MANUAL SIGGA PARA DISCENTES (elaborado por Ailton Assis do PPGHIS). Clique aqui

 

Formulário para desligamento de discente, a pedido. Clique aqui

 

Dúvidas frequentes:

 

1. Como o discente pode acessar o SIGAA - Módulo Stricto?

Para acessar o SIGAA - Módulo Stricto, após matrícula como aluno regular, é necessário fazer o autocadastro em https://sig.ufsj.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do.
No campo "Nível" escolhe-se "Mestrado" e o número de matrícula deverá ser informado pela secretaria do programa.

 

2. Como o aluno pode ver as suas notas?

É possível ao aluno ver as suas notas através do Portal do Discente, no caminho: Portal do Discente > aba Ensino > Consultar minhas notas ou na Turma Virtual > Alunos > Ver notas.

 

3. É possível ao discente de Pós-graduação stricto sensu assinar ata pelo SIPAC (Ata de Qualificação e de Defesa de Dissertação)?

Sim. A partir de junho de 2021 é possível assinatura por discentes de Pós-graduação de documentos no SIPAC. Segundo o NTInf, "quando é solicitada a assinatura do aluno em um documento, ele recebe um e-mail com o link para assinar. Além disso, o aluno pode entrar no SIPAC com o login e senha da Intranet e seguir o caminho: Sipac > Portal do Aluno > Processos > Assinar Documentos. Será solicitada novamente a senha da Intranet."

 

4. Qual o prazo para a Qualificação?

O Seminário de Qualificação precisa acontecer no terceiro semestre de curso do aluno, pois, principalmente os bolsistas, precisam defender no quarto semestre, lembramos, que não há mais prorrogações causadas pela pandemia e o curso tem duração de 24 meses.

 

5. Quantos créditos em disciplinas são exigidos para o PROMEL?

São necessários no mínimo 18 créditos (270horas), sendo uma disciplina de 60 horas equivalente à 04 créditos e uma de 30 horas à 02 créditos).

 

6. Quais são as disciplinas obrigatórias do curso?

As disciplinas obrigatórias são Teorias Críticas da Cultura, oferecida no segundo semestre e Seminário de Projeto de Pesquisa, oferecida no primeiro semestre.


Última atualização: 23/08/2023