SIGAA - Módulo Stricto

Gravações das capacitações oferecidas sobre o SIGAA - Módulo Stricto (disponíveis nos canais do NTInf e da PROPE no Youtube):

  • Portal do coordenador/secretário - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 23/07/2020 - www.youtube.com/watch?v=hv1KWTJj34I
  • Matrículas e cadastro de componentes curriculares - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 12/01/2021 - www.youtube.com/watch?v=UVwOUoDaCNs
  • Menu turma virtual (lançamento de notas, frequências e fechamento de diário) - ministrado pelo NTInf para docentes de Pós-graduação stricto sensu em 14/01/2021 - www.youtube.com/watch?v=AyRXyeXJvNo
  • Qualificação, defesa e conclusão do aluno - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 21/02/2021 - www.youtube.com/watch?v=uM-ihF0uIpw
  • Trancamento - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 17/03/2021 - https://youtu.be/J-JDY5H1l-g
  • Histórico - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 19/03/2021 - https://youtu.be/DqKe7k6j28c
  • Página de apresentação do programa - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 25/06/2021 - https://youtu.be/zNQic2VtK0U
  • Customizações - ministrado pelo NTInf para secretários e coordenadores dos programas de Pós-graduação stricto sensu em 30/11/2021 - https://youtu.be/7LVG6RuuRBE

Tutoriais:

  • Para baixar o Tutorial elaborado pelo NTInf (de autoria do servidor Marcos Oliveira) sobre Matrículas e cadastros de componentes curriculares, clique aqui.
  • Para baixar o Tutorial elaborado pelo NTInf (de autoria do servidor Marcos Oliveira) sobre Turma virtual, lançamento de notas, frequências e fechamento de diário, clique aqui.
  • Para baixar o Tutorial elaborado pelo PGHIS (de autoria do servidor Ailton Assis) para os Discentes, clique aqui.
  • Para baixar o Tutorial elaborado e atualizado pelo PGHIS (de autoria do servidor Ailton Assis) para os Docentes, clique aqui.
  • Para baixar o Manual do Candidato ao processo seletivo (de autoria do servidor Ailton Assis), clique aqui.

Dúvidas frequentes:

1. Como o discente pode acessar o SIGAA - Módulo Stricto?
Para acessar o SIGAA - Módulo Stricto, após matrícula como aluno regular, é necessário fazer o autocadastro em https://sig.ufsj.edu.br/sigaa/verTelaLogin.do.
No campo "Nível" escolhe-se "Mestrado" e o número de matrícula deverá ser informado pela secretaria do programa.

2. Como cadastrar um docente externo no SIGAA - Módulo Stricto?
Após atualização do sistema, o cadastro de docente externo pode ser feito pelo usuário que tem acesso ao perfil "Portal do Coordenador". Esse cadastro é feito pelo caminho: Portal do Coordenador > aba Cadastros > Corpo Docente do Programa > Docente Externo à UFSJ > Cadastrar. Depois é necessário cadastrar usuário para o docente. Isso é feito pelo caminho: Portal do Coordenador > aba Cadastros > Corpo Docente do Programa > Docente Externo à UFSJ > Cadastrar usuário para docente externo à UFSJ. Clicar em "Cadastrar Usuário" (ícone verde com cruz branca). Utilizar o CPF do docente como login e senha.

Agora o LDAP recebe os dados cadastrados automaticamente, não sendo necessário enviar para o NTInf. Enviar o login e a senha para o docente, solicitando que seja alterada a senha no primeiro acesso ao Portal do Docente.

3. O nome de um docente externo, já cadastrado, não aparece em minhas consultas. O que aconteceu?
Quando é cadastrado um docente externo e vinculado ao programa, registra-se uma "data de validade do vínculo". Caso essa data tenha sido ultrapassada, o docente não aparecerá mais nas consultas como docente do programa. Para "reativá-lo", basta alterar a data final de validade do cadastro pelo caminho: Portal do Coordenador > Cadastro > Corpo docente do programa > Docente externo à UFSJ > Aterar / Remover.

4. Como alterar o calendário no SIGAA - Módulo Stricto?
Os calendários dos programas de Pós-graduação stricto sensu estão descentralizados no SIGAA - Módulo Stricto, ou seja, para cada coordenação/secretaria é possível alterar.
O caminho para alteração do calendário é: Portal Coordenador Stricto Sensu > Cadastros > Calendário do Programa > clicar em "Ver calendário vigente" ou "Ver todos os calendários" > escolher em "Datas para PPG" qual calendário quer alterar > alterar as datas e clicar em "Alterar calendário".
É necessário repetir o procedimento em: Portal Coordenador Stricto Sensu > Cadastros > Calendário do Programa > selecionar o curso de mestrado > clicar em "Ver calendário vigente" ou "Ver todos os calendários" > escolher em "Datas para PPG" qual calendário quer alterar > alterar as datas e clicar em "Alterar calendário".
Se o programa tiver também doutorado fazer todo o procedimento mais uma vez em: Portal Coordenador Stricto Sensu > Cadastros > Calendário do Programa > selecionar o curso de dooutorado > clicar em "Ver calendário vigente" ou "Ver todos os calendários" > escolher em "Datas para PPG" qual calendário quer alterar > alterar as datas e clicar em "Alterar calendário".
É importante estar atento às datas de início e término de período, aprovadas pelo CONEP.

5. Como obter uma declaração de participação em banca de defesa?
Para obter a declaração de participação em banca o docente deve entrar em contato com a coordenação/secretaria do programa.
O caminho para obtenção da declaração de participação em banca é: Portal Coordenador Stricto Sensu > Aluno > Conclusão > Cadastrar Bancas > Declaração de Participação em Banca.
O usuário que tem acesso ao perfil "Gestor Stricto" também pode obtê-la pelo caminho: Gestor Stricto > Relatório de Consultas > Defesas > Emitir declaração de Participação em Banca ou pelo caminho: Gestor Stricto > Relatório de Consultas > Docentes > Emitir Declaração de Participação em Banca.

6. Como ajustar a configuração da carga horária obrigatória mínima no cadastro de uma estrutura curricular?
O NTInf disponibilizou aqui as orientações referentes à configuração da carga horária obrigatória mínima no SIGAA - Módulo Stricto.

7. Como acessar a página pública do SIGAA?
A página pública do SIGAA da UFSJ pode ser acessada em https://sig.ufsj.edu.br/sigaa/public/home.jsf.

8. Como o aluno pode ver as suas notas?
É possível ao aluno ver as suas notas através do Portal do Discente, no caminho: Portal do Discente > aba Ensino > Consultar minhas notas ou na Turma Virtual > Alunos > Ver notas.

9. É possível ao discente de Pós-graduação stricto sensu assinar ata pelo SIPAC?
Sim. A partir de junho de 2021 é possível assinatura por discentes de Pós-graduação de documentos no SIPAC. Segundo o NTInf, "quando é solicitada a assinatura do aluno em um documento, ele recebe um e-mail com o link para assinar. Além disso, o aluno pode entrar no SIPAC com o login e senha da Intranet e seguir o caminho: Sipac > Portal do Aluno > Processos > Assinar Documentos. Será solicitada novamente a senha da Intranet."

10. É possível assinatura por membro externo à UFSJ de documento cadastrado no SIPAC?
Sim, a partir de junho de 2021 é possível assinatura por membro externo à UFSJ de documento cadastrado no SIPAC (atas, por exemplo). Primeiramente, é necessário o cadastro do assinante externo no Portal público do SIPAC (https://sipac.ufsj.edu.br/public/jsp/portal.jsf). No menu à esquerda da tela, clicar na opção "Assinantes Externos" que abrirá a tela de login do SIPAC. Clicar no ícone "Cadastrar". Serão necessários dados como "Área Relacionada", "Nome Completo", documento de identidade, CPF, celular, e-mail, endereço e senha, além de se anexarem imagens de documento com CPF e termo de veracidade assinado. Para estrangeiros, será solicitado número do passaporte. Após o cadastramento, é necessária autorização de acesso por um usuário do SIPAC com "perfil de chefe", pelo caminho:

SIPAC > Módulo Protocolo > Menu > Administração > Gerenciar Assinantes Externos.

No caso dos programas de Pós-graduação stricto sensu, quem "autorizava" era a PROPE. A partir de agora (26out2022), esse procedimento deve ser realizado pelo coordenador do programa. Depois de autorizado o cadastro, o usuário externo poderá acessar o SIPAC pelo portal público (https://sipac.ufsj.edu.br/public/jsp/portal.jsf), utilizando e-mail e senha para ler e assinar o documento pendente de assinatura. ATENÇÃO: o endereço de acesso pelo participante externo para assinatura é https://sig.ufsj.edu.br/public/jsp/portal.jsf.

11. Como adicionar as atividades da Pós-graduação no RADOC do docente?

A partir da desativação do POSGRAD no final de 2019, não são mais inseridas informações referentes à Pós-graduação no RADOC. Segundo o NTINF, é possível ao docente gerar relatório de atividades na Pós-graduação a partir do SIGAA - Módulo Stricto, conforme o caminho a seguir:

Portal Docente > Aba "Produção Intelectual" > Relatórios do Docente > Relatório de Carga Horária Docente > Determinar mês/ano de início e mês/ano de término > Clicar em "Versão para Impressão".
O Intelecto continua sendo utilizado para geração de relatório das demais atividades do docente.
Segundo a PROGP (Parecer nº 005/2021/UFSJ/PROGP/NOPES), a resolução que trata de progressão se refere também aos relatórios gerados no SIGAA.

12. Como obter um relatório de orientações na Pós-graduação?
O docente pode obter a lista de orientações na Pós-graduação, conforme o caminho a seguir:

Portal Docente > Aba "Produção Intelectual" > Outras Atividades > Orientações > Orientações Pós-graduação.

13. Como informar a participação de um técnico administrativo na banca de defesa?
Atualmente é possível informar a participação de um técnico-administrativo como membro da banca, não sendo possível cadastrá-lo como presidente. Basta marcar o campo "TAE" e escolher o nome. Após, clicar na etiqueta "Adicionar membro".

14. Como alterar a associação (vínculo) do docente ao programa de Pós-graduação no SIGAA?
É possível alterar o vínculo (associação) do docente ao programa de Pós-graduação no SIGAA - Módulo Stricto pelo caminho: Portal do Coordenador > Cadastros > Corpo Docente do Programa > Equipe de Docentes do Programa. Clicar no ícone "Alterar dados da associação".

15. Como alterar os dados de cadastro do docente externo?
É possível ao coordenador/secretaria do programa alterar os dados de cadastro do docentes externo no caminho: Portal do Coordenador > Corpo Docente do Programa > Docente externo à UFSJ > Alterar/Remover.

16. É possível alterar os parâmetros do programa?
Sim, é possível alterar alguns parâmetros do programa pelo caminho: Portal do Coordenador > aba Cadastros > Parâmetros do Programa.

17. É permitido cadastrar banca após a defesa?
Os programas devem fazer os cadastros necessários para defesa antes de sua realização, sendo possível verificar se há alguma pendência na carga horária do aluno. O sistema não permite o cadastramento de banca após ocorrida.

18. Quantos status de discente há no SIGAA - Módulo Stricto (para os alunos regulares)?
Segundo o NTInf, no fluxo do SIGAA - Módulo Stricto há 4 status de discente:
. Ativo - aluno matriculado regularmente nas disciplinas;
. Defendido - status que é alterado quando é consolidada a dissertação ou tese;
. Em homologação - quando é solicitada a homologação de diploma;
. Concluído - quando é utilizado o comando "concluir o aluno".

19. Como são os procedimentos pós-defesa?
Os procedimentos pós-defesa se iniciam pelo discente, que deve acessar a ferramenta "Acompanhamento pós-defesa" que se encontra no caminho Portal do Discente > Aba "Ensino" > Produções Acadêmicas > Acompanhar procedimentos pós-defesa. O primeiro passo estará marcado se a atividade "Defesa" tiver sido consolidada e gerada a ata de defesa. O discente então baixa a ata de defesa com solicitação de correções. No segundo passo o discente submete a versão corrigida do trabalho, no caminho Portal do Discente > Aba "Ensino" > Produções Acadêmicas > Submeter Teses/Dissertações. No terceiro passo o orientador aprova ou pede revisão do trabalho como a seguir: no Portal Docente > aba "Ensino" > Orientações Pós-graduação > Meus Orientandos > clicar em "Revisão Tese/Dissertação" > alterar status para "Retornado para revisão" ou "Aprovada". O quarto passo é solicitação de ficha catalográfica. O quinto passo é a submissão da versão final corrigida com a ficha catalográfica. O sexto passo é aprovação da versão final corrigida com a ficha catalográfica. Enquanto o módulo de biblioteca não é implantado, o sistema "desconsiderará" esses três passos (4º, 5º e 6º). O sétimo passo é a assinatura do termo de autorização de publicação, pelo discente. O caminho é Portal do Discente > Aba "Ensino" > Produções Acadêmicas > Termo de Autorização. Nesse momento é possível ao aluno embargar a publicação por tempo determinado (até cinco anos) e com justificativa. Cabe ao Gestor Stricto validar esse embargo, no caminho Portal Gestor Stricto > aba "Aluno" > Documentos > Validar Embargos dos Termos de Autorização de Produções Acadêmicas. No oitavo passo a coordenadoria do programa recebe e valida a versão final do trabalho no caminho Portal Coordenador > aba "Aluno" > Conclusão > Acompanhar Procedimentos Após Defesa > clicar em "Confirmar recebimento da Dissertação/Tese". No nono passo, o discente deverá inserir os documentos obrigatórios (atualmente são CPF, Carteira de Identidade e Diploma do Ensino Superior). E a coordenaçdoria/secretaria deve validar o envio dos documentos no caminho: Portal Coordenador > aba "Aluno" > Conclusão > Acompanhar Procedimentos Após Defesa > clicar em "Validar documentos obrigatórios". O décimo passo é a solicitação de homologação do diploma realizado pela coordenadoria/secretaria no caminho Portal Coordenador > aba "Aluno" > Conclusão > Acompanhar Procedimentos Após Defesa > clicar em "Solicitar Homologação". Isto iniciaria o processo de emissão do diploma se o módulo tivesse sido implantado. Como ainda não foi implantado o Módulo Diploma, o processo é iniciado mas não continuado. Nesse ponto, a coordenação/secretaria gera documentos da solicitação de diploma no caminho Portal Coordenador > aba "Aluno" > Conclusão > Homologação de Diploma > Gerar documentos da Solicitação. Após emissão do diploma, cabe ao SEPPG concluir o aluno. O discente, a partir do momento em que está com status "defendido", tem seu login cinza como se o acesso ao sistema estivesse inativo. Isto quer dizer que ele não terá mais acesso a algumas funções.

20. Como cancelar o vínculo do aluno com o Programa de Pós-graduação?
Após a desvinculação do aluno (seja por pedido ou por determinação do programa), com o recebimento da portaria, o programa deve cancelar o seu vínculo no SIGAA - Módulo Stricto, pelo caminho Portal Coordenador > aba "Aluno" > Vínculo > Cancelar vínculo. O motivo do cancelamento de vínculo a ser utilizado nos casos em que houve solicitação do aluno é "Desistência".

21. Para acesso a disciplinas isoladas dos Programas de Pós-graduação da UFSJ, o interessado deve apresentar documento que comprove colação de grau em curso de graduação? Como cadastrar esses alunos no SIGAA - Módulo Stricto?
Segundo nota da Procuradoria Jurídica da UFSJ (PROJU), a matrícula dos alunos de graduação em disciplinas isoladas não é ilegal. E, segundo a Art. 28 do Regulamento dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFSJ, "o Programa pode aceitar (...) a inscrição especial de discentes graduados ou graduandos".
O SIGAA - Módulo Stricto, no momento do cadastro de alunos de Pós-graduação, acompanha a "lógica" da UFRN em que se exige graduação concluída também para cursar disciplinas isoladas. Por isso existem os campos referentes aos "Dados de Conclusão da Graduação", "Documentos digitalizados" e "Declaração de conformidade".
Na UFSJ, recomenda-se que os campos sejam preenchidos conforme a seguir:

  • campo "Instituição de Conclusão" - NENHUMA ou NÃO INFORMADO

  • campo "Nome da Instituição de Conclusão" - NÃO SE APLICA

  • campo "Curso" - NÃO SE APLICA

  • campo "Grau acadêmico" - escolher qualquer

  • campo "Turno" - escolher qualquer

  • campo "Ano-período de conclusão" - informar qualquer ou o período anterior ao cadastramento do aluno

  • campo "Arquivo digitalizado" - não obrigatório

  • campo "Tipo do Documento" - DOCUMENTOS PESSOAIS DO CADASTRO (anexar documento pessoal do aluno)

Desta forma é possível marcar a declaração de conformidade sem apresentar inconsistências nos registros.
É importante ressaltar que, de acordo com o parágrafo segundo do Art. 29 do mesmo regulamento, "a efetivação da inscrição depende de parecer favorável do Colegiado do Programa".

22. É possível ao docente conhecer os e-mails dos alunos?
Sim, no Portal do Docente, ao clicar sobre a turma aberta, abre-se a tela da Turma Virtual. Na aba "Turma" clicar sobre "Participantes".

23. Como encerrar o registro de um aluno aprovado em disciplina isolada (para que seja possível sua matrícula como aluno regular)?
Os alunos especiais, ou seja, aqueles que cursam disciplinas isoladas devem ter seu vínculo encerrado pelo caminho: Portal do Coordenador > aba "Aluno" > Vínculo > Cancelar vínculo. Desta forma, haverá o registro de entrada e de saída do aluno no programa. Caso o discente seja aprovado em processo seletivo e torne-se um aluno regular, é necessário outro cadastro, com outro número de matrícula. Se o vínculo como aluno especial não tiver sido cancelado, não será possível novo cadastro, pois o sistema apresentará mensagem de que já existe vínculo ativo relacionado àquele CPF. Após o cancelamento do vínculo como aluno especial e novo cadastro como aluno regular, é necessária solicitação de aproveitamento de estudos, ou seja, as disciplinas isoladas não são registradas automaticamente no histórico do aluno regular.

 

24. Como o coordenador pode emitir um histórico do aluno?
Ao coordenador/secretaria é possível emitir histórico do discente de Pós-graduação stricto sensu pelo caminho: Portal do Coordenador > aba "Aluno" > Documentos > Emitir Histórico > fazer a consultar do discente.

25. Quem pode cadastrar a banca no SIGAA - Módulo Stricto?
É possível o cadastramento da banca pelo orientador, pelo coordenador e pelo secretário do programa.

26. Como o orientador pode cadastrar uma banca?
O docente orientador pode cadastrar uma banca seguindo o caminho: Portal do Docente > aba "Ensino" > Orientações Pós-graduação > Bancas > Solicitar cadastro.

 

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Última atualização: 01/12/2022