Estoque Wistar

Os ratos Wistar são uma linhagem albina da espécie Rattus norvegicus, desenvolvida no Instituto Wistar na Filadélfia, em 1906. Os Rattus norvegicus albinus são caracterizados pelas orelhas alongadas, cabeça grande e comprimento da cauda sempre menor que o comprimento corporal. São considerados animais dóceis, de fácil manipulação, têm boa capacidade de aprendizado e apresentam, em geral, baixa incidência tumoral. A alopécia, algumas vezes temporária, é uma característica comum. Tem um ciclo estral de cinco dias, com uma gestação de 20-24 dias e a maturidade sexual é observada aos 60 dias de vida. As matrizes permanecem por 6 partos e as ninhadas têm em média 12 filhotes. O desmame dos filhotes ocorre 21 dias após o nascimento. Nossa colônia é composta por matrizes e reprodutores que vieram do Laboratório Charles River nos EUA. O método de acasalamento que utilizamos é o HAN rotacional com formação de casais monogâmicos. Os animais são mantidos sob condições ambientais controladas, ciclo claro-escuro de 12 horas, temperatura de 24 ± 2 °C e livre acesso à água e ração, sob barreiras sanitárias mais rígidas.

Criação aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de São João del-Rei - CEUA/UFSJ - Protocolo CEUA Nº 7274200321.

 
 

Fonte: Letícia Romanna Batista D'Angelo (NUCAL - UFSJ)

 

Estoque Swiss

Os camundongos Swiss são da espécie Mus musculus e foram originados em Carworth Farm, em 1935. Consistem em um grupo de animais não consanguíneos e são poligâmicos. Os camundongos tem cerca de 8 cm de comprimento, pelagem macia e branca, orelhas grandes e arredondadas e cauda nua e longa. O camundongo torna-se apto à reprodução aos 60 dias de idade, sendo que os efeitos hormonais iniciais já estão presentes em ambos os sexos ao redor dos 30 dias de idade, evidenciando-se através da abertura da vagina nas fêmeas e pela descida e aumento dos testículos nos machos. Tem um ciclo estral de 4-5 dias e gestação de 19-20 dias, exceto para fêmeas que estejam amamentando, quando a gestação pode se prolongar por 6 a 16 dias.  Ao nascer, os camundongos pesam em torno de 1,5 g e seu sistema imunológico não é competente. Com uma semana de vida já apresentam pelos curtos e bastante finos. Os olhos se abrem aos 9-10, dias e os dentes aparecem nessa mesma época. O desmame dos filhotes ocorre de 19 a 21 dias após o nascimento. Os animais são mantidos sob condições ambientais controladas, ciclo claro-escuro de 12 horas, temperatura de 24 ± 2 °C e livre acesso a água e ração. A nossa colônia origina-se do Biotério do Instituto Gonçalo Moniz Fiocruz de Salvador/BA e estes tiveram sua origem no Laboratório Charles River nos EUA.

Criação aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de São João del-Rei - CEUA/UFSJ - Protocolo CEUA Nº 5945140321.

 

Fonte: Letícia Romanna Batista D'Angelo (NUCAL - UFSJ)

 

Linhagem de camundongo C57BL/6

C57BL/6 são da espécie Mus musculus é a  linhagem endogâmica (inbred) mais utilizada no mundo. Nos últimos anos, com o avanço das técnicas de engenharia genética, tem sido o modelo predileto como background para geração de animais mutantes e geneticamente modificados. Além disso, são utilizados em uma variedade de áreas de pesquisa como: biologia cardiovascular, biologia do desenvolvimento e reprodução, diabetes e obesidade, genética, imunologia, neurobiologia e pesquisa neurossensorial. Em geral, os camundongos C57BL/6 se reproduzem de forma satisfatória, são relativamente longevos e têm baixa suscetibilidade a tumores. A nossa colônia origina-se dos animais que chegaram na USP em 2013 e estes tiveram sua origem no Laboratório Jackson. Eles estão na 14ª geração. O acasalamento é feito entre irmãos, com idades entre 45 a 60 dias. A idade reprodutiva vai até cerca de 7 a 8 meses. Ao longo desse período, produzem de 5 a 8 ninhadas, normalmente. O número médio de filhotes por ninhada são 5, podendo chegar a 8 nas primeiras. O período de gestação é de 19-21 dias, e o desmame dos filhotes é feito a partir de 21 dias após o nascimento. No manejo convencional, apresentam algumas características interessantes como menor propensão à obesidade, menor peso corporal, menor consumo alimentar, maior facilidade para manipulações cirúrgicas e, finalmente, por apresentarem altos níveis de homozigose, há uma menor variabilidade individual em ensaios experimentais. Fonte: https://www.jax.org/strain/000664
 
Criação aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de São João del-Rei - CEUA/UFSJ - Protocolo CEUA Nº 3070140321.
 

 

Fonte: Paulo Henrique Almeida Campos Junior (NUCAL - UFSJ)

 

Linhagem de camundongo BALB/c

Os camundongos BALB/c são isogênicos,sociáveis, podendo ser mantidos em grupos no interior de gaiolas. Possuem baixa atividade em campo aberto, alta atividade locomotora espontânea e alta taxa de urinação e defecação. Apresentam baixa incidência de barbeamento e geralmente bom desempenho de acasalamento, quando comparado com outras linhagens. Apresentam uma baixa incidência de cistos no ovário e de tumores mamários, com zero incidência de adenocarcinoma mamário em animais machos, 5% em fêmeas prenhas e 1% em fêmeas virgens, segundo Hoag e colaboradores (Hoag et al., 1963). Apesar disso, camundongos BALB/c desenvolvem com certa facilidade outros tipos de câncer ao longo da vida, incluindo neoplasias reticulares, tumores primários de pulmão e tumores renais. É uma linhagem utilizada para diversos propósitos, como para produção de anticorpos monoclonais. Outras características relacionadas aos camundongos BALB/c são sua baixa preferência ao álcool, resistência ao desenvolvimento de aterosclerose quando alimentados com dieta aterogênica, alta incidência de calcificação cardíaca, especialmente em machos, alta incidência de distúrbios cardiovasculares e lesões do miocárdio espontâneas, além de sua sensibilidade à radiação X. A nossa colônia origina-se do Biotério do Instituto Gonçalo Moniz Fiocruz de Salvador/BA e estes tiveram sua origem no Laboratório Jackson.

Criação aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de São João del-Rei - CEUA/UFSJ - Protocolo CEUA Nº 9738200922.
 
 

                  

Fonte: Daniela Regina Resende (NUCAL - UFSJ)

 

Linhagem de camundongo NOD SCID

Os camundongos SCID (Severe Combined Immunodeficiency) são homozigotos para a mutação espontânea de deficiência imunológica combinada grave e são isogênicos. Vários estudos utilizam esses camundongos como receptores de xenotransplante de diferentes órgãos,tornando-os um modelo ideal para experimentos de transferência de células.. Esses animais não apresentarem linfócitos B e T, linfopenia, hipogamaglobulinemia e um microambiente hematopoiético normal. Possuemredução da atividade de células natural killers, população de macrófagos funcionais reduzida e ausência do sistema complemento. Camundongos SCID carregam um defeito de reparo de DNA e um defeito no rearranjo de genes que codificam receptores específicos de antígeno nos linfócitos. A maioria dos homozigotos não tem IgM, IgG1, IgG2a, IgG2b, IgG3 ou IgA detectáveis. Timo, linfonodos e folículos esplênicos são virtualmente desprovidos de linfócitos. Alguns camundongos SCID desenvolverão espontaneamente reatividade imune parcial. Eles possuem níveis séricos de Ig maiores que 1 ug/ml são considerados "vazados". O vazamento de SCID é altamente dependente da tensão, aumenta com a idade e é maior em camundongos alojados em condições sem SPF.Vale ser mencionado que esses animais são mutantes naturais, ou seja, não sofreram manipulação genética, portanto, não é necessária a autorização de comissão interna de biossegurança. A nossa colônia origina-se do Biotério do Instituto Gonçalo Moniz Fiocruz de Salvador/BA  e estes tiveram sua origem na Universidade da Umea- Suécia.

Criação aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de São João del-Rei - CEUA/UFSJ - Protocolo CEUA Nº 3009071022.          

 

              

                   Fonte: Daniela Regina Resende (NUCAL - UFSJ)

 

Linhagem de camundongo C57BL/10ScSn-Dmdmdx/J

e camundongo C57BL/10ScSnJ (Controle)

Os camundongos C57BL/10ScSn-Dmdmdx/J (Mus musculussão consanguíneos. Esses camundongos mutantes Dmdmdx não expressam distrofina e podem ser úteis para estudar a distrofia muscular de Duchenne. Eles também têm sido utilizados em pesquisas relacionadas a miogênese, contratilidade muscular, degeneração muscular e desenvolvimento de novas abordagens para mitigar os efeitos de distrofias. Já os camundongos C57BL/10ScSnJ (Mus musculus), sublinhagem de C57BL, "Scotty Snell", é o fundo genético mais comum para linhagens congênicas e mutantes de histocompatibilidade criadas por George Snell e outros. Ele serve como um controle de fundo genético apropriado para a linhagem de distrofia muscular de Duchenne, C57BL/10ScSn-Dmdmdx/J. Portanto serão primariamente direcionados a pesquisas que necessitam utilizá-lo como controle em projetos que terão como modelo o C57BL/10ScSn-Dmdmdx/J.

Criação aprovada pela Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de São João del-Rei - CEUA/UFSJ - Protocolos CEUA Nº 5317060723 e Nº 4769060723.

 

                                                                                                    

         Fonte: Paulo Augusto Lara Chaves (NUCAL - UFSJ)

 

 

                 

 

Caso você, pesquisador da UFSJ, queira solicitar a criação de novas linhagens/espécies ao NUCAL, favor preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/13Fh3OigM803yAHj0z8K1iNOuzXD7SLRksUUKtTiZnYY/edit


Última atualização: 11/04/2024