O Plano de Desenvolvimento Institucional


Você está aqui: Página Inicial > Apresentação

 

A Universidade Federal de São João del-Rei, atualmente, experimenta os frutos do crescimento institucional vivido nos últimos anos. A expansão da UFSJ representou muito mais do que um avanço em infraestrutura. Novos estudantes, servidores e colaboradores passaram a fazer parte desta instituição, trazendo saberes e aprendizados singulares que se agregaram à conjuntura já existente. Todo o empenho dedicado a esta ascensão se apresenta nos números alcançados pela instituição, que possui hoje uma comunidade acadêmica de quase 19 mil pessoas.

O esforço e os investimentos aplicados fizeram emergir uma nova instituição, agora, maior em alcance, diversidade e produção de conhecimentos. A UFSJ assume protagonismo nos âmbitos regional, nacional e internacional, galgando espaços e reforçando seu papel social. Neste contexto, o envolvimento da comunidade acadêmica foi fundamental para atingir este novo patamar conquistado pela Universidade.

Diante deste significativo movimento de ascensão, as ferramentas de planejamento e gestão da UFSJ não poderiam deixar de acompanhar esse processo de mudança. Com intuito de manter e aprimorar esta evolução, possível apenas com a colaboração daqueles que fazem parte da Universidade, foi repensada a concepção do Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado para o interstício 2019-2023.

Desta forma, definiu-se que o documento que apresenta a UFSJ que se quer construir nos próximos cinco anos deveria refletir os anseios da comunidade acadêmica e, para isso, a participação de estudantes, técnicos administrativos e professores seria essencial. Desenvolver e implementar ações que efetivassem esse caráter democrático, integrando os membros da universidade para a formulação do texto foi um grande desafio. Como promover o diálogo, incentivar contribuições, instigar o debate? Diante desta necessidade, constituiu-se um movimento de escuta ativa e deliberação coletiva no qual toda a comunidade se mobilizou para compartilhar e contribuir com o documento.

Reconhecer o protagonismo de cada integrante da comunidade universitária neste processo deu origem a estratégias que garantiram a colaboração. Uma estrutura foi montada na qual todas as categorias da UFSJ estivessem representadas. Os temas foram levados a campo e discutidos, dando oportunidade de participação a todos os pares, incluindo grupos constituídos que já possuem conhecimentos consolidados sobre determinados assuntos.

O PDI foi elaborado em dez etapas, amplamente divulgadas nos canais de comunicação da UFSJ, convidando os pares a exercerem este papel de destaque que lhes cabe na construção do documento. As oportunidades de manifestação vieram das mais diversas maneiras. Durante todo o processo, um e-mail foi disponibilizado para receber contribuições a qualquer tempo. Consultas públicas, promovidas nos seis campi da UFSJ, proporcionaram à comunidade um momento para o debate presencial.

Após 12 de meses de muito trabalho, o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 apresentado traduz em suas páginas o ambiente democrático inerente à concepção, defendida pela UFSJ, de uma universidade pública, gratuita, inclusiva e de qualidade. A experiência de compartilhar com toda a comunidade a elaboração deste documento permitiu uma troca de saberes única que resultou na definição consciente e madura da instituição que se deseja no futuro. O texto apresenta um plano interdisciplinar que fortalece o princípio constitucional da indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão, alinhado com a reestruturação e modernização das atividades-meio da UFSJ.

O convite para conhecer e participar da construção da Universidade está feito e detalhado nas páginas que se seguem. Na leitura, será possível perceber que o documento é ambicioso e, para alcançar os objetivos elencados, será demandado o envolvimento de toda a comunidade. No entanto, não restam dúvidas que, assim como demonstrado na elaboração do PDI, os integrantes da UFSJ estão dispostos a atuar de forma conjunta para alçar voos ainda mais altos.

Conheça, compartilhe e colabore para construir a UFSJ.