momento em que está com status "defendido", tem seu login cinza como se o acesso ao sistema estivesse inativo. Isto quer dizer que ele não terá mais acesso a algumas funções.
Para consultar a disponibilidade do diploma, favor acessar o link abaixo, e se passar de 180 dias, favor entrar em contato com o SEPPG (seppg@ufsj.edu.br).
Última atualização: 21/03/2025