Animais


Estoque Wistar

Os ratos Wistar são uma linhagem albina da espécie Rattus norvegicus, desenvolvida no Instituto Wistar na Filadélfia, em 1906. Os Rattus norvegicus albinus são caracterizados pelas orelhas alongadas, cabeça grande e comprimento da cauda sempre menor que o comprimento corporal. São considerados animais dóceis, de fácil manipulação, têm boa capacidade de aprendizado e apresentam, em geral, baixa incidência tumoral. A alopécia, algumas vezes temporária, é uma característica comum. Tem um ciclo estral de cinco dias, com uma gestação de 20-24 dias e a maturidade sexual é observada aos 60 dias de vida. As matrizes permanecem por 6 partos e as ninhadas têm em média 12 filhotes. O desmame dos filhotes ocorre 21 dias após o nascimento. Nossa colônia é composta por matrizes e reprodutores que vieram do Laboratório Charles River nos EUA. O método de acasalamento que utilizamos é o HAN rotacional com formação de casais monogâmicos. Os animais são mantidos sob condições ambientais controladas, ciclo claro-escuro de 12 horas, temperatura de 24 ± 2 °C e livre acesso à água e ração, sob barreiras sanitárias mais rígidas.

 

Fonte: Letícia Romanna Batista D'Angelo (NUCAL - UFSJ)

 

Estoque Swiss

Os camundongos Swiss são da espécie Mus musculus e foram originados em Carworth Farm, em 1935. Consistem em um grupo de animais não consanguíneos e são poligâmicos. Os camundongos tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia e branca, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa. O camundongo torna-se apto à reprodução aos 60 dias de idade, sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos ao redor dos 30 dias de idade, evidenciando-se através da abertura da vagina nas fêmeas e pela descida e aumento dos testículos nos machos. Tem um ciclo estral de 4-5 dias e gestação de 19-20 dias, exceto para fêmeas que estejam amamentando, quando a gestação pode se prolongar por 6 a 16 dias.  Ao nascer, os camundongos pesam em torno de 1,5 g e seu sistema imunológico não é competente. Com uma semana de vida já apresentam pelos curtos e bastante finos. Os olhos se abrem aos 9-10, dias e os dentes aparecem nessa mesma época. O desmame dos filhotes ocorre de 19 a 21 dias após o nascimento. Os animais são mantidos sob condições ambientais controladas, ciclo claro-escuro de 12 horas, temperatura de 24 ± 2 °C e livre acesso a água e ração.

 

Fonte: Letícia Romanna Batista D'Angelo (NUCAL - UFSJ)

 

Linhagem de camundongo C57BL/6

C57BL/6 é a linhagem endogâmica (inbred) mais utilizada no mundo. No últimos anos, com o avanço das técnicas de engenharia genética, tem sido o modelo predileto como background para geração de animais mutantes e geneticamente modificados. Além disso, são utilizados em uma variedade de áreas de pesquisa como: biologia cardiovascular, biologia do desenvolvimento e reprodução, diabetes e obesidade, genética, imunologia, neurobiologia e pesquisa neurossensorial. Em geral, os camundongos C57BL/6 se reproduzem de forma satisfatória, são relativamente longevos e têm baixa suscetibilidade a tumores. A nossa colônia origina-se dos animais que chegaram na USP em 2013 e estes tiveram sua origem no Laboratório Jackson. Eles estão na 14ª geração. O acasalamento é feito entre irmãos, com idades entre 45 a 60 dias. A idade reprodutiva vai até cerca de 7 a 8 meses. Ao longo desse período, produzem de 5 a 8 ninhadas, normalmente. O número médio de filhotes por ninhada são 5, podendo chegar a 8 nas primeiras. O período de gestação é de 19-21 dias, e o desmame dos filhotes é feito a partir de 21 dias após o nascimento. No manejo convencional, apresentam algumas características interessantes como menor propensão à obesidade, menor peso corporal, menor consumo alimentar, maior facilidade para manipulações cirúrgicas e, finalmente, por apresentarem altos níveis de homozigose, há uma menor variabilidade individual em ensaios experimentais.

Fonte: https://www.jax.org/strain/000664

 

Fonte: Paulo Henrique Almeida Campos-Junior (NUCAL - UFSJ)