Área de concentração: Interdisciplinar

Poéticas Artísticas e Socioculturais: Espaço, Memória e Tecnologias

Entendendo a sustentabilidade como condição sine qua non para a vida no planeta e considerando que na atualidade sua falta é crucialmente perceptível em espaços urbanos, cujas condições ainda inadequadas sejam do ponto de vista infraestrutural, ambiental e humano na lida com os diferentes níveis e dimensões de saberes e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de uma cultura complexa de sustentabilidade, essa área de concentração pretende construir novas teorias e metodologias transversais, interdisciplinares com vistas a formar atores qualificados para contribuir para a ampliação da consciência intelectual e emocional sobre a mudança climática, as transformações territoriais e as ações insustentáveis ainda em curso e para colaborar transdisciplinarmente tanto para rupturas de comportamentos normativos hegemônicos quanto para o desenvolvimento de outras possibilidades criativas e também artísticas, seja em termos espaciais, de memórias e de tecnologias e que sejam capazes de fornecer subsídios para os tomadores de decisão em governos e empresas, urbanistas e cidadãos individuais a reconsiderarem seus comportamentos insustentáveis e destrutivos.

Linhas de Pesquisa

Linha 1 - Processos Criativos

Investigar os processos poéticos de produção em arteciência e urbanidades tanto em suas especificidades próprias quanto nas suas possíveis interfaces com outros campos do saber, institucionalizados ou não. O objetivo é construir um campo inter-transdisciplinar de conhecimento no qual as teorias e práticas poéticas e o fazer sejam propulsores que desvendem modos operacionais de compreender e agir no mundo, nas relações arteciência, criando outros deste a perspectiva sustentável.

 

Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade

Considerando as relações entre pesquisa e extensão, desenvolver e investigar práticas e teorias inter-transdisciplinares socioculturais sustentáveis em artes, urbanidades e tecnologias que contribuam para a ampliação das possibilidades humanas de ação no mundo, nos campos da educação, comunicação, novas práticas e formas pedagógicas e de popularização do conhecimento.

 

Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas

Investigar as diferentes abordagens teóricas no que concerne à recepção e às experiências provocadas e produzidas pelas poéticas artísticas e socioculturais, históricas e na contemporaneidade, de modo a criar novos recortes epistemológicos inter-transdisciplinares desde a perspectiva da sustentabilidade.

 


 

Distribuição professor x linha de pesquisa:

Os professores do Programa estão distribuídos em três linhas de pesquisa, conforme discriminado no quadro abaixo. Em geral, essas três linhas se distinguem entre si basicamente por se dedicarem ao processo de criação de obras interdisciplinares ou à  difusão e popularização de conceitos, obras e afins existentes na comunidade ou geradas no seio do programa, ao estudo da recepção junto aos diversos públicos e segmentos populacionais do conceito de sustentabilidade e seus modos de lidar com o mesmo. Como se percebe, trata-se de três linhas distintas, mas profundamente interligadas e é por esse motivo que os professores imbricados na proposta dedicam-se, em geral, a no máximo duas delas, de acordo com suas afinidades e interesses de discussão e pesquisa. Nesse sentido, é importante ressaltar que as linhas trazem em si o caráter de interdisciplinaridade de liga em suas fronteiras e é este o ponto que, pensamos, servirá para orientar um futuro candidato em sua opção pelo programa oferecido pelo PIPAUS: se ele desejar trabalhar, por exemplo com uma pesquisa que aborde a questão da criação e, ao mesmo tempo, ele se interesse pela recepção, ele poderá optar por escolher, de acordo com sua área de interesse, por um dos professores que atuam simultaneamente nestas duas linhas.

 

RELAÇÃO PROFESSOR/LINHA DE PESQUISA
Linha 1 - Processos Criativos - 16 professores
Adilson Roberto Siqueira
Adriana Gomes do Nascimento
Carlos Frederico Bustamante Pontes
Eduardo Bento Pereira
Fabiana Nunes Merhy-Silva
Fernanda Nascimento Corghi
Flávio Luiz Schiavoni
Iara Freitas lopes
José Rodrigues de Alvarega Filho
Márcia Saeko Hirata
Mateus de Carvalho Martins
Rafael Siqueira de Guimarães
Zandra Coelho de Miranda
Linha 2 - Processo de Difusão: Popularização, Educação e Aplicabilidade - 12 Professores
Adilson Roberto Siqueira
Eduardo Bento Pereira
Fernanda Nascimento Corghi
Filomena Maria Avelina Bomfim
Iara Freitas lopes
Leandro Garcez Targa
Márcia Saeko Hirata
Mateus de Carvalho Martins
Paulo Henrique Caetano
Renata de Souza Reis
Sérgio Gualberto Martins
Zandra Coelho de Miranda
Linha 3 - Recepção, Crítica e Experiência: Narrativas Contemporâneas - 10 Professores
Adriana Gomes do Nascimento
Carlos Frederico Bustamante Pontes
Fabiana Nunes Merhy-Silva
Filomena Maria Avelina Bomfim
José Rodrigues de Alvarega Filho
Leandro Garcez Targa
Múcio Tosta Gonçalves
Paulo Henrique Caetano
Rafael Siqueira de Guimarães

Última atualização: 08/03/2024