Você está aqui: Página Inicial > Processo de Construção

 










 

Resumo do Processo de Construção do PDI

A construção do PDI teve início, formalmente, em agosto de 2018 com a nomeação do Comitê Executivo pelo Reitor da UFSJ por meio da Portaria 492/2018. O Comitê teve o papel de coordenar o processo de elaboração participativa do documento. A composição final do Comitê Executivo se deu pela nomeação de novos membros por meio das Portarias 552/2018, 570/2018 e 609/2018.

Para elaboração da minuta do PDI, comissões, câmaras, coletivos e representações institucionais compuseram a Comissão de Elaboração da Minuta do PDI, tendo seus representantes nomeados por meio da Portaria nº 88, de 20 de fevereiro de 2019. Nessa Comissão se fizeram representadas as três parcelas da comunidade acadêmica. Por se constituir em proposta de referência para o futuro da Instituição, seu processo de elaboração se pautou por ampla discussão com todos os segmentos da comunidade acadêmica para coletar propostas e sugestões e subsidiar a apreciação em sua instância máxima: o Conselho Universitário (Consu).

A opção de construção do PDI por meio de um processo participativo se deu por ser a UFSJ uma universidade de tradição democrática em suas decisões. Para tanto, foram utilizados diversos instrumentos de divulgação e consulta pública pela web (www.ufsj.edu.br/pdi; www.youtube.com/tvufsj). Além da divulgação eletrônica, estandartes foram afixados em locais de intenso trânsito, como as entradas dos campi e os restaurantes universitários, estimulando a comunidade à discussão. Na fase preparatória, o Comitê Executivo realizou dois seminários internos abertos para apresentação do projeto de construção do PDI: a) no Campus Santo Antônio - um para a Congregação e outro para os integrantes de Setores e Diretorias; b) no Campus Centro-Oeste Dona Lindu aberto a todos os interessados.

A elaboração do documento seguiu as etapas descritas:

Etapa 1: constituição da primeira comissão de trabalho - Comitê Executivo, sob a coordenação do vice-reitor, para avaliar o PDI 2014-2018, tomando como referência os relatórios de gestão do período. Inicialmente, o Comitê organizou metodologicamente a estrutura de elaboração do PDI, sendo definidos: I) cronograma de desenvolvimento dos trabalhos; II) os três eixos temáticos – acadêmico, administrativo e estrutural, subdivididos em 17 temas, com 17 grupos de trabalho (GT), compostos por servidores e discentes da UFSJ, para trabalhar os textos-base de cada tema. Nas temáticas que envolvem as áreas como Artes, Ensino, Pesquisa, Extensão, Pós-Graduação, Inclusão e Acessibilidade, Internacionalização, que já possuem estrutura colegiada na Universidade, as discussões ocorreram em reuniões abertas nessas instâncias representativas. Ao longo das discussões, o Comitê chegou à conclusão de que os órgãos de apoio deveriam entrar no documento somente como diagnóstico, tendo em vista que são entidades autônomas, cabendo à UFSJ definir o que espera de suas entidades parceiras.

Etapa 2: reuniões dos GTs para a consolidação dos textos-base de cada tema, definição do quadro de metas e indicação de representantes para composição da segunda comissão de trabalho - Comissão de Elaboração da Minuta do PDI, responsável por discutir, organizar os dados e propor a versão inicial do documento.

Etapa 3: constituição da Comissão de Elaboração da Minuta do PDI, por meio da Portaria 88/2019, responsável por elaborar a proposta preliminar do PDI. A partir dos textos-base produzidos nos GTs e de contribuições da comunidade por meio do endereço pdi@ufsj.edu.br, a Comissão discutiu, elaborou e disponibilizou a proposta preliminar no portal da UFSJ, além do compartilhamento com estudantes e servidores por mensagem eletrônica, solicitando sugestões e propostas de aprimoramento. Nesta fase, técnicos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PPLAN) participaram das discussões, registrando os debates e avaliando as propostas que surgiram nos GTs.

Etapa 4: discussão da versão preliminar e acolhimento de propostas no âmbito da UFSJ. Foram realizadas duas reuniões no Conselho Universitário, com apresentação dos pontos principais do Plano para que os conselheiros pudessem contribuir com críticas e sugestões. 

Etapa 5: disponibilização prévia da Minuta do PDI para apreciação da comunidade no sítio www.ufsj.edu.br/pdi e posterior realização de consultas públicas nos seis campi da UFSJ para o recebimento de críticas e sugestões. 

Etapa 6: a Comissão de Elaboração da Minuta do PDI analisou e sistematizou todas as propostas que surgiram das consultas públicas e por e-mail para consolidar o texto do PDI 2019-2023.

Etapa 7: submissão da Minuta do PDI para análise pelo Conselho Universitário (Consu).

Etapa 8: após avaliação do Consu, a Minuta do PDI foi submetida à apreciação da comunidade acadêmica.

Etapa 9: a Comissão de Elaboração da Minuta do PDI avaliou as contribuições e elaborou a segunda versão do documento.

Etapa 10: submissão da segunda versão da Minuta do PDI ao Consu.