Em decorrência da pandemia da COVID-19  estamos adotando trabalho presencial e trabalho remoto para mantermos as nossas colônias e continuar promovendo bem-estar aos animais .

 

 

Prezado pesquisador,
 
Diante deste cenário mundial de incertezas, em função da pandemia da COVID-19, o NUCAL adiou os prazos para o pedido de reserva de animais que era feito duas vezes ao ano. O período de reservas regular será aberto assim que houver um posicionamento da UFSJ com relação ao retorno das atividades.
 
No entanto, gostaríamos de deixar claro que, se caso precisarem de animais (para protocolos aprovados pela CEUA), poderemos fornecê-los mediante solicitação por email (formulário de reserva). Nosso setor, mesmo com trabalho remoto de alguns funcionários, continua em funcionamento. Por favor, não hesitem em nos contactar. (bioterio@ufsj.edu.br).
 
Estamos sempre a disposição.
 
 

 

 

 

Em 29 de Maio de 2006 foi criado o Biotério Central - BIOCE como órgão da Prefeitura de Campus da Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ com a finalidade de produzir animais e materiais biológicos de qualidade, respeitando-se o Código de Ética e atendendo às demandas da comunidade universitária nas áreas de pesquisa e ensino. Em 2015 foi aprovada a Resolução n° 007, de 30 de novembro de 2015, onde o BIOCE passou a ser denominado Núcleo de Criação de Animais de Laboratório - NUCAL. E, em 25 de setembro de 2017, foi alterada a subordinação do NUCAL, o qual atualmente está vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPE (Resolução nº 021/2017).

 

O NUCAL tem por finalidade:

 

I – fornecer animais para projetos somente após a aprovação pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFSJ e durante a vigência dele;


II – manter os animais em condições ideais ao preconizado pelo CONCEA e/ou órgãos internacionais;


III – manter-se atualizado tecnologicamente;


IV – fornecer condições para a capacitação de técnicos do Núcleo.

 

 Para mais informações, acesse a aba Legislações.

 


 

Gerenciamento de conteúdo:

Prof. Paulo Henrique de Almeida Campos Junior

Daniela Regina Resende