Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8630933424296722

Perfil do Research Gate:

ORCID:

FORMAÇÃO E ÁREAS DE INTERESSE (breve currículo):

Doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, onde realizou a pesquisa intitulada "Fantasmografias: sexílio, arte e ativismos cuirdecoloniais na transfronteira mexicobrasileira", com período sanduíche no Programa de Estudos Latinoamericanos da Universidade Nacional Autônoma do México. Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá, atuando também junto ao curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos. É ainda Professor Permanente do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal do Sul da Bahia - PPGER/UFSB, bem como do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) - curso de Mestrado Acadêmico. Diretor teatral, produtor cultural, ator, dramaturgo e sonoplasta, fundador do coletivo artístico Elenco de Ouro, da cidade de Curitiba. Apresentou espetáculos, ministrou oficinas e desenvolveu projetos de teatro comunitário em diversos estados e em países como França, Espanha, Portugal, Chile, Croácia, México... Área de atuação em estudos e pesquisa: intervenção urbana artística, artes do espetáculo (com ênfase em cabaré), decolonialidade estética, estudos da subjetividade, estudos culturais, diásporas contemporâneas, fronteira, cuir.

PROJETO ATUAL:

A pesquisa TRA(D)IÇÕES EM CENA: UMA CARTOGRAFIA CABARELÍSTICA NA REGIÃO DO CAMPO DAS VERTENTES dá continuidade ao meu processo de investigação e criação artística, tanto acerca da Cartografia - na acepção de Gilles Deleuze e Félix Guattari -, quanto das práticas de descolonização estética, mais especificamente no âmbito da cena “latino-americana”. Para tanto, expande a noção de teatralidade para além da linguagem teatral, em seu sentido mais estrito, a fim de abarcar, desde o cruzamento entre a arte do cabaré e o carnaval de rua sudacas, toda uma tradição de subversões à cena canônica, de matriz colonial - que me levou a cunhar o termo “tra(d)ição” para tratar do tema. Assim, neste desvio dos modelos dramatúrgicos e espaciais hegemônicos da cena ocidental, incluída aí a lógica da representação, passando também pelo desvio da branquitude eurocentrada na qual foi engendrada tal tra(d)ição, chegando ao protagonismo dos corpos femininos, gênero-sexodissidentes, negros e indígenas, esta pesquisa propõe a averiguação de um potencial evidenciamento do contexto geopolítico no novo cabaré sudaca. Com ênfase na região do Campo das Vertentes, mas podendo se expandir a outros territórios, busca-se um contraponto ao ocultamento do sujeito do discurso eurocentrado, assim como uma eventual atenuação dos impactos da ferida colonial.

Última atualização: 24/01/2022