MANUAL SIGGA PARA DOCENTES (elaborado por Ailton Assis do PPGHIS). Clique aqui

 

TUTORIAL - TURMA, LANÇAMENTO DE NOTAS E FECHAMENTO DE DIÁRIOS (elaborado por Marcos Olivera do NTINF). Clique aqui

 

 MÁSCARA PADRÃO DE PLANO DE ENSINO. Clique aqui

 

FORMULÁRIOS

Formulário para solicitação de estágio docência de orientando. Clique aqui

Formulário para solicitação de Seminário de Qualificação. Clique aqui

Formulário para solicitação de Banca de Defesa de Dissertação. Clique aqui

Formulário para solicitação de prorrogação de conclusão de curso. Clique aqui

 

Dúvidas frequentes:

 

1. Como obter uma declaração de participação em banca de defesa?

Para obter a declaração de participação em banca o docente deve entrar em contato com a coordenação/secretaria do programa.

 

2. É possível assinatura por membro externo à UFSJ de documento cadastrado no SIPAC?

Sim, a partir de junho de 2021 é possível assinatura por membro externo à UFSJ de documento cadastrado no SIPAC (atas, por exemplo). Para o procedimento é necessário a comunicação à secretaria do curso.

 

3. Como adicionar as atividades da Pós-graduação no RADOC do docente?

A partir da desativação do POSGRAD no final de 2019, não são mais inseridas informações referentes à Pós-graduação no RADOC. Segundo o NTINF, é possível ao docente gerar relatório de atividades na Pós-graduação a partir do SIGAA - Módulo Stricto, conforme o caminho a seguir:

Portal Docente > Aba "Produção Intelectual" > Relatórios do Docente > Relatório de Carga Horária Docente > Determinar mês/ano de início e mês/ano de término > Clicar em "Versão para Impressão".

O Intelecto continua sendo utilizado para geração de relatório das demais atividades do docente.
Segundo a PROGP (Parecer nº 005/2021/UFSJ/PROGP/NOPES), a resolução que trata de progressão se refere também aos relatórios gerados no SIGAA.

 

4. Como obter um relatório de orientações na Pós-graduação?

O docente pode obter a lista de orientações na Pós-graduação, conforme o caminho a seguir:

Portal Docente > Aba "Produção Intelectual" > Outras Atividades > Orientações > Orientações Pós-graduação.

 

5. É possível ao docente conhecer os e-mails dos alunos?

Sim, no Portal do Docente, ao clicar sobre a turma aberta, abre-se a tela da Turma Virtual. Na aba "Turma" clicar sobre "Participantes".

 

6. Como o orientador pode cadastrar uma banca?

O docente orientador pode cadastrar uma banca seguindo o caminho: Portal do Docente > aba "Ensino" > Orientações Pós-graduação > Bancas > Solicitar cadastro.

 

7. Quantas avaliações estão disponíveis para registro em cada disciplina?

O SIGAA - Módulo Stricto da UFSJ está configurado com apenas uma avaliação para cada disciplina. No entanto, o docente poderá configurar as atividades dentro desta avaliação por meio do Portal Docente. Desta forma, as atividades dentro da avaliação poderão ser registradas de maneira que se obtenha a soma das notas ou a média (simples ou ponderada).

 

8. Como é feita a composição da Banca de Defesa de Dissertação?

O trabalho de conclusão de mestrado é defendido perante banca examinadora composta pelo orientador e, no mínimo, por dois outros membros detentores do título de doutorado.

- Exigir-se-á, para a composição da banca, a presença de pelo menos um membro externo ao Programa e sem vínculo funcional com a UFSJ.

- É necessária indicação de, no mínimo, um suplente interno e um suplente externo ao Programa e sem vínculo funcional com a UFSJ.

- Nas hipóteses em que exista a coorientação para elaboração do trabalho de conclusão de mestrado, os coorientadores não são considerados para efeito de integralização do número mínimo de componentes da banca examinadora.

- No âmbito dos mestrados profissionais, o Colegiado pode autorizar a participação, na banca examinadora, de membros não detentores do título de doutorado, desde que esses membros tenham reconhecida competência acadêmica ou técnico-científicana área de estudo do trabalho em questão e que a autorização para essa participação consteem ato motivado do Colegiado.


Última atualização: 30/08/2023